Para criar uma sala de jantar funcional e elegante é preciso tem em atenção alguns fatores. Sabe quais são.
Comentários: 0
Decoração da sala de jantar
idealista

Muitas vezes acostumados a comer na cozinha, a sala de jantar tornou-se um espaço da casa ao qual prestamos cada vez menos atenção. No entanto, uma sala de jantar bem decorada não só nos convida a passar mais tempo nela, mas também pode tornar-se numa das divisões mais importantes da casa. Para criar uma sala de jantar funcional e elegante, estes são os fatores que deves ter em conta.

O primeiro passo: qual o tamanho da sala de jantar?

Para começar, tira a medidas. É importante saber qual o espaço de que dispões antes de colocares os móveis na sala de jantar, pois ao colocá-los podem não caber como esperavas. Assim que tiveres a certeza das medidas da sala, podes começar a decorar.

A pedra angular: a mesa da sala de jantar

Quando tivermos tudo claro sobre as dimensões, podemos pensar nos móveis. O elemento principal de uma sala de jantar é sempre a mesa. Quase sempre colocado no centro, é o móvel que habitualmente domina a divisão, embora quando se trate de apartamentos mais pequenos ou com uma distribuição diferente também possa ser colocado de lado, de preferência junto à janela.

Decorar a sala de jantar
idealista

Na hora de escolher a mesa de jantar é importante, como sempre, levar em consideração o tamanho para não obstruir as passagens, mas também não pode ser muito pequena. Se, por exemplo, temos uma sala de jantar de 15 m2, é melhor usar uma mesa com cerca de 80 cm de largura e 200 cm de comprimento, enquanto se for uma sala de 25 m2 é aconselhável escolher uma mesa grande, 110 cm por 280 cm. É sempre aconselhável também levar em conta quantas pessoas vais sentar na mesa.

De que material será feita a mesa?

Na hora de escolher o material da mesa tudo depende muito do orçamento, da funcionalidade, de quem mora na nossa casa ... Por exemplo, se tivermos filhos pequenos, o mais provável é que uma mesa de vidro não seja a melhor opção. Também não pode ser feita de madeira sem verniz, pois pode estragar-se facilmente em caso de derramamento de bebidas ou líquidos gordurosos. O melhor nestes casos é escolher cerâmica, ou madeira com algum tipo de tinta ou verniz.

Mesas sala de jantar
idealista

Quantas pessoas cabem na sala de jantar?

Outro fator relevante é a escolha das cadeiras. Às vezes podemos ser ambiciosos, querendo criar espaço para 8 pessoas numa mesa que deveria ser para seis. Incluir muitas cadeiras pode sobrecarregar a sala, dando uma sensação de desordem, por isso é importante calcular bem as medidas antes de comprar os móveis. O ideal é que uma mesa retangular tenha assentos para seis pessoas, quatro frente a frente e duas nas extremidades, e no caso de mesas quadradas ou redondas, incluir no máximo quatro lugares.

Cadeiras sala de jantar
idealista

Se pretendemos organizar as refeições com mais pessoas podemos comprar cadeiras dobráveis ​​ou standard e guardá-las na arrecadação, mas durante o dia a dia é melhor não sobrecarregar a sala de jantar.

E a combinação de cores?

Quanto às cores, os tons neutros são sempre a aposta mais segura. Uma boa sala de jantar deve durar uma vida inteira, e usar uma decoração com elementos muito chamativos pode tornar-se entediante depois de um tempo. Porém, se adoras cores vivas e desejas incluí-las na tua sala de jantar, uma boa tática é através dos acessórios: vasos, peças de centro, quadros, toalhas de mesa, talheres, etc. são objetos versáteis que podes combinar com o tempo.

Decoração de interiores
idealista

Que estilo vamos seguir?

Muitas vezes temos uma ideia em mente e quando tentamos traduzi-la fisicamente ela não sai como esperávamos. Ficar perdido na decoração de interiores é mais fácil do que parece, e podemos começar a criar sem perceber um design que não tem coerência.

Iluminação sala de jantar
idealista

Uma dica fácil é seguir um fio condutor: clássico ou vanguardista, sóbrio ou eclético, minimalista ou pelo contrário ornamentado, é importante escolher uma linha de design clara para os móveis principais. Uma vez estabelecida a base da sala podemos começar a misturar outros estilos, tentando colocar diferentes objetos para ver se eles se encaixam na decoração, misturando estilos antigos com outros mais contemporâneos e fazendo diferentes combinações de cores.

Não deixes de fora o resto da mobília

Uma sala de jantar não é apenas uma mesa e cadeiras. Para dar unidade ao ambiente, não podemos perder de vista as estantes ou aparadores. Ajudam-nos a criar uma sala de jantar mais completa e a proporcionar espaço de arrumação, embora mais uma vez devamos ter o cuidado de não obstruir a passagem ou sobrecarregar a sala.

Estilos salas de jantar
idealista

Aproveitar as fontes de luz

E, finalmente, a luz. Para que uma divisão seja atraente, é essencial que esteja bem iluminada. Se a mesa vai ser o elemento central, devemos colocá-la onde receba luz natural direta. Um abajur pendurado em cima da mesa é outro ponto a favor. Incluir modelos de chão ou de mesa é outra boa ideia para multiplicar os pontos de luz indireta e criar um ambiente ainda mais acolhedor.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta