A decoração e a disposição da tua sala giram em torno da televisão? Se sim, estás a cometer um erro porque, ao contrário do que possa parecer, isso não incentiva a interação, apenas perpetua uma forma antiquada de decorar a sala.
Se queres desfrutar de uma sala com um estilo mais moderno e fresco, deves adaptá-la ao modo de vida atual (mais versátil e flexível), onde há espaço tanto para socializar como para relaxar num ambiente com decoração personalizada.
Assim, para evitares que a tua sala pareça desatualizada, não faças da televisão a protagonista. Sê flexível e cria uma disposição que favoreça a conversa.
Aqui ficam três ideias que talvez te possam inspirar.
Escolhe mobiliário versátil e fácil de mover
Não há nada mais inconveniente do que não ter uma tomada por perto para carregar o telemóvel ou o tablet, certo? Na sala, o clássico sofá grande virado para a televisão raramente fica junto de uma, algo pouco prático tendo em conta o estilo de vida atual, em que gostamos de estar ligados ao telemóvel ou ao portátil enquanto conversamos com outras pessoas ou até vemos televisão de relance.
Por isso, o ideal é apostar em mobiliário versátil - especialmente sofás e assentos pequenos, fáceis de mover, que permitam reconfigurar o espaço conforme as tuas necessidades em cada momento.
Transforma a janela num ponto focal do teu design
Outro elemento frequentemente subvalorizado na sala são as janelas. Em vez de fazeres da televisão o centro das atenções, dá esse protagonismo às janelas. Como? Por exemplo, colocando os assentos perto delas. Vais criar um espaço mais agradável para conversar, mas também um canto perfeito para ler um bom livro enquanto observas a paisagem.
Lembra-te de que a luz natural é essencial no design de interiores: se fizeres das janelas o ponto central da decoração da sala, vais aproveitar muito mais o conforto e a luminosidade que elas oferecem.
Nem poucos móveis, nem uma sala demasiado cheia
Menos é mais - mas sem exageros. Uma sala onde se vê demasiado chão não é uma boa ideia, porque pode parecer despida e um pouco antiquada. Obviamente, também não se trata de encher o espaço em demasia.
O segredo está em encontrar o equilíbrio perfeito. Para o conseguires, perde o medo de adicionar assentos: não faz mal que estejam próximos uns dos outros; aliás, isso ajuda a criar um ambiente mais íntimo e acolhedor.
O que é essencial evitar é uma disposição centrada na televisão. Uma poltrona baixa ou um banco sem encosto desse lado “livre” é uma excelente opção, assim podes pendurar um quadro bonito na parede ou, se houver uma janela, aproveitar a vista sem fechar visualmente a composição.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta