Ao longo da história, as muralhas não foram apenas elementos de defesa, mas também símbolos de poder e riqueza para as cidades que as albergavam. As construções destas muralhas podiam dever-se a diferentes causas e motivos: ora como forma de proteção das cidades contra os seus inimigos, ora para delimitar fronteiras entre povos, países ou civilizações.
As origens das mesmas remontam à pré-história e, desde então, embora pouco a pouco, as técnicas e os materiais utilizados foram-se aperfeiçoando. Embora muitas destas muralhas tenham sido alteradas ou diretamente demolidas, como aconteceu, por exemplo, com o crescimento das cidades e o aparecimento de extensões urbanas ao longo dos séculos XIX e XX, atualmente ainda podemos desfrutar de muitas muralhas que se tornaram mais uma atração turística.
No artigo de hoje, descobre algumas das cidades com as muralhas mais impressionantes do mundo. Prepara a caneta e o papel para anotares alguns dos destinos onde podes ir, para desfrutares pessoalmente destes impressionantes vestígios que a história nos deixou.
Cidadela de Carcassone, França
É uma cidade e um complexo fortificado único que forma a parte mais antiga do núcleo populacional do município francês de Carcassonne. Composta principalmente por elementos que sobreviveram a muitas tentativas de destruição desde a Idade Média.
Foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1997 e o seu castelo e as muralhas são uma das atrações turísticas mais populares em França. Rodeada por uma cidade murada de 3 quilómetros de comprimento, conserva o interior de uma cidade medieval europeia com as suas ruas estreitas e sinuosas, edifícios em enxaimel e bairros de artesãos.
Muralhas de Dubrovnik, Croácia
Dubrovnik é uma cidade fortificada na costa do Adriático, no extremo sul da Croácia. Estas muralhas são uma série de paredes protetoras de pedra, que cercavam e protegiam os habitantes da, mais tarde chamada, cidade marítima de Dubrovnik.
Foi ampliada e modificada várias vezes ao longo da sua história, mas é considerada uma das maiores fortificações da Idade Média, uma vez que nunca foi invadida por tropas inimigas durante este período. Atualmente, sobrevivem sobretudo as muralhas que foram construídas entre os séculos XII e XVII. Esta "Pérola do Adriático" foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO em 1979.
Muralhas de Constantinopla, Turquia
As muralhas de Constantinopla cercam e protegem a cidade desde que o imperador Constantino I, o Grande, que a nomeou a capital do Império Romano do Oriente. Ao longo da história as muralhas sofreram várias modificações, mas são consideradas um dos maiores sistemas de fortificação da antiguidade, e um dos mais elaborados e complexos sistemas de defesa alguma vez construídos.
Apesar de tudo, esta não conseguiu impedir os otomanos de tomarem a cidade através de um engenhoso sistema de transporte dos seus navios por terra. A UNESCO declarou as muralhas da cidade como Património Mundial em 1985.
A muralha de Ávila, Espanha
Em Espanha, aqui bem perto, também podemos encontrar uma espantosa muralha, mais precisamente em Ávila. Esta impressionante muralha rodeia toda a cidade: com 12 metros de altura, 3 metros de espessura e mais de 2.500 metros de comprimento. É o recinto amuralhado medieval mais bem preservado da Europa.
Foi construído entre os séculos 11 e 14, e a sua principal função era defender a cidade contra possíveis invasões e ataques. Para além da função defensiva, a muralha servia também como meio de controlo e acesso à cidade. Os portões com as suas torres eram pontos estratégicos onde se controlava a entrada e saída de pessoas e mercadorias. Em 1985, o muro foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, tornando-se assim um símbolo de importância internacional.
A muralha de Cartagena de Índias, Colômbia
Na bela cidade de Cartagena das Índias, no Caribe colombiano, estão estas impressionantes muralhas que testemunham a sua história rica. Estas imponentes muralhas foram construídas no século XVIII por Espanha para proteger a cidade dos constantes ataques de piratas ingleses e franceses.
Hoje, as muralhas de Cartagena permanecem de pé, oferecendo aos visitantes e moradores um cenário encantador e animado. Dentro destas fortificações encontram-se magníficas mansões coloniais, praças animadas e charmosos cafés e restaurantes. Uma forma fantástica de desfrutares de um Património Mundial, declarado pela UNESCO em 1984.
A Grande Muralha da China
Sim, é verdade… Neste caso, esta muralha não cerca uma cidade, no entanto, isto não diminui a sua importância. Aliás, pelo contrário, esta muralha defendia quase todo um império. A Grande Muralha da China é uma antiga fortificação que foi construída e reconstruída entre o século V a.C. e o século XVI, durante sucessivas dinastias.
O principal objetivo era proteger as fronteiras do norte do Império Chinês contra os ataques dos hunos da Mongólia e Manchúria. Para a sua construção, foram utilizados tijolos de calcário provenientes das proximidades de Pequim, granito e tijolos cozidos. É principalmente uma longa muralha de barro e areia coberta com vários tijolos, o que a torna resistente a armas. Estima-se que tenha cerca de 21.200 quilómetros de comprimento. Em 1987, a muralha foi incluída na Lista do Património da Humanidade da UNESCO.
Para poder comentar deves entrar na tua conta