Com quase 5.000 anos, esta árvore recebeu o nome de Matusalém, em homenagem à pessoa mais velha da Bíblia.
Comentários: 0
Árvore mais velha do mundo
Exemplar da espécie da Matusalém Creative commons

No vasto reino vegetal da Terra, as árvores estão presentes há milénios, testemunhas silenciosas da história do nosso planeta. Em todos os continentes, podes encontrar espécies que desafiam as leis do tempo, vivendo anos que nem mesmo os humanos podem imaginar. 

Entre todas as árvores no mundo, existe uma cuja existência transcendeu o que qualquer outro ser vivo poderia alcançar. Descobre qual é a árvore mais antiga do mundo

Onde está a árvore mais velha do mundo?

Árvore mais velha do mundo
Jane S. Richardson, CC BY-SA 3.0 Creative commons

De acordo com um estudo publicado em 2015, existem 3,04 trilhões de árvores no mundo. Através da dendrocronologia, ciência que analisa os anéis de crescimento das árvores, descobriu-se que um pinheiro de vida longa, chamado árvore de Prometheus, viveu na Terra mais de 5 mil anos, tendo sido cortado em 1964 para estudos científicos.

Assim, a árvore mais antiga do mundo é conhecida como Matusalém, em homenagem ao personagem bíblico conhecido pela sua idade. Com 4.853 anos, esta árvore está localizada nos Estados Unidos, nas montanhas a leste do Nevada, assim como o falecido Prometheus. 

Descoberta na década de 1950 pelo pesquisador Edmund Schulman, é um símbolo de longevidade e resistência. Este Pinus longaeva é conhecido por ser encontrado nos picos da Califórnia, Nevada e Utah, que são constantemente atingidos pelo vento.

Esta árvore nasceu no ano 2.381 a.C. C, o que significa que é mais antiga que as pirâmides de Gizé. A sua longevidade é explicada pela capacidade de obter nutrientes em solos áridos e pelos seus galhos retorcidos que ajudam a estabilizá-la.

A árvore mais antiga do mundo fica no Chile?

No sul do Chile, no Parque Nacional Alerce Costero, existe uma árvore conhecida como Bisavô. Este larício da Patagônia (Fitzroya cupressoides) é alvo de debate quanto à sua idade. Tem uma idade verificada de 3.653 anos, o que a tornaria a segunda árvore mais velha.

No entanto, estudos recentes sugerem que a árvore pode atingir 5.484 anos , tornando-a mais velha que Matusalém, embora esse número não tenha sido confirmado.

Árvores mais antigas do mundo: como sobrevivem ao tempo

É impressionante como as árvores conseguem resistir a vários milénios apesar das alterações climáticas. E para explicar esse fenómeno capaz de fazer caír queixos os cientistas identificaram diversos fatores que ajudam à causa:

  • Localização remota: protege as árvores de danos humanos e desastres naturais.
  • Clima extremo: ambientes frios ou secos reduzem o risco de doenças e pragas.
  • Genética: espécies como o Pinus longaeva têm uma resistência excecional.
  • Solo pobre: evita o crescimento excessivo e aumenta a longevidade.

As árvores mais antigas do mundo

Old Tjikko
Karl Brodowsky, CC BY-SA 3.0 Creative commons

No vasto e diverso reino da natureza, há muitas outras árvores que se destacam pela sua longevidade, além das já mencionadas. Entre as árvores mais antigas do planeta, encontramos estes outros exemplos.

  • Tjikko antigo: um Abeto-da-Noruega (Picea abies) da Suécia, que tem aproximadamente 9.560 anos, embora seu tronco seja muito mais jovem. Com um sistema de raízes de 9.550 anos, esta podia muito bem ser a detentora do título de árvore mais antiga do mundo, no entanto, isto não aconteceu porque esta é uma árvore reproduzida através de clonagem vegetativa.
  • Sarv-e Abarqu: estima-se que este Ciprestede Zoroastro de 25 metros de altura (Cupressus sempervirens) no Irão tenha entre 4 mil a 5 mil anos, o que o torna um importante sítio histórico e cultural.
  • Jomon Sugi: uma criptoméria (Cryptomeria japonica) na Ilha Yakushima, Japão, com idade estimada entre 2.170 e 7.200 anos. 

Qual é a árvore mais antiga de Portugal?

Oliveira de Mouchão
João Pinheiro, CC BY-SA 4.0 Creative commons

A Oliveira do Mouchão, localizada no lugar de Cascalhos, freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, é considerada a árvore mais antiga de Portugal, com uma idade estimada de 3.350 anos. Esta oliveira monumental, também conhecida como "Oliveira Velha", possui um tronco com mais de três metros de altura e um perímetro de cerca de 6,5 metros. Apesar da sua idade milenar, continua a produzir azeitonas e está classificada como Árvore de Interesse Público e Árvore Monumental de Portugal pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Curiosamente, estudos recentes indicam que uma oliveira localizada na Herdade do Peso, na Vidigueira, Alentejo, poderá ser ainda mais antiga, com uma idade estimada de 3.712 anos. Além disso, na mesma planície, encontra-se um conjunto de oliveiras cuja soma de idades ultrapassa os 7.000 anos. Estas descobertas destacam a riqueza e longevidade do património arbóreo português, refletindo a profunda ligação histórica e cultural do país com a oliveira.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta