O idealista/news visitou a Academia de Ténis em Espanha onde o número 1 do ténis se formou e viveu desde os 15 anos.
Comentários: 0
Carlos Alcaraz
Getty images Créditos: Jone Ibabe | idealista/news

Nos arredores de Villena, uma localidade a cerca de uma hora da província espanhola de Alicante, existe uma Academia de ténis que se tornou mundialmente conhecida por ser aqui que, aos 15 anos, chegou o jovem, Carlos Alcaraz, para iniciar o seu percurso profissional, sob a orientação do seu atual treinador, Juan Carlos Ferrero.

Nesta estrutura, que hoje se assemelha a uma pequena aldeia, o número 1 do ténis viveu durante vários anos e ainda mantém uma casa que utiliza sempre que regressa para treinar. Foi também num dos seus inúmeros campos de ténis que, em 2019, enfrentou pela primeira vez Jannik Sinner.

O idealista/news visitou a Academia Ferrero de ténis e falou com quem lá trabalha e conhece Alcaraz desde os tempos em que era apenas um jovem tenista com enorme talento como o fundador da Academia, Antonio Martinez Cascales, o CEO da Academia, Iñaki Etxegia, Fran Martinez, treinador e diretor desportivo, e Pablo Aunión, aluno da Academia e amigo de Alcaraz.

O fundador e treinador de Juan Carlos Ferrero

Antonio Martinez Cascales representa a história e a tradição da Ferrero Tennis Academy. Foi o próprio quem, em 1995, fundou o que na altura consistia “uma velha e degradada casa de campo e dois campos de ténis”. Natural de Villena, Cascales treinava um grupo de jovens tenistas talentosos, entre os quais Juan Carlos Ferrero, que anos mais tarde se tornaria número 1 do mundo, e que treinou até ao momento da sua retirada do ténis profissional.

Ferero Academy
idealista/news

Foi precisamente graças a Ferrero que aquilo que nasceu como a “aposta de criar em pequeno aquilo que noutros lugares do mundo eram grandes academias” se transformou numa estrutura muito conhecida e valorizada. Tanto que o fundador decidiu acrescentar ao nome original da Academia, “Equelite”, o de Ferrero, que é o atual diretor e supervisiona os treinos.

Quando, aos 15 anos, chegou um jovem Carlos Alcaraz, já conhecido no circuito pelo seu talento, Ferrero decidiu treiná-lo pessoalmente, transformando-o num dos tenistas mais fortes do mundo.

“O que conseguimos aqui foi que o Carlos se concentrasse no seu trabalho – conta Cascales à idealista/news – e que mantivesse a mesma paixão pelo ténis que tinha quando era pequeno e que ainda mantém aos 22 anos.”

Ferrero Academy
idealista/news

E foi precisamente num dos campos da Academia que, no longínquo 1997, se realizou o primeiro duelo entre o então muito jovem Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. “A primeira vez que o Carlos jogou contra o Sinner foi aqui, num campo de terra batida, o número quatro, um dos primeiros campos que construímos aqui. E voltou à Academia há cerca de um ano e meio para treinar.”

“O Sinner é um jogador que marcará uma época, é extraordinário, e acredito que vencerá muitos torneios. Mas quero também sublinhar a sua qualidade excecional como pessoa. É um dos jogadores mais educados e melhores de todo o circuito.”

Iñaki Etxegia Centenera, CEO da Academia

Ao longo dos últimos trinta anos, a Academia transformou-se completamente e hoje, com uma área de mais de 1.000 metros quadrados (m2) e 25 campos de ténis, dispõe de “tudo o que um jogador precisa para se tornar profissional sem ter de se deslocar”, explica Iñaki Etxegia Centenera, o CEO da Academia. 

“Aqui temos 25 campos de ténis, uma clínica de fisioterapia, um ginásio, um restaurante, alojamento para os alunos, uma piscina, amplos jardins, nutricionistas e psicólogos.”

Ferrero Academy
idealista/news

Hoje, a Academia acolhe mais de uma centena de alunos por ano que vivem de forma estável dentro das instalações. Além disso, outros jovens que, ao longo do ano, participam em cursos intensivos de ténis, geralmente com a duração de uma semana, muitas vezes ficam cá, acompanhados pelos pais, para treinar, conhecer a estrutura e “respirar ténis”.

Ferrero Academy
idealista/news

A Academia funciona com um sistema de metas a atingir e pontos a conquistar. Os jogadores, ao acumularem pontos com base no desempenho profissional, recebem também benefícios na sua vida dentro das instalações como, a possibilidade de comer no restaurante em vez da cantina, ter um menu personalizado ou dispor de alojamento privado.

Ferrero Academy
idealista/news

Não são apenas os alunos anuais, mas também os treinadores (como Juan Carlos Ferrero) e muitos trabalhadores que vivem dentro da Academia ou nas suas imediações. Foi precisamente aqui que Carlos Alcaraz viveu durante vários anos. 

Primeiro numa residência partilhada com outros alunos e, mais tarde, quando iniciou o seu percurso profissional rumo ao topo mundial, num alojamento privado.

"Alcaraz tem uma casa só sua dentro da Academia, que era anteriormente usada por Ferrero. A casa é uma pequena moradia que dispõe de um quarto, uma casa de banho, uma sala de estar com cozinha e um quarto de hóspedes com outra casa de banho."

"Carlos já não vive aqui permanentemente, mas usa a casa quando vem treinar: descansa, toma duche e, quando os treinos são à tarde, fica a dormir." Os treinos de Carlos Alcaraz acontecem às vezes aqui e outras vezes em Múrcia, onde é natural e tem uma casa própria.

Francisco Martinez, treinador e diretor desportivo

Francisco Martinez trabalha como treinador há 18 anos e é um dos dois diretores desportivos da Academia. Também foi jogador, mas deixou a carreira aos 22-23 anos para se dedicar ao treino, primeiro na sua cidade, Elche, e agora aqui em Villena.

Ferrero Academy
idealista/news

"Nestes 18 anos treinei jogadores e jogadoras de muitos níveis: desde crianças até profissionais". Mas o que é necessário para um jogador se tornar profissional?

"Para se tornar profissional, um jogador deve ter muita determinação, vontade, paciência e disciplina. É preciso entusiasmo e paixão pelo desporto, treinando intensamente durante muitos anos."

"Conheço Carlos Alcaraz desde muito jovem, porque é da região de Múrcia. Mesmo nessa altura destacava-se como um dos melhores jogadores de Espanha. Chegou à Academia com 14 ou 15 anos e, por vezes, consegui treiná-lo quando Juan Carlos não estava ou estava ocupado. Treinar com o Carlos é um verdadeiro luxo."

Ferrero Academy
idealista/news

Pablo Aunión, aluno da Academia e jovem promessa do ténis

Pablo Aunión tem hoje 18 anos e é um dos jovens alunos mais promissores da Academia. "Entrei aqui quando tinha 12 anos, comecei com uma semana de teste, porque os meus pais tinham ouvido falar muito bem desta Academia. Tanto aos meus pais como a mim agradou muito e, passados dois ou três meses, tornei-me aluno anual."

Ferrero Academy
idealista/news

Pablo Aunión contou ao idealista/news que o dia na Academia é preenchido por um calendário intenso, com muitas horas de treino, mas também de estudo, já que a Academia é um centro de ensino acreditado. O seu objetivo é tornar-se profissional e estudar nos Estados Unidos.

O jovem tenista conhece também o lado mais privado e pessoal de Carlos Alcaraz, pois chegaram à Academia quase ao mesmo tempo e passaram juntos o período da pandemia, durante o qual passavam muito tempo a jogar PlayStation.

"Somos bons amigos, sempre me tratou bem. Agora vemo-nos menos porque está sempre a viajar e a treinar. Mas sempre que passa por aqui, passamos algum tempo juntos."

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta