
O design arquitetónico contemporâneo centra-se em soluções que não só respondem à necessidade de habitação densa, mas também dão prioridade à sustentabilidade e ao respeito pelo ambiente urbano. Neste sentido, muitos bairros e edifícios incorporam espaços verdes e comunitários que favorecem a convivência. Em Raleigh, na Carolina do Norte, o projeto South E8 é um exemplo claro da combinação de design inovador e práticas sustentáveis para criar um impacto positivo na comunidade.

Responder às exigências demográficas
O projeto South E8 distingue-se pelo seu revestimento metálico e pelo telhado assimétrico, características que definem o exterior distinto. Este bloco habitacional, criado pelo gabinete de arquitetura LOHA, com sede em Los Angeles, substitui uma única habitação num bairro próximo do centro de Raleigh, a capital da Carolina do Norte.
Raleigh registou um aumento significativo da procura de habitação devido à sua crescente indústria tecnológica e de investigação, o que levou a um boom no desenvolvimento urbano. De acordo com a equipa do LOHA, "sendo uma das cidades com crescimento mais rápido do país, Raleigh está a sentir a necessidade de densificação da habitação e está a promover novos centros de crescimento comunitário". Este crescimento estimulou projetos como o South E8, que procura oferecer soluções de habitação adaptadas às novas exigências demográficas.

Situado numa zona predominantemente residencial com habitações unifamiliares, o South E8 foi concebido para ter uma "pegada eficiente" e manter a escala dos edifícios circundantes. O edifício retangular de 465 m2 eleva-se a dois níveis e é coroado por um telhado de quatro águas assimétrico que lhe confere um aspeto escultural.
O desenho exterior do edifício é caracterizado por um revestimento de tijolos brancos na metade inferior, alguns dos quais são extrudidos para dar profundidade à fachada. A metade superior do edifício é revestida de alumínio escuro, criando um contraste visual e proporcionando uma estética moderna.

Oito apartamentos sustentáveis
O interior do edifício alberga oito apartamentos luminosos com chão de madeira e roupeiros brancos. As características de design sustentável incluem janelas e isolamento de alto desempenho, instalações hidráulicas economizadoras de água, eletrodomésticos energeticamente eficientes e estratégias de iluminação natural.
No rés do chão, os quatro apartamentos têm um quarto, uma casa de banho, uma sala de estar e uma cozinha, dispostos ao longo de um corredor central. No piso superior, existem mais quatro unidades, cada uma com um quarto, uma casa de banho, uma cozinha e um sótão sob um teto abobadado. Uma escada comum dá acesso a dois terraços no telhado.

O design do telhado é notável pela sua funcionalidade e apelo visual. "Há um terraço virado para oeste na elevação da rua, com vista para o centro, e outro no lado leste do edifício que funciona como um espaço mais calmo e introspetivo", explica a equipa. Estes terraços não só proporcionam espaços exteriores adicionais para os residentes, como também oferecem vistas panorâmicas e áreas de relaxamento e lazer.

O objetivo do projeto para o South E8 era servir de modelo para a densificação de Raleigh de uma forma que respeitasse o contexto e a identidade do bairro. "O South E8 é um exemplo de como densificar Raleigh preservando a identidade do bairro", afirma a equipa do LOHA. Esta abordagem demonstra que é possível aumentar a densidade habitacional sem sacrificar a qualidade de vida ou a coerência estética do ambiente urbano.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta