Embora seja um dos monumentos mais famosos do mundo, poucos sabem que é mais alta no verão que no inverno. Mas há mais.
Comentários: 0
Torre Eiffel
Foto de Anthony DELANOIX no Unsplash

A Torre Eiffel em Paris esconde uma infinidade de curiosidades. Este monumento, construído no final do século XIX, tornou-se um símbolo da cidade, da própria França e, na época, da modernidade técnica. É um dos monumentos mais visitados do mundo e um dos mais reproduzidos no cinema ou nas novelas, daí a sua enorme popularidade. Mas a Torre Eiffel contém algumas histórias incríveis. Compilámos as 14 curiosidades mais interessantes sobre a Torre Eiffel.

1. A Torre Eiffel foi construída para uma Exposição Universal

Por ocasião do centenário da Revolução Francesa, em 1889, Paris foi escolhida como a cidade para receber a Exposição Universal. A organização abriu um concurso de projetos para escolher a sua imagem principal, cujas características eram ser de ferro e ter 300 metros de altura. A Torre Eiffel entrou no concurso e venceu. O mais curioso é que no concurso houve propostas tão peculiares quanto uma guilhotina gigante.

monumentos
Foto de David Castellón no Unsplash

2. Foi rejeitada por Barcelona e outras cidades

Na verdade, o projeto foi apresentado para a Exposição Universal de Barcelona, ​​realizada em 1888, mas a proposta foi rejeitada pelo Governo. Da mesma forma, também foi rejeitado em outras cidades europeias por não se encaixar na estética predominante do momento.

3. Uma construção 'express'

A Torre Eiffel foi totalmente erguida em pouco mais de dois anos. Especificamente, 2 anos, 2 meses e 5 dias; entre fevereiro de 1887 e março de 1889. Esse tempo 'express' deve-se ao facto de grande parte da montagem ter sido realizada nas oficinas das empresas Eiffel. Pela mesma razão, na obra, o número de trabalhadores nunca ultrapassou os 250.

curiosidades sobre Torre Eiffel
Foto de Nil Castellví no Unsplash

4. Alguns detalhes técnicos

A Torre Eiffel é composta por 18.038 peças de ferro de 5.300 desenhos diferentes e a sua montagem conta com dois milhões e meio de rebites, muito mais do que o necessário, que foram acrescentados por questões de segurança.

5. O rádio salvou a Torre Eiffel

Como um monumento efémero que deveria ser, a concessão da Torre Eiffel foi estabelecida por 20 anos. Ou seja, em 1909 tinha de ser demolida. Além disso, exceto pelas inúmeras visitas durante a Exposição (cerca de 2 milhões de pessoas), o número de entradas vendidos caía ano após ano.

No entanto, antes do final da concessão, foi instalada na torre uma estação de rádio, o que confirmava o seu interesse estratégico. Por isso, a concessão foi prorrogada por mais 70 anos.

6. Era o edifício mais alto do mundo

Os 300 metros da Torre Eiffel permitiram colocá-la no primeiro lugar dos edifícios mais altos do mundo. Este recorde foi mantido até 1930, quando o Edifício Chrysler em Nova Iorque foi construído. No total, a Torre Eiffel foi o edifício mais alto do mundo por 41 anos. Atualmente, com a nova antena instalada em 2022, a Torre Eiffel tem uma altura total de 330 metros.

Paris
Foto de David Castellón no Unsplash

7. Local estratégico durante a Primeira Guerra Mundial

A Torre Eiffel teve um papel estratégico muito importante durante a Primeira Guerra Mundial. Por um lado, a torre foi usada como estação de teste de rádio e telecomunicações para o exército francês. Com isso, dois objetivos primordiais foram atendidos: intercetar sinais inimigos e direcionar a organização estratégica das tropas francesas.

8. A relação da Torre Eiffel com Hitler

Uma das curiosidades mais interessantes da Torre Eiffel é a sua relação com Hitler. Durante a ocupação alemã de Paris, Hitler queria visitar a torre subindo até o topo. No entanto, a resistência francesa cortou os cabos dos elevadores, deixando-o subir os 1.665 degraus a pé. Algo que o ditador recusou.

Em 1944, perante a iminente perda da cidade pelas forças aliadas, Hitler ordenou ao governador militar de Paris, Dietrich von Choltitz, que demolisse a Torre Eiffel e outros monumentos da capital, como Notre Dame ou o Museu do Louvre. A ordem que não foi cumprida.

Torre Eiffel
Foto de George Kedenburg III no Unsplash

9. Sendo feita de ferro, como está tão bem preservada?

A chave para a preservação da Torre Eiffel é encontrada na pintura. A torre é pintada a cada 7 anos para evitar que o ferro enferruje. O processo é realizado por 25 pintores, dura entre 15 e 18 meses e são utilizadas cerca de 60 toneladas de tinta. A cor utilizada é a chamada "Eiffel Tower Brown", que possui três tonalidades. O mais escuro é aplicado na parte inferior, enquanto o mais claro é usado na parte superior. Com esta solução é possível criar um efeito visual de uniformidade.

10. Reconhecimento de cientistas e engenheiros

Os nomes de 72 cientistas e engenheiros franceses dos séculos 18 e 19 estão gravados nas laterais da Torre Eiffel, em letras maiúsculas douradas de 60 centímetros. Não há nenhuma mulher entre essas 72 pessoas.

monumentos
Foto de Alex Ovs no Unsplash

11. Réplicas há muitas

Ser um dos monumentos mais conhecidos do mundo significa que réplicas dele aparecem em todo o mundo. Mais de 30 réplicas da Torre Eiffel estão espalhadas pelo mundo. Algumas das cidades que têm sua própria cópia são: Las Vegas, Tóquio, Praga, Brisbane, Tennessee, Sofia, Hangzhou, Torrejón de Ardoz, etc. De todos elas, a maior está localizada no Hotel Casino Paris, em Las Vegas, e tem 165 metros de altura.

12. Torre Eiffel, um local de suicídio

Algumas notícias desagradáveis ​​em torno da Torre Eiffel são a morte de 370 pessoas. Muitas deles escolheram o monumento para cometer suicídio, enquanto outras morreram por acidente. Talvez a morte mais conhecida seja a de Franz Reichelt, um inventor tcheco que queria testar um paráquedas que inventou seguindo os planos de Leonardo da Vinci. Infelizmente, a invenção falhou e Reichelt morreu instantaneamente.

13. Iluminação à noite

A Torre Eiffel possui diversas curiosidades relacionadas com iluminação. Desde 1985, a Torre Eiffel fica iluminada durante 5 minutos a cada hora da noite. Para isso, são utilizadas 20.000 luzes que foram instaladas por alpinistas. Essas luzes mudam de cor em eventos especiais.

No topo, foram instalados alguns holofotes simulando um farol cujas luzes podem ser vistas de toda a cidade e podem ser vistas a até 80 km de distância. Por outro lado, entre 1925 e 1934, a Citroën utilizou a Torre Eiffel como se fosse um cartaz publicitário.

Torre Eiffel à noite
Foto de Muhammed Abiodun Mustaph no Unsplash

14. A Torre Eiffel é mais alta no verão do que no inverno

A que se deve esse fenómeno? Devido à expansão do ferro. No calor do verão, o ferro pode estender-se até 12 centímetros a mais de altura. Já no inverno, o ferro pode ser retraído até 6 centímetros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta