Quando pensamos em casas na árvore, costumamos associá-las a espaços dedicados a crianças ou, no máximo, adolescentes. E a verdade é que esta é a imagem que tem sido transmitida em filmes ou séries. Uma das mais populares é, por exemplo, a casa onde Bart Simpson se refugia quando está triste ou com raiva, ou quando quer planear uma das suas travessuras.
Mas a realidade é que esse tipo de construção não precisa necessariamente de ser para os pequenos. Atualmente, os adultos também podem usufruir de um espaço entre os ramos que pode ser um local de retiro, onde as pessoas se podem desligar do stress do quotidiano e desfrutar da tranquilidade e beleza da natureza. Além disso, uma casa na árvore bem projetada pode ser um espaço funcional e confortável para pessoas de todas as idades.
A Casa da Árvore é um bom exemplo disso. Localizada na região de Monte Verde, em Minas Gerais, Brasil, é um projeto do estúdio MEMM, de São Paulo. Esta linda casa na árvore foi criada para ser uma extensão da casa da família, originalmente pensada como um espaço lúdico para as crianças. Mas com o tempo, tornou-se um ponto de encontro para se conectar com a natureza e com outros familiares e amigos. “Embora a casa tenha sido solicitada para atender os filhos da família, notou-se que os adultos também queriam usar a casa. Portanto, o que seria uma casa do Tarzan foi desenvolvida para ser interessante não só para os pequenos”, explica o estúdio.
A Casa da Árvore é um exemplo de arquitetura orgânica e é inspirada na natureza que a envolve. Um envelope de madeira perfurada foi criado a partir de telas geométricas que se inspiram na vegetação do local e que também proporcionam sombra. Este design combina perfeitamente com a estética e a funcionalidade da casa na árvore, permitindo que a inspiração seja extraída dos arredores.
Antes de iniciar a conceção do projeto, o estúdio do MEMM levou tempo suficiente para escolher cuidadosamente a árvore e entender o seu contexto. O cliente já tinha em mente opções numa área próxima ao lago do terreno. O jardim, densamente povoado por inúmeras espécies de árvores, traz privacidade e ambientação para cada função ao redor da área molhada (uma piscina anexa, uma plataforma, uma piscina natural e a casa principal próxima). Além disso, um declive suave contínuo estende-se por todo o terreno, fazendo com que os arredores do lago sejam dispostos em planaltos suaves.
A Casa da Árvore é definida por dois volumes quadrados que foram ligados entre si e à casa principal por pontes mínimas, mas fortes. Essas pontes não apenas ligam a estrutura, mas também permitem que os visitantes caminhem e desfrutem de vistas do ambiente natural. A casa da árvore apresenta áreas de estar cuidadosamente iluminadas para destacar tanto a arquitetura da estrutura quanto a natureza ao redor.
Para poder comentar deves entrar na tua conta