Tabelas do IRS (já publicadas) garantem isenção mensal até 920 euros
As novas tabelas de retenção na fonte do IRS que se vão aplicar aos salários e pensões de 2026 foram publicadas esta terça-feira (6 de janeiro de 2026) no Portal das Finanças, refletindo a descida do IRS e garantindo isenção de tributação até aos 920 euros.
Salário anual de Christine Lagarde chega aos 726.000 euros
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, recebe cerca de 726.000 euros por ano, segundo uma análise do Financial Times, mais 55,8% do que o salário base oficial comunicado pelo instituto emissor (466.000 euros). Dessa forma, a ex-ministra da Economia francesa tem um salário que mais do que triplica o de 203.000 euros do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, e que supera em 21% o salário da líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Reformas: metade dos pensionistas recebia 462 euros por mês
Metade dos pensionistas por velhice recebia uma pensão abaixo dos 462 euros, apesar de a média ser de 645 euros, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP), que assinalam ainda as diferenças entre géneros.De acordo com a análise aos microdados da Segurança Social referentes
Custos salariais sobem 4,7% em Portugal e superam média da UE
Em Portugal, os custos com salários por hora trabalhada aumentaram 4,7% no terceiro trimestre de 2025, acima da média da União Europeia e da Zona Euro. Apesar deste crescimento, o ritmo desacelerou face ao trimestre anterior, quando a subida tinha sido de 5,5%.
Subsídio de Natal: quem recebe, quando é pago e como se calcula?
O subsídio de Natal é um dos rendimentos extra mais aguardados do ano e funciona como um verdadeiro alívio no orçamento familiar numa altura marcada por mais despesas em alimentação, casa, educação e saúde.
Salário médio anual em Portugal é 24.800 euros - o 10º mais baixo da UE
O salário médio anual do trabalhador a tempo inteiro em Portugal foi de 24.818 euros em 2024, abaixo dos 39.800 euros medianos na União Europeia (UE), sendo o 10º país com o valor mais baixo, divulgou esta quarta-feira (12 de novembro de 2025) o Eurostat.
Salários: remuneração bruta mensal média aumenta 2,6% em termos reais
A remuneração bruta mensal média por trabalhador aumentou 5,3% para 1.615 euros no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2024, mas, em termos reais, considerando a inflação, subiu 2,6%, divulgou esta sexta-feira (14 de novembro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Duas mil mulheres perderam o emprego por serem mães em 2024
Em 2024, mais de duas mil mulheres em Portugal perderam o emprego por motivos ligados à maternidade, segundo dados da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). O organismo recebeu 2170 comunicações de empresas que pretendiam despedir ou não renovar contratos de trabalho de mulheres grávidas, puérperas, lactantes ou em licença parental. Este é o segundo valor mais elevado em cinco anos, apenas superado em 2020, sendo que o ano passado registou também o maior número de despedimentos neste período.
Lisboa é a cidade da UE onde se gasta mais salário em habitação
Lisboa, Barcelona e Madrid são as cidades da União Europeia (UE) onde os habitantes destinam uma maior percentagem do salário para pagar a habitação, de acordo com um relatório divulgado pelo Conselho Europeu esta quarta-feira, dia 22 de outubro.O relatório divulgado esta quarta-feira pela equipa li
Portugal tem os preços das casas mais sobrevalorizados da UE
O acesso à habitação está cada vez mais difícil na Europa, com os preços das casas a subir muito mais rápido do que os rendimentos das famílias nos últimos anos. E Portugal está em especial destaque neste cenário pelos piores motivos: foi um dos Estados-membros onde o custo da habitação mais do que triplicou na última década. Aliás, a Comissão Europeia (CE) estima que Portugal é o país da União Europeia que tem os preços das casas mais sobrevalorizados (em cerca de 35%).
Estes são os salários dos presidentes de câmara e dos vereadores...
Os salários dos presidentes de câmara e dos vereadores em Portugal variam consoante o tamanho do município e o número de eleitores. Quanto maior o concelho, maior a remuneração, seguindo um modelo proporcional que visa refletir a responsabilidade e a dimensão do mandato. Além do salário base, os autarcas recebem despesas de representação e subsídios, como os de férias e de Natal, pagos pelo município.
Salários: quanto ganham os presidentes das juntas de freguesia?
O salário dos presidentes de junta de freguesia em Portugal depende do número de eleitores da freguesia e do regime de trabalho do cargo, seja a tempo inteiro, meio tempo ou não permanente. Existem cinco escalões de remuneração consoante o número de votantes, que vão desde freguesias com menos de cinco mil eleitores até às com mais de 20 mil, sendo que quanto maior o número de eleitores, maior é a remuneração.
Lisboa entre as capitais europeias onde custo de vida supera salário
Os rendimentos e o custo de vida variam muito entre as capitais europeias.
Salários a subir aumentam poder de compra de trabalhadores em Portugal
A remuneração bruta mensal média por trabalhador em Portugal subiu 3,7% em termos reais no segundo trimestre de 2025, registando o maior crescimento homólogo dos últimos meses. Segundo dados oficiais do INE, a média global das remunerações atingiu 1.741 euros no trimestre terminado em junho de 2025, um aumento de 6% face ao mesmo período de 2024.
Salário médio de trabalhadores domésticos é inferior a 360 euros
O salário médio dos trabalhadores do serviço doméstico declarado à Segurança Social (SS) é inferior a 360 euros, abaixo do Salário Mínimo Nacional (SMN), segundo dados oficiais. De acordo com estatísticas enviadas à Lusa pelo Instituto da Segurança Social (ISS), em dezembro de 2024, um trabalhador recebia, em média, 358 euros. O Governo quer, de resto, acabar com a criminalização da não declaração do trabalho do serviço doméstico, sendo que a mudança não isenta os empregadores da obrigação de comunicar a contratação de uma empregada de limpeza à SS.
Salários: rendimento mediano está a crescer – mas de forma desigual
Em 2023, o rendimento mediano declarado pelos portugueses, depois de deduzido o IRS, fixou-se em 11.446 euros anuais. Este valor representa uma subida de 7,2% face a 2022 e mostra que o rendimento está a crescer no país — embora de forma desigual. Ao todo, 71 municípios ultrapassaram a média nacional, com destaque para Oeiras (15.862 euros), Lisboa (14.282 euros) e Alcochete (13.654 euros).
IRS: empresas já estão a aplicar as novas tabelas de retenção na fonte
As empresas que processarem salários a partir desta sexta-feira (1 de agosto de 2025) têm de aplicar as novas tabelas de retenção na fonte do IRS fixadas pelo Governo, com taxas mais baixas do que nos primeiros sete meses do ano.
Novo IRS 2025 já é conhecido: como fica a retenção nos salários?
Já são conhecidas as novas tabelas de IRS que vêm reduzir o desconto mensal do imposto nos salários e pensões até ao fim do ano. Em agosto e setembro, vão ser aplicadas taxas excecionalmente mais baixas para compensar as retenções na fonte realizadas desde o início do ano.
Descida do IRS em 2025 aprovada no Parlamento em votação final global
O Parlamento aprovou esta quarta-feira (16 de julho de 2025), em votação final global, a proposta de redução do IRS em 2025 e o compromisso para existir uma nova descida no próximo ano, a inscrever no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
IRS vai descer em 2025 depois de aprovada a proposta do Governo
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi aprovada no parlamento na sexta-feira (dia 4 de julho) com os votos a favor do PSD, CDS-PP, Chega, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
Acesso à habitação bloqueia autonomia dos jovens em Portugal e Espanha
O acesso à habitação continua a ser um dos maiores bloqueios à autonomia dos jovens em Portugal e Espanha, sobretudo devido aos preços elevados das casas, aos rendimentos insuficientes e à escassez de imóveis acessíveis. Esta é uma das conclusões a retirar de estudos realizados nos dois países pela mediadora imobiliária Century 21 Portugal e Century 21 Espanha.
Custos por hora de trabalho sobem na UE: Portugal acompanha a tendência
No primeiro trimestre de 2025, os custos por hora de trabalho aumentaram 3,4% na Zona Euro e 4,1% na União Europeia (UE), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo os dados do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal registou um aumento de 4%.
Construção em Portugal: atividade acelera para 1,9% em abril
A atividade da construção em Portugal acelerou o seu crescimento em abril face ao mês anterior.
Custos de trabalho aumentam 4% – mas subida está a desacelerar
No primeiro trimestre de 2025, o Índice de Custo do Trabalho (ICT), que mede os custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada, aumentou 4% em relação ao período homólogo de 2024, sendo que tinha aumentado 10,1% no trimestre anterior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que permitem ainda concluir, por exemplo, que o ICT em termos homólogos baixou bastante face ao primeiro trimestre dos últimos dois anos: 6,6% nos dois casos.
Salários na UE: que países pagam mais e quanto se ganha em Portugal
Os salários médios diferem muito entre os vários países da União Europeia (UE), tal como o custo de vida, existindo várias definições de salário, ordenado e rendimentos, cada uma refletindo diferentes aspetos. Os números mais recentes indicam que, em 2023, o salário médio mensal bruto ajustado para um trabalhador a tempo inteiro variou entre 1.125 euros na Bulgária e 6.755 euros no Luxemburgo, sendo a média da UE de 3.155 euros. Em Portugal, o valor fixa-se em 1.911 euros.