O empreendimento irá nascer pelas mãos do grupo Ginkgo Advisor. Projeto é assinado por Eduardo Souto Moura.
Comentários: 0
Antiga termoelétrica do Freixo
Antiga termoelétrica do Freixo nas margens do Douro/ Google Maps

Nos terrenos da antiga Central Termoeléctrica do Freixo – pertenceram à EDP até 2018 –, localizada nas margens do rio Douro, no Porto, vai nascer um megaprojeto imobiliário com “forte componente residencial”. O empreendimento de uso misto, que será desenvolvido pela empresa Ginkgo Advisor, contempla edifícios para habitação, uma residência para idosos e edifícios de escritórios e empresas.

Foi em agosto de 2021 que a empresa anunciou a chegada a Portugal, com a aquisição destes terrenos, sublinhando que este seria o seu segundo investimento na Península Ibérica, depois de Málaga. Na altura, em comunicado, indicava que “após uma completa descontaminação do local”, seria proposto um projeto residencial “com o objetivo de dar um toque contemporâneo a locais com forte valor histórico e simbólico”.

Entretanto, o projeto de arquitetura foi entregue a Eduardo Souto de Moura, tal como se pode ler no site do grupo. De acordo com a Ginkgo, embora “alguns edifícios sejam mantidos e reestruturados, o projeto envolverá uma quantidade significativa de demolição e o processamento de 80.000 m3 de solo escavado”. Os trabalhos já começaram, tal como se pode ver nesta imagem partilhada nas redes sociais do gurpo.

Diz o grupo que a economia circular será um dos pontos fortes deste projeto, “graças à reutilização no local de solos escavados não poluídos para adaptar a topografia do terreno, bem como à reabilitação de edifícios históricos e à reutilização de elementos como as pedras em granito da antiga fábrica”.

Segundo avança o Porto Canal esta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, e que em junho de 2023 teve acesso à planta do processo de loteamento, o projeto está pensado para se inserir nas mudanças que o Plano de Urbanização de Campanhã irá trazer a esta zona da cidade Invicta. A publicação tentou contactar Souto Moura que, para já, diz ser “muito cedo” para avançar detalhes do projeto.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta