O mês começa em paz e termina em magia. Descobre todas as efemérides que valem a pena festejar em janeiro.
Comentários: 0
Calendário janeiro 2024
idealista

Já entrámos no ano novo, cheios de curiosidade e entusiasmo para os próximos doze meses, e janeiro oferece-nos um mês com poucos feriados, mas com bastantes efemérides para continuar as comemorações das festas natalícias. 

1 de janeiro – Dia de Ano Novo e dia Mundial da Paz

Primeiro dia do ano, o feriado do ano novo, é a noite onde todos dormem depois das doze badaladas e acordam com o despertar de um novo ano, com votos e promessas de felicidade e amor. O ano começa então com um feriado nacional e com a continuação das celebrações natalícias.

Também se celebra o Dia Mundial da Paz, que foi estabelecido pelo Papa Paulo VI no ano de 1967 no decorrer da guerra no Vietname, sendo um pedido para cessar fogo. E na verdade, atualmente a guerra no Vietname terminou mas existem outros conflitos armados, outras guerras de todo o tipo, e este dia é preciso agora mais do que nunca. E não poderia ser celebrado noutro dia senão no primeiro dia do ano: esperamos que dite a promessa de um ano pacífico, sem guerra, sem disputas, sem discussões. Um ano onde reine a paz, a tranquilidade, a concórdia, harmonia e união.

paz
Pexels

4 de janeiro – Dia Mundial do Hipnotismo e Dia Mundial do Braille

A data do Dia Mundial do Hipnotismo foi criada em 2005 e começou a ser celebrada em 2006 com o objetivo de desmistificar o conceito de hipnose e informar o mundo sobre a possibilidade de terapia com a técnica da hipnose. Esta forma de terapia é utilizada essencialmente para resolver traumas emocionais, situações do passado que tragam dificuldades a nível sentimental ou emocional para o presente, vencer certos medos, ganhar equilíbrio emocional, etc.

Celebrado pela primeira vez em 2019, o Dia Mundial do Braille comemora-se para aumentar a conscientização sobre a importância do braille como meio de comunicação para pessoas cegas ou com deficiências visuais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, globalmente, são cerca de 1,3 mil milhões de pessoas que vivem com alguma forma de distúrbio de visão, sendo assim extremamente importante a promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais no que toca ao acesso à linguagem escrita por parte de pessoas cegas e deficientes visuais.

braille
Pexels

6 de janeiro – Dia de Reis

Dia de Reis é o nome dado segundo a tradição católica, desde o século VIII, fazendo-se referência ao dia em que os três reis magos visitaram o local de nascimento de Jesus, oferecendo-lhe presentes e prestando-lhe admiração e respeito. Melchior, Gaspar e Baltazar vieram do Oriente até Belém e ofereceram ouro, incenso e mirra ao menino Jesus, com doze dias de vida.

Neste dia, faz-se uma homenagem a Jesus, cantam-se as Janeiras e mantém-se o espírito de celebração e de festa sagrada.

A mesma tradição dita ainda que neste dia também se desmonta a árvore de natal e todas as decorações natalícias lá de casa (e nas ruas as luzes também se apagam), onde os enfeites de voltam para as caixas e onde ficarão à espera até ao próximo dia 1 de dezembro.

11 de janeiro – Dia Internacional do Obrigado

O início do ano é um ótimo momento para praticarmos gratidão (que tem inúmeros benefícios) e reconhecermos tudo o que temos de bom na vida. O dia 11 de janeiro é o dia em que agradecemos (e esperando que não seja apenas uma vez por ano mas que mantenhamos este bom hábito, o de agradecer) a todas as que fazem parte da nossa vida, a tudo o que temos, a tudo o que nos oferecem, agradecermos ao mundo por nos acolher, à natureza por tornar a paisagem mais bonita, aos nossos pais por nos terem trazido ao mundo, ao Universo por manter toda a existência. Obrigado, obrigado, obrigado. 

obrigado
Pexels

14 de janeiro – Dia Mundial da Lógica

Neste dia não celebramos a lógica da batata, mas sim a lógica ligada aos princípios do raciocínio. A UNESCO criou este dia visto que a lógica é uma ferramenta importante e ligada à definição de humanidade, onde esta é associada a conceitos como consciência, conhecimento e razão.

Este dia tem como objetivo fomentar a cooperação internacional e promover o desenvolvimento da lógica na área do ensino, da ciência, tecnologia e inovação.

16 de janeiro – Dia Internacional da Comida Picante

A comida picante não é para todos mas ainda assim merece ser reconhecida! Vamos temperar o mês de janeiro com diversidade gastronómica e neste dia 16 vamos focar-nos no picante. Malagueta, chilli, pimenta, gengibre… estes e outros ingredientes picantes ajudam ao processo de digestão, fortalecem o sistema cardiovascular, fornecem mais energia, são anti-oxidantes e anti-inflamatórios (ideal para esta altura do ano). 

É o dia perfeito para convidares um grupo de amigos para um jantar e experimentares a gastronomia mexicana, africana ou indiana e sentir os efeitos do picante

malaguetas
Pexels

18 de janeiro – Dia Internacional do Riso

Os efeitos benéficos do riso no nosso ser são mais que muitos, e é algo que devemos fazer várias vezes ao dia. Rir liberta stress, traz um estado de felicidade e alegria, rejuvenesce, aumenta a longevidade, traz dinamismo interior, melhora a qualidade do sono, fortalece os músculos abdominais, queima calorias… rir só faz é bem! E no dia 18 ri-se até caírem lágrimas de felicidade ao festejar o Dia Internacional do Riso.

riso
Pexels

21 de Janeiro – Dia Mundial da Religião

A religião existe por todo o mundo e é algo que sempre fez parte do domínio público (e a celebração deste dia demonstra exatamente o seu domínio), exercendo uma força poderosa a nível social, político e económico. É sempre comemorado no terceiro domingo de cada janeiro e em 2024 calha no dia 21. É um data que merece lembrança, para todos os que levam uma vida de fé e mesmo para os que não levam, para se debater sobre a relação entre a religião e a sociedade e o seu importante papel.

O Dia Mundial da Religião nasceu nos Estados Unidos em 1950 e lentamente espalhou-se por todo o mundo, e por todas as religiões, mostrando que o entendimento inter-religioso e o diálogo pode ser, de facto, ser alcançado. Neste dia, devemos todos lembrar-nos que podemos chegar a um futuro livre de preconceito e com liberdade religiosa.

23 de janeiro – Dia Mundial da Liberdade

E por falar em liberdade, dois dias depois de se celebrar o Dia Mundial da Religião, festeja-se o da liberdade. Porque a humanidade tem como um dos seus direitos fundamentais a liberdade, manifestada como liberdade de expressão, liberdade de movimento, liberdade de escolha, liberdade de ação, etc. 

Criado pela ONU e proclamado pela UNESCO, este dia serve para enfatizar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que declara que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

cultura africana
Pexels

24 de Janeiro – Dia Internacional da Educação e Dia Mundial para a Cultura Africana e Afro-descendente

O Dia Internacional da Educação foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o intuito de de comemorar o papel da educação para a paz e desenvolvimento no mundo. Sem a educação de qualidade acessível para todos a igualdade de género não se consegue alcançar e a pobreza não consegue ser combatida. Segundo a UNESCO, em abril de 2023 258 milhões de crianças não frequentam a escola e 617 milhões não sabem ler nem escrever. Estes números demonstram a importância da celebração deste dia para mudar a situação mundial no que toca ao acesso à educação (ou à falta dele).

Também no dia 24 se celebra outra data importante. É o Dia Mundial para a Cultura Africana e Afro-descendente. Neste dia faz-se homenagem a artistas nacionais africanos da área da música, cinema, pintura, diversas artes. Neste dia faz-se homenagem à multiplicidade, à diversidade, à abundância, à criatividade e à resiliência da cultura africana. A data foi estabelecida em 2019 para fortalecer o respeito pela diversidade cultural e relembrar como os costumes africanos são uma herança inigualável para o resto do mundo. 

vinho do porto
Pixabay

27 de Janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e Dia Internacional do Vinho do Porto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é a prova de que o mal existe, mas que o bem vence. No terror que foi o período do Holocausto, seis milhões de judeus foram assassinados pelos Nazis a sangue frio e sem piedade. O tremendo genocídio não deve ser esquecido, e a ONU reforça exatamente isso ao criar este dia internacional – onde nunca se ignore, menospreze ou negue a existência de um genocídio onde reinou o silêncio e aceitação de abusos e não foram defendidos a dignidade e os direitos dos Homem.

E para contrabalançar um bocadinho a efeméride que nos relembra tempos amargos, celebra-se a segunda parte do dia com algo mais doce: o vinho do Porto. E a verdade é que o nosso belíssimo vinho do Porto tem de ser celebrado pelo menos uma vez por ano. Esta relíquia portuguesa faz qualquer um render-se aos seus encantos, e espalha a sua magia pelos sete cantos do mundo. Este dia nasceu em 2012 pelo Center of Wine Origins e demonstra o quanto o vinho do Porto é adorado por muitos. 

Relembremos que foi no ano de 1756 que Marquês de Pombal criou a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, o Douro Vinhateiro.

mágico
Pexels

31 de Janeiro – Dia Mundial do Mágico

O mês não podia terminar da melhor forma, com magia no ar. O Dia Mundial do Mágico faz-nos pensar em coelhos a sair da cartola, em baralhos de cartas ou dados a rolar. A data foi criada em homenagem a São João Bosco, o padroeiro dos mágicos da igreja católica, que  fazia acrobacias e malabarismos nos tempos livres. 

A arte do ilusionismo é adorada por muitos e faz furor ao tentar desafiar as leis da física e do universo. E neste dia, sente a magia da vida e aproveita!

Janeiro é o início de um novo ciclo, de um novo ano, de novos festejos e comemorações. Com positivismo e alegria para celebrar tudo o a vida tem para nos oferecer.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta