
Milhares de proprietários de imóveis nos EUA que desejam vender a casa teriam feito melhores negócios na primavera passada. Isto porque, segundo a Bloomberg, a margem de lucro média na venda de casas unifamiliares e condomínios com preços medianos caiu para 44% no último trimestre, de um pico de 56% no segundo trimestre de 2022.
Os preços dos imóveis nos EUA estão sob pressão desde que a Reserval Federal começou a aumentar as taxas de juro e, consequentemente, os custos dos empréstimos. De acordo com a publicação, as taxas de referência para hipotecas fixas de 30 anos ficaram acima de 6,5% durante a maior parte deste ano, aproximadamente o dobro do que eram no final de 2021, elevando drasticamente as prestações mensais.
"Os proprietários estão a começar a sofrer um impacto significativo na forma de lucros perdidos com a recente desaceleração do mercado", refere Rob Barber, CEO da Attom, empresa de estudos imobiliários, citado pela Bloomberg. "Nove meses de quedas de preços em todo o país cortaram quase um quarto da margem de lucro que os vendedores estavam a ter no início de 2022. Esta é uma reversão impressionante do que vimos durante uma década”, acrescenta o responsável.
Os preços médios das casas no primeiro trimestre de 2023 caíram em relação aos três meses anteriores, em 75% das áreas metropolitanas analisadas pela Attom. Apenas seis das 139 áreas metropolitanas viram os preços atingirem um novo recorde.
Para poder comentar deves entrar na tua conta