
Os Maggie's Centres são uma rede de centros de acolhimento espalhados por todo o Reino Unido e em outras partes do mundo que foram criados com o único objetivo de ajudar qualquer pessoa afetada pelo cancro. No seu site, eles explicam que, em nenhum caso, pretendem ser um substituto para a terapia convencional contra o cancro, mas sim um ambiente seguro que possa fornecer apoio, informações e conselhos práticos. O primeiro centro da Europa continental foi inaugurado em Barcelona.

Gerido pela instituição de caridade escocesa Maggie Keswick Jencks Cancer Caring Trust, foi fundado e assim batizado em homenagem à falecida Maggie Keswick Jencks, que morreu de cancro em 1995. "Ajudamos as pessoas a recuperar o controle quando o cancro vira as suas vidas de cabeça para baixo, com apoio profissional para tudo, desde efeitos colaterais do tratamento até preocupações financeiras", explicam no site.

Desde então, a filosofia dos Maggie's inspirou muitos centros, o que se refletiu na sua arquitetura, especialmente projetada para oferecer aquela sensação de aconchego e tranquilidade. Um exemplo disso é o trabalho que fizeram para o hospital AZ-Zeno, que construiu um centro de acordo com esses parâmetros na Bélgica. O conceito gira em torno da ideia de "um ninho quente", um espaço acolhedor e não invasivo para reunir, refletir, relaxar e recuperar forças durante o processo de cicatrização.

"Pode-se ir lá para conversar, tomar um café ou fazer uma pergunta. Pessoas com cancro também podem participar de atividades adaptadas. Há uma oferta individual e uma oferta de grupo. Também se pode ir lá para aconselhamento psicológico e relaxamento (por exemplo, massagem, yoga, mindfulness), caminhadas e iniciações na cozinha.
Construído a partir de módulos pré-fabricados, com o design de Ark-Shelter e ARCHEKTA, a ideia de proteger o paciente está presente em todos os momentos. A entrada é recuada da fachada para proteger os pacientes do vento e proporcionar uma entrada segura, e todo o edifício é penetrado pela natureza e vistas. A maioria dos assentos tem acesso visual direto ao exterior, enquanto as janelas na parte superior garantem que haja sempre luz gradual em todo o edifício, proporcionando privacidade.

O espaço possui uma lareira quente para reunir as pessoas e arranjos flexíveis de assentos para reuniões confortáveis, de indivíduos a grupos de oito pessoas. A sala de jantar é o coração da casa, com mais luz e espaço de encontro para introvertidos e extrovertidos, sol e sombra, vista exterior ou o pátio confortável.
O centro também possui uma sala de terapia acessível a cadeiras de rodas e configurações de sala de terapia não tradicionais para torná-lo menos clínico e mais acessível. As salas de terapia no andar de cima são um pouco mais distantes do centro da casa e não têm corredores ou nomes nas portas.
A sala de terapia de grupo é aberta e ajustável, desde sessões de grupo no chão até ambientes mais formais, esta sala pode ser usada completamente de acordo com a configuração necessária. O terraço é protegido com uma parede de madeira na linguagem do edifício protegendo do vento ou das vistas. O pátio é um pedaço de natureza serena e tranquila, verde exuberante, protegido do vento e com uma claraboia que transformará o espaço ao longo do dia e durante as estações.






Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta