Os entupimentos são os maiores inimigos da casa de banho. Podem ser momentos angustiantes, tendo em conta que poderão deixar esta divisão com problemas de canalização, em más condições e inoperante. Algumas pessoas têm esta preocupação, mas nem sempre adotam comportamentos acertados para minimizar os transtornos.
Para que consigas resolver os entupimentos da sanitas e lavatório na casa de banho, poderás seguir esta lista de recomendações, que são o segredo de uma divisão em perfeito estado. Não deixes que os problemas da casa te afetem e vive em tranquilidade todos os dias.
Porque tenho a sanita entupida?
Deverás primeiro responder a esta questão. A sanita entupiu porque foram descartados produtos indevidamente. E nem sequer estamos a falar do papel higiénico, que quase sempre desintegra-se e decompõe-se na água, saindo pelos canos do esgoto. Na verdade, a sanita está entupida porque foram descartados um dos seguintes produtos:
- Lenços de papel;
- Guardanapos;
- Toalhitas de limpeza;
- Toalhitas desmaquilhantes;
- Fio dental (com ou sem aplicador);
- Borra de café;
- Cabelos;
- Produtos de higiene (por exemplo, pensos higiénicos);
- Preservativos;
- Cotonetes;
- Azeites, óleos e outras gorduras;
- Medicamentos e as suas respetivas embalagens;
- Plásticos e fraldas;
- Brinquedos.
Para manter um bom funcionamento do sistema de esgotos, deverás evitar descartar estes produtos na sanita. É da responsabilidade de todos os habitantes da casa, separar adequadamente estes produtos e descartá-los no contentor do lixo apropriado.
Por exemplo, os medicamentos, mesmo aqueles fora de prazo, podem ser entregues na farmácia. Já os brinquedos velhos, podem ser entregues nas lojas de brinquedos ou podem ser colocados em contentores solidários para que cheguem às crianças com maiores dificuldades económicas. Convém vigiar as crianças pequenas nas suas idas à casa de banho, caso contrário poderão provocar, sem querer, problemas no vaso sanitário.
Como desentupir a sanita: os métodos caseiros infalíveis
Existe um passo a passo indicado para desentupir a sanita. Não é segredo para ninguém que os nossos avós tinham os métodos infalíveis para resolver qualquer qualquer problema lá de casa, por isso presta atenção aos seguintes pontos:
- Despejar água na sanita: a primeira coisa a fazer para desentupir a sanita é encher o depósito da água, esperar entre 3 a 4 horas e depois acionar a descarga. Este método pode ser uma solução imediata, embora não seja recomendado se a sanita tende a encher excessivamente após as descargas;
- Usar luvas e arame: se o desentupidor não funcionar, poderás colocar as luvas e tentar puxar os resíduos acumulados com um arame extenso ou uma mangueira própria de desentupimentos. Algumas vezes, pode ser necessário retirar a sanita, para que a limpeza seja mais rápida. Poderás ter de pedir ajuda a um canalizador, para colocar a sanita de novo no lugar;
- Utilizar uma solução caseira para desentupir sanitas: se o primeiro passo não resultar podes utilizar os produtos que tens na tua cozinha para desentupir a sanita. Meio copo de vinagre misturado com meio copo de bicarbonato de sódio poderá solucionar o maior dos teus problemas com esgotos. Outra solução caseira também bastante utilizada é água fervida com detergente, que deverá ser despejada na sanita, progressivamente e as vezes que forem necessárias até que o entupimento esteja resolvido;
- Utilizar um aspirador: retira completamente a água da sanita com recurso a um aspirador de líquidos. Para otimizar o processo, poderás colocar um pano na extremidade do cabo e ao ligar o aspirador, serão sugados os resíduos que estão a provocar a obstrução. Este método pode ser especialmente útil nos bloqueios mais teimosos. Certifica-te de que o pano está firmemente selado para maximizar a eficácia do vácuo. Após a remoção da obstrução, a água removida deve ser descartada no local apropriado e poderás despejar água limpa na sanita.
Soda cáustica para desentupir sanitas
Caso um dos métodos caseiros para desentupir a sanita não funcione poderás utilizar um dos produtos mais eficazes do mercado. Falamos da soda cáustica (a designação mais comum para o hidróxido de sódio), que poderá ser adquirida em qualquer loja com produtos de canalização, como Leroy Merlin ou Maxmat, por um preço por vezes inferior a 5 euros.
Diretamente na sanita ou no lavatório poderás deitar duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de sopa de sal. Depois é só deitar água quente ou fervida aos poucos, para evitar derramamentos.
Sentirás alguns ruídos, de atuação imediata da soda cáustica. Aguarda 1 a 2 horas para repetires o procedimento. Mas cuidado: por se tratar de um produto abrasivo é importante utilizar com cautela, mantendo uma distância adequada do rosto e mãos para evitar o contacto direto.
Como evitar que a sanita fique entupida?
Depois de todos estes procedimentos, existirá uma forma para evitar que a sanita fique entupida de novo? A resposta dependerá dos teus comportamentos e daqueles que vivem contigo.
Para evitar problemas de entupimentos em casa no futuro é importante:
- Evitar descargas de materiais inapropriados: como referimos no início deste artigo, deves evitar descartar no vaso sanitário materiais que não se destinam a serem descartados dessa forma, como papel higiénico excessivo, lenços húmidos, absorventes, cotonetes, etc. São objetos não dissolúveis em água e a primeira causa para muitos dos problemas nos esgotos;
- Utilizar papel higiénico de forma moderada: deves evitar descartar papel higiénico na sanita ou apenas fazê-lo de forma controlada para evitar excessos. Pode ser igualmente necessário falar com os teus convidados, aquando das festas que organizas em casa, para que tenham cuidado com os produtos que descartam pela sanita.
- Instalar uma grade de proteção: poderás ainda considerar a instalação de uma grade de proteção no ralo da sanita. Essas grades ajudam a evitar que os objetos indesejados, como os brinquedos pequenos ou acessórios comuns na casa de banho, possam cair acidentalmente na sanita e causar entupimentos.
Se eventualmente o problema não for resolvido, deverás contactar um canalizador. Caso vivas em apartamentos, a urgência será ainda maior, porque um problema no teu espaço poderá causar problemas maiores no prédio.
Nas casas deves agir com cuidado e tentar evitar danos mais sérios do sistema hidráulico, sobretudo nos imóveis onde a tubagem é ainda a ferro e não foi substituída por outra moderna.
Para poder comentar deves entrar na tua conta