Este aumento coloca Portugal acima da média e posiciona o país como o 12.º Estado-membro com maior subida de custos salariais por hora.
Comentários: 0
Aumento dos custos com salários
Eurostat

Em Portugal, os custos com salários por hora trabalhada aumentaram 4,7% no terceiro trimestre de 2025, acima da média da União Europeia e da Zona Euro. Apesar deste crescimento, o ritmo desacelerou face ao trimestre anterior, quando a subida tinha sido de 5,5%. Os custos não salariais registaram também um aumento de 4,7%, refletindo uma tendência de crescimento geral dos encargos laborais.

Segundo o ECO, este aumento coloca Portugal acima da média comunitária – 3,7% na UE e 3,3% na Zona Euro – e posiciona o país como o 12.º Estado-membro com maior subida de custos salariais por hora. O jornal sublinha que a variação homóloga em Portugal continua a situar-se em níveis superiores aos registados em países como França (1,3%) e Espanha (2,0%), mas abaixo de nações como Bulgária (12,4%) e Lituânia (9,7%).

O ECO também realça que, embora o aumento dos custos salariais continue a superar a média europeia, há sinais de abrandamento em relação aos trimestres anteriores. Esta evolução sugere uma desaceleração no ritmo de crescimento dos encargos laborais, mas mantém Portugal num patamar de custos mais elevado em comparação com grande parte dos parceiros europeus.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta