Adoramos cozinhar, mas quando queimamos o jantar temos de lidar com as panelas queimadas. Estes truques podem ajudar-te.
Comentários: 0
panela
Pixabay

Quem é que nunca se distraiu e queimou uma panela enquanto cozinhava? Já nos aconteceu a todos, até aos melhores chefes de cozinha. E quando tal desastre acontece, além de termos a refeição estragada, deparamo-nos com o mistério de como limpar a panela para que o queimado desapareça e ela fique como nova. 

Antes de irmos aos truques para remover o queimado das panelas, aconselhamos-te no que não deves fazer quando o cheiro a queimado chega ao teu nariz.

Panelas queimadas: o que deves evitar

Primeiro que tudo, evita seguir o impulso que todos temos: passar a panela por água fria. Quando a água fria entra em contacto com o quente da panela dá-se um choque térmico que pode rachar o esmalte e o revestimento da panela e tornar a sua ação menos eficiente com o passar do tempo. 

panela
Freepick

Também é importante agires rapidamente e não deixares a panela de lado e decidires limpá-la passado umas horas. É o erro que a maior parte de nós comete sem saber que quanto mais tempo esperarmos para a limpar, mais difícil será o processo de remoção do queimado.

Por último, atenção aos produtos que utilizas para esfregar o interior da panela ao remover as partes queimadas. Não uses produtos abrasivos, palha de aço ou a parte mais abrasiva da esponja de lavar a loiça porque podes riscar a panela e danificá-la, especialmente se for feita de materiais mais delicados, como é o caso da cerâmica

panela
Pixabay

Como limpar panelas queimadas: truques e dicas

Para começar, seja qual for o produto que escolheres para remover o queimado do fundo do tacho, é necessário usares uma colher de pau para remover os resíduos do fundo da panela e mandá-los fora. 

Depois podes escolher uma das seguintes opções para atuar no queimado: 

1) Bicarbonato de sódio e vinagre

Cobre a área queimada com bicarbonato de sódio, despeja depois vinagre branco sobre o bicarbonato de sódio e comprova como irá dar-se uma reação efervescente. Isto significa que a mistura está a fazer efeito! Deixa esta junção do bicarbonato de sódio e do vinagre agir entre 15 a 30 minutos e para remover as substâncias e limpar tudo podes usar uma esponja não abrasiva para esfregar a área queimada, passando por água morna.

bicarbonato
Pexels

2) Pastilha da máquina de lavar loiça

Para quem tem máquina de lavar loiça em casa, um pacote de pastilhas de detergente pode ser a solução para lavar a panela queimada. Ferve água na panela onde queimaste a comida; deixa esfriar e utiliza a pastilha de lavar a loiça para esfregares as áreas queimadas (importante usar luvas para proteger a pele). De seguida enxagua e lava a panela com água e detergente da loiça.

3) Água e bicarbonato de sódio

Enche a panela em questão com água suficiente para cobrires a área queimada e coloca-a a ferver.
Assim que a água começar a ferver, adiciona 2 ou 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixa a “sopa” ferver durante alguns minutos e deixa esfriar. Quando a água estiver fria podes esfregar a área queimada com uma esponja suave e confirmar a remoção do queimado.

panela
Pixabay

4) Carvão pode ser a solução

Esta possibilidade é apenas para panelas de alumínio e inox. Podes usar um carvão molhado para limpares a zona queimada da panela, e é na verdade bastante simples: basta molhá-lo e passá-lo sobre a área queimada e de seguida lavar a panela normalmente.

5) Limões nunca são demais

Corta dois limões em quatro pedaços e coloca-os na panela queimada com água. Depois deixa ferver a água com os limões entre 5 a 10 minutos. O próximo passo é escorreres a água e os limões e esfregares a panela com uma esponja macia, confirmando que todas as partes queimadas desapareceram.

limões
Freepick

6) Sal e água em pasta

Mistura sal grosso e um bocadinho de água para criar uma pasta espessa que possas espalhar sobre a área queimada. Deixa a pastar fazer os seus milagres durante meia hora e depois usa uma esponja suave para esfregar a água queimada, passando por água no final.

7) Vinagre e detergente uma mistura de sucesso

Enche a panela com uma mistura de partes iguais de vinagre e água. Depois coloca a panela ao lume para ferver a água e deixa esfriar. Quando o líquido estiver frio, adiciona algumas gostas de detergente de lavar a loiça e esfrega a área queimada com uma esponja que não seja abrasiva. Passa por água no final.

8) Bolinhas de papel de alumínio

O primeiro passo é adicionares um fio de detergente na panela queimada. De seguida pega um pedaço de papel alumínio, faz uma bola com ele e esfrega a panela até o queimado desaparecer. Caso a bolinha de papel alumínio se estrague, faz outra e repete o processo. Quando vires que todas as áreas estão limpas, passa por água e detergente novamente e lava com a parte suave da esponja da loiça.

molho de tomate
Pixabay

9) Molho de tomate não é só para cozinhar

Esta opção é pouco conhecida e pode fazer-te duvidar, mas a sua eficácia é surpreendente. Começa por encher a panela com água de forma a cobrir toda a área queimada; depois adiciona duas colheres de sopa de molho de tomate na água e coloca-a no fogão durante o tempo necessário até ferver. Deixa ferver durante alguns minutos e coloca a panela a esfriar. Por fim, lava a panela com uma esponja suave e detergente de loiça até todo o queimado desaparecer.

10) Papel toalha remove o queimado

Cobre o fundo da panela com detergente de loiça e de seguida enche a panela com água morna até cobrires todas as partes queimadas com uma ou duas folhas de papel toalha, que ficarão embebidas na água. Deixa a solução na panela durante uma hora e quando for o momento, esfrega o papel toalha no interior da panela, retirando o queimado. Finaliza o processo de limpeza ao lavares a panela normalmente com uma esponja suave e detergente.

panela
Pixabay

É importante estares atento porque por vezes pode ser necessário repetir o processo mais que uma vez para que o queimado seja totalmente removido. E claro, a melhor forma é mesmo prevenir futuros acidentes ao cozinhar em fogo médio ou baixo, ter tachos e panelas de boa qualidade e mexer frequentemente o cozinhado, de forma a evitar que se cole ao fundo do tacho e comece a queimar. 

Experimenta estes métodos para ver qual funciona melhor para a tua situação específica e comprova como as tuas panelas vão ficar como novas depois de limpas. E bons cozinhados!

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta