Para mobilar espaços limitados, como um estúdio de 40 m2, são necessárias soluções de mobiliário inteligentes e personalizadas.
Comentários: 0
decorar casa
Créditos: Pexels

Mobilar um estúdio de 40 m2 pode ser um verdadeiro desafio. Mas o espaço, embora limitado, esconde infinitas possibilidades, adequadas a cada divisão. Seguindo as sugestões aqui apresentadas e personalizando-as de acordo com os teus gostos e necessidades específicos, poderás criar um esquema de mobiliário adequado a um estúdio tão pequeno, tornando-o acolhedor e funcional, apesar do seu tamanho limitado.

O que deves ter em conta ao mobilar um estúdio de 40 m2

Mobilar um estúdio de 40 m2 pode ser um desafio divertido e estimulante. O mobiliário deve ser personalizado de acordo com o estilo e o gosto do proprietário. Acrescentar quadros, fotografias, plantas e objetos decorativos faz com que o estúdio tenha um ambiente único e acolhedor, mas é essencial compreender como otimizar o espaço:

  • Escolhe mobiliário multifuncional: um sofá-cama, uma mesa dobrável ou uma secretária dobrável podem ajudar a poupar espaço e ter várias funcionalidades numa só peça de mobiliário.
  • Tira partido da altura: prateleiras, estantes e armários embutidos podem guardar objetos e roupas sem ocupar espaço no chão.
  • Considera móveis feitos à medida: um carpinteiro pode criar móveis feitos à medida que se encaixam perfeitamente e aproveitam cada centímetro quadrado.
  • Criar zonas separadas: tapetes, estantes ou biombos podem definir zonas diferentes, como a zona de dormir, a sala de estar e a cozinha.
  • Utiliza divisórias: se necessário, instala divisórias de vidro ou de gesso cartonado para criar zonas mais privadas.

Por exemplo, para a sala de estar, podes escolher um sofá-cama acompanhado de uma mesa de centro, para ter uma solução perfeita para receber amigos ou familiares ou simplesmente para desfrutar de um momento de relaxamento, ou mesmo para ter uma boa noite de sono se não encontrares espaço para uma cama. Para a cozinha, podes optar por uma cozinha modular, equipada com uma mesa rebatível e eletrodomésticos que poupam espaço, de modo a explorar cada centímetro quadrado. Na casa de banho, as loiças sanitárias suspensas e os móveis modulares permitem-te aproveitar cada centímetro à tua disposição.

decorar casas pequenas
Créditos: Pixabay

Mobilar um estúdio de 40 m2 numa planta retangular

Quando o espaço é limitado, a primeira ideia é otimizar o espaço tanto quanto possível, mas isso não tem de significar o abandono do estilo ou do conforto. Por exemplo, mobilar um estúdio de 40 metros quadrados (m2) com dois quartos numa planta retangular requer um bom planeamento para aproveitar ao máximo o espaço disponível e criar um ambiente que se adapte às tuas necessidades.

Uma opção útil é dividir o estúdio em diferentes zonas funcionais, como a área de estar, a área de dormir e, se possível, uma área de estudo ou de trabalho, optando talvez por mobiliário que desempenhe várias funções, como sofás-cama, mesas extensíveis, camas com arrumação e estantes divisórias. O importante é garantir que o mobiliário é proporcional ao tamanho do espaço para evitar sobrecarregar a divisão, escolhendo móveis esguios e leves que não ocupem demasiado espaço. Os tapetes, biombos ou cortinas podem ser úteis para separar visualmente as diferentes áreas sem reduzir a luminosidade e o espaço.

A luminosidade é a chave para uma perceção positiva do espaço que nos rodeia. A escolha de mobiliário brilhante e de cores claras, bem como a escolha do pavimento e das paredes, ajuda a expandir visualmente o espaço. A luz natural é favorecida através de cortinas claras ou transparentes que permitem a entrada de luz do exterior.

No caso dos estúdios, as paredes são recursos a não perder: prateleiras, estantes e cabides são perfeitos para libertar espaço no chão e aumentar as possibilidades de arrumação. Assim, será mais fácil manteres a ordem e a organização, evitando que a divisão fique demasiado cheia.

Mesmo que o espaço seja escasso, a personalização da tua casa é um passo fundamental. Ao adicionares elementos decorativos e acessórios que refletem o teu estilo, podes criar um ponto focal no estúdio que confere carácter a todo o espaço.

Ideias para mobilar um estúdio de 40 m2 à beira-mar

Se, por outro lado, o teu apartamento estúdio de 40 m2 estiver situado junto ao mar, como no caso de uma casa de férias, este ambiente pode exigir um design que tenha em conta a luz natural, o ambiente costeiro e o desejo de criar um espaço relaxante e acolhedor.

Mais uma vez, as cores claras e brilhantes das paredes e do mobiliário são fundamentais para maximizar a luz natural e criar uma atmosfera arejada. É preferível que os tons sejam inspirados no mar, como o branco, o azul claro, o turquesa e a areia, para recordar o ambiente marinho.

Os materiais naturais, como a madeira, a rotim, o vime e o linho para mobiliário e acessórios, enquadram-se perfeitamente no ambiente costeiro e proporcionam um ambiente descontraído e informal, por exemplo, através de sofás e poltronas confortáveis. A adição de elementos decorativos inspirados no mar, como conchas, corais, decorações náuticas, pinturas de paisagens marítimas ou fotografias de praias, pode criar uma atmosfera refrescante de férias.

Se estiverem presentes, a melhor opção é aproveitar ao máximo os espaços exteriores, como varandas ou terraços, equipando-os com cadeiras, mesas e plantas para criar uma área de relaxamento ao ar livre com vista para o mar.

Como mobilar um estúdio de 40 m2 na montanha?

O mobiliário de um apartamento estúdio de 40 m2 na montanha pode ir ao encontro da ambiente rústico e acolhedor típico deste ambiente. 

casas de sonho
Créditos: Pexels

Para as montanhas, é bom utilizar materiais naturais como madeira, pedra e tecidos não tratados para mobiliário e acessórios. Estes materiais criam um ambiente quente e acolhedor que complementa na perfeição o ambiente de montanha. O mesmo se aplica à escolha das cores: uma paleta de cores terrosas e quentes, como os tons de castanho, bege, verde floresta e cinzento, para as paredes, mobiliário e acessórios. Recomenda-se a utilização de uma combinação de iluminação natural e artificial para criar uma atmosfera acolhedora e relaxante, com candeeiros de mesa, arandelas de parede e velas para adicionar pontos de luz e criar um ambiente íntimo durante a noite.

A melhor escolha é optar por mobiliário funcional e confortável que se adapte ao estilo rústico da montanha. Sofás e poltronas estofadas, mantas de lã, almofadas macias e tapetes de pelúcia acrescentam conforto e calor ao espaço. Se o espaço o permitir, deve ser considerada a instalação de um fogão a lenha ou de uma lareira. Para além de fornecerem calor durante os meses mais frios, acrescentam um elemento tradicional e acolhedor à divisão.

Mais uma vez, a decoração é obrigatória, de preferência inspirada na natureza, como quadros com paisagens de montanha, tapetes com motivos florais ou animais e plantas de interior para trazer um pouco da beleza da natureza para o espaço.

Se possível, recomenda-se que se dedique um canto do espaço a uma área de relaxamento com cadeiras ou poltronas confortáveis e uma pequena estante ou prateleira para livros e revistas. É o local ideal para desfrutar de um bom livro ou simplesmente relaxar depois de um dia passado ao ar livre.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta