Vives num apartamento sem varanda e adorarias ter um pequeno espaço ao ar livre? A solução vem do País Basco.
Comentários: 0
Varanda Balin
Tecnalia

A pandemia mostrou que fechar o terraço ou varanda para dar mais espaço à casa talvez não tenha sido uma boa ideia. Após os meses de confinamento descobrimos que era essencial não só poder ver os nossos vizinhos, mas sentir o sol e vento na nossa cara. 

Em Espanha, um país onde não falta sol, nos últimos anos foram feitas construções sem varandas: em alguns casos substituídas por marquises que funcionam mais como estufas do que como recurso de ventilação... Os novos empreendimentos incluem esta área exterior tão fundamental para o nosso bem-estar, mas e o resto dos edifícios? 

A solução pode vir do País Basco: falamos da Balin, uma varanda modular e industrializada projetada pelo centro de pesquisa Tecnalia. Estamos a falar de uma varanda pré-fabricada, ou seja, fabricada em planta, que é rapidamente instalada em edifícios sem varandas, basicamente edifícios com estrutura de betão.

Além de ser um sistema modular e pré-fabricado voltado para residências já construídas, há outra característica da varanda: permite funcionalidades como a instalação de painéis fotovoltaicos nas grades, ou seja, pode ser uma "varanda ativa" onde se coloca uma mesa e cadeira para aproveitar o sol, mas também permite instalar sistemas de energia renovável, sistemas de ventilação, etc.

Balcón industrializado
Balin

As varandas têm quatro metros de comprimento e projetam-se a 1,5 metros da fachada, portanto, a profundidade útil é dessa superfície. Quando serão comercializadas? "Ainda não há data prevista, mas estamos a trabalhar nisso", explica a Tecnalia.

De que materiais é feita a varanda? "Aço. O utilizador final pode escolher diferentes variantes estéticas para o pavimento da varanda e para as grades, que podem ser feitas de barras, vidro, etc. E claro, nessas varandas é possível colocar vasos, mesa, cadeiras...", acrescentam. Confirmam igualmente que receberam muitos pedidos de informação tanto de empresas como de utilizadores finais, dentro e fora do País Basco.

O centro tecnológico confirma que, quando esta varanda for comercializada, será a primeira varanda pré-fabricada que cumprirá os requisitos regulamentares para instalação em edifícios existentes, e que contará com funcionalidades extra, como a geração de energia renovável e integração de instalações térmicas, que combina sistema de aquecimento solar e AQS e ventilação integrável.

A Tecnalia é o maior centro de investigação aplicada e desenvolvimento tecnológico de Espanha, membro da Aliança Basca de Investigação e Tecnologia. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta