Custos das empresas com salários em Portugal e na UE

Custos das empresas com salários sobem 5,5% em Portugal no 4º trimestre

No quarto trimestre de 2023, os custos do trabalho por hora aumentaram 3,4% na Zona Euro, 4% na União Europeia (UE) e 5,7% em Portugal, face ao período homólogo, segundo dados do Eurostat. De referir que há duas grandes componentes nesses custos: os salários e os outros encargos. Relativamente aos ordenados, subiram 3,1% na Zona Euro e 3,8% no conjunto da UE em termos homólogos. Em Portugal, o crescimento foi ligeiramente superior: 5,5%.
Salário mínimo português ultrapassado pelo da Polónia

Salário mínimo português ultrapassado pelo da Polónia em 2024

O salário mínimo em Portugal aumentou para 956,67 euros brutos em 2024, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Um crescimento, no entanto, que não foi suficiente para melhorar a posição do país face aos restantes parceiros europeus, visto que Portugal desceu um lugar no ranking e foi ultrapassado pela Polónia, tendo passado de 10º para 11º lugar.  
Taxa de esforço de comprar ou arrendar casa

Comprar ou arrendar casa em Portugal: taxa de esforço dispara em 2023

As casas para comprar e arrendar em Portugal continuaram a ficar mais caras em 2023. E embora o ritmo de subida do custo da habitação tenha abrandando em algumas cidades, a verdade é que continuaram a crescer a maior velocidade do que os salários das famílias. Em resultado, a taxa de esforço para comprar ou arrendar casa subiu no último ano em praticamente todas as capitais de distrito portuguesas, de acordo com um estudo realizado pelo idealista. O esforço exigido para arrendar casa em Portugal aumentou dezanove pontos percentuais (p.p.), passando de 62% no quarto trimestre de 2022 a 81% no quarto trimestre de 2023. Já na compra de casa, a taxa de esforço nacional aumentou 14 pontos, passando de 57% para 71% entre estes dois momentos.
Salários na construção

Emprego na construção aumentou 5,8% em 2023 – e salários 12,4%

Apesar dos elevados custos dos materiais e mão de obra durante 2023, a construção em Portugal manteve-se produtiva. Quem o diz é o Instituto Nacional de Estatística (INE), indicando que a produção na construção cresceu 5,8% durante o ano passado, mais 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior.
Salário mínimo em Portugal e na UE

Poder de compra: Portugal tem o 9º salário mínimo mais baixo da UE

Portugal é, em 2023, o 9º país da União Europeia (UE) com o salário mínimo mais baixo, em Paridade de Poder de Compra (PPC), segundo a Pordata. De acordo com a Base de Dados de Portugal Contemporâneo – é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos –, Alemanha e Luxemburgo são os países onde o poder de compra do salário mínimo é maior, encontrando-se a Bulgária no último lugar da lista.