
O mês de março é festejado com muitos ovos de chocolate, com muitos abraços ao pai e com o tão esperado final da Quaresma. É um mês onde começa a beleza e harmonia da primavera e onde se abrem portas para os dias mais longos e quentes.
1 de março – Dia Internacional da Proteção Civil
O mês de Março começa com proteção para todos: comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil. Foi instituído, a nível mundial, pela Organização Internacional de Proteção Civil e também a nível nacional por despacho pelo Ministro da Administração Interna.
Celebra-se este dia com o holofote na importância da proteção civil, presta-se homenagem e atributo a todos os agentes que trabalham a favor da proteção civil e incentiva-se o diálogo sobre os riscos que as populações correm, e como os abrandar. Relembra-se que todos somos cidadãos do mundo e parte da proteção civil; que todos nós podemos contribuir para viver num mundo mais seguro e protetor, num esforço e consciência coletiva para criar comunidades resilientes e unidas.
3 de março – Dia Mundial da Vida Selvagem
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o terceiro dia de março para celebrar a maravilhosa vida selvagem que nos presenteia no planeta Terra. Foi neste dia que foi assinada a convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, em 1973.
A celebração desta data realiza-se para trazer consciência a todos os habitantes deste mundo da importância da fauna e da flora, com foco especial das espécies que estão em extinção ou que são ameaçadas. E claro, para relembrar que a harmonia no planeta é alcançada com a existência e bem-estar de todas as espécies que existem, selvagens ou não, humanos ou não, e que todos devem ser sobreviver e prosperar à medida que a vida continua.

8 de março – Dia Internacional da Mulher
Neste dia celebra-se a mãe, a amiga, a confidente, a amante, a que dá à luz, a que nutre. Celebra-se a figura feminina, todas as suas conquistas, os seus esforços, a sua transformação ao longo do tempo.
No Dia Internacional da Mulher faz-se uma homenagem a todas as mulheres deste mundo, de todas as idades, de todos os estratos sociais, de todas as nacionalidades. Oferecem-se presentes, fazem-se surpresas, serenatas à luz da lua. Esta data pede que nos recordemos do progresso feminino ao longo da história e de como as mulheres lutaram (e lutam) contra o preconceito, discriminação e a favor dos seus direitos como seres humanos.

10 de março – Dia do Telefone
Foi neste dia que o mundo deu mais um passo em direção a um futuro tecnológico e de inovação. No dia 10 de março de 1876, Alexander Granham Bell, cientista e empresário – considerado o inventor do telefone – registou e patenteou a primeira transmissão elétrica de voz bem sucedida por um aparelho inventado pelo homem, o telefone.
A invenção do telefone, um pequenino aparelho sem o qual hoje em dia ninguém consegue viver, está entre as principais ações na área da ciência da tecnologia do século XIX (considerado o século da Segunda Revolução Industrial) e foi um verdadeiro êxito na área da eletricidade e eletromagnetismo.

14 de Março – Dia Internacional do Pi
Para os amantes dos números e das equações, este é capaz de ser dos dias mais incríveis e importantes do ano. É o Dia do Pi. O famoso número: 3,1415926535897... e por aí fora. Este dia nasceu em São Francisco, no Museu Exploratorium, com Larry Shaw, conhecido por ser o "Príncipe de Pi". Fundou esta data em 1988 e desde aí os adeptos do número pi juntam-se anualmente para celebrar este dia.
Os cálculos sobre este número continuam em marcha e revelam que o pi apresenta, nada mais nada menos, do que 60 biliões de casas decimais.
19 de março – Dia do Pai e Dia de São José
Os pais são os maiores. E devemos celebrá-los todos os dias! Em Portugal, o seu dia especial é o 19 de Março. É o dia em que dizemos aos nossos pais o quanto gostamos dele, o quanto estamos gratos pela sua existência e presença nas nossas vidas, estando perto ou estando longe de nós. A origem do Dia do Pai permanece incógnita, mas a verdade é que o importante é que este dia existe – porque os nossos pais merecem.
Este dia coincide também com o Dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus. O santo da igreja católica – José de Nazaré – tornou-se um modelo de pai, marido, protetor da família, homem íntegro e paterno. É um exemplo a seguir para todos os pais que desejam manifestar dedicação, amor, afeto e presença na vida dos seus filhos.

20 de março – Equinócio (e início) da Primavera
Finalmente! O inverno acabou e chegou a primavera no Hemisfério Norte. Os pássaros saem dos ninhos, as flores desabrocham, o gelo desaparece, as árvores voltam a ganhar cor. Tudo parece mais bonito: a primavera traz felicidade, a beleza da natureza a despertar, sente-se o amor a pairar no ar.
No equinócio dá-se o fenómeno astrológico onde o dia e a noite têm igual duração, acontecendo na primavera e no outono. A partir deste 20 de março até ao equinócio de outono a duração do dia vai ser, aos poucos e poucos, maior do que a duração da noite, visto que o sol vai dar voltas mais largas, até atingir uma altura máxima – o início do solstício de verão.

23 de março – Dia da Hora do Planeta
O nosso planeta sofre bastante. Sofre com demasiado calor, com demasiada poluição, com demasiadas pessoas. O planeta sofre e cabe-nos a nós tratar dele. Foi de um estado de empatia e sensibilidade para com o nosso planeta terra que surgiu a Hora do Planeta: é um movimento anti-aquecimento global da famosa ONG WWF (World Wide Fund For Nature) realizada desde 2007 na Austrália.
E o que é que se faz na Earth Hour (Hora do Planeta)? Apagamos as luzes. Apagam-se as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos apenas com a luz dos nossos corações, onde se luta contra as alterações climáticas. No segundo ano da belíssima iniciativa participaram mais de 50 milhões de pessoas, incluindo monumentos emblemáticos espalhados pelo mundo fora. Em Portugal, apagam-se as luzes do Cristo Rei, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Palácio de Sintra e a ponte 25 de Abril.

24 de março – Dia de Domingo de Ramos
Dia 24 de Março é o domingo que antecede o domingo de Páscoa. É o chamado Domingo de Ramos, um dia de festa (mesmo não sendo feriado) porque marca o início da Semana Santa, onde se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Este dia simboliza, na tradição católica, o reconhecimento de Jesus como sendo filho de Deus. Procissões percorrem as ruas de norte a sul do país e as pessoas levam com elas ramos de oliveira e palmeira, que representam a vitória de Jesus quando chegou a Jerusalém.
Durante as cerimónias deste Domingo de Ramos, os ramos que os crentes levam para a igreja são benzidos pelo padre e muitos levam plantas de chá para serem consumidas durante a Semana Santa.

27 de março - Dia do Circo e Dia Mundial do Teatro
Palhaços, truques de magia, elefantes, leões e malabaristas. O circo é um tipo de entretenimento que encanta e provoca sorrisos a todas as idades já desde a altura do Império Romano. Portanto, para festejar a sua existência e local de cultura, de lazer e diversão criou-se o seu dia, a 27 de Março.
Também hoje se celebra outra arte milenar: o teatro. O teatro existe desde a antiguidade como forma de expressão e divulgação artística, cultural, social e pessoal. Para comemorar a sua existência e permanência, neste dia são realizados diversos espetáculos gratuitos, são relembrados grandes nomes do teatro e promove-se esta arte junto do público.

29 de março – Dia da Paixão de Cristo, Sexta-feira Santa
A sexta-feira da Semana Santa é um dia especial. É um feriado religioso que este ano calha a dia 29 de Março. É a sexta-feira antes da Páscoa e é o dia em que se recorda a crucificação de Jesus Cristo, acompanhado pela sua morte. No cristianismo várias tradições são cumpridas neste dia.
De acordo com a religião católica, a Sexta-feira Santa faz parte do tríduo pascal, composto por três dias da Semana Santa: quinta-feira Santa, o dia da Última Ceia; Sexta-Feira Santa, o dia da morte de Jesus, e Sábado de Aleluia, onde se celebra a véspera da festa da ressurreição. Passados estes três dias celebra-se o Domingo de Páscoa – o momento da ressurreição de Jesus.
31 de março – Dia de Páscoa

Para os católicos, o mês de março é passado em preparações para o ansiado dia de Páscoa, especialmente com a Semana Santa. Este dia cristão é uma das festividades mais importantes para o cristianismo (ainda que com tradições diferentes dentro da própria religião), representando a ressurreição de Jesus Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.
A Páscoa termina com os 40 dias de sacrifício que a antecederam, o período da Quaresma, que remete para os 40 dias que Jesus passou no deserto e os sofrimentos que ele suportou na crucificação. A Páscoa não calha no mesmo dia todos os anos mas é sempre comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia, que ocorre no início da primavera do Hemisfério Norte. Também neste último dia do mês se oferecem ovos (posteriormente vieram os de chocolate) – um símbolo de renascimento e renovação que marcam o final da Quaresma, onde já se podem consumir ovos e carne.
Não esquecer que na madrugada de sábado para domingo muda a hora para o horário de verão, portanto deves adiantar os teus relógios uma hora. Este é o dia mais curto do ano e relembra-nos que o verão está quase a bater à porta!
Para poder comentar deves entrar na tua conta