Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Salários

Últimas notícias sobre "Salários" publicadas em idealista.pt/news

Coronavírus fez mudar regras laborais: guia para trabalhadores, empresas e desempregados

Há novas regras no mercado laboral, impostas na sequência do coronavírus. Para trabalhadores e empresas, e também para quem está desempregado, a pandemia trouxe uma nova realidade, que importa “descodificar”. Compilamos neste guia a informação mais relevante e que tem saído de forma avulsa por vários meios. Toma nota.

Notícia sobre:

Salário de 60 mil euros anuais? Isso decidiu Dan Price para todos os trabalhadores da sua empresa

A história remonta a 2015 e tem como protagonista Dan Price, CEO da empresa de processamento de pagamentos em cartões de crédito Gravity Payments, com sede em Seattle, nos EUA. O que fez Price? Reduziu o salário anual de 1,1 milhões de dólares (960.000 euros) para 70.000 dólares (61.000 euros), hipotecou a casa e abdicou das poupanças para aumentar o salário dos 120 trabalhadores: ficaram todos a ganhar o mesmo: os referidos 61.000 euros por ano.

Notícia sobre:

Salários a subir em 2019: portugueses ganharam em média 1.276 euros brutos por mês

Em 2019, a remuneração bruta mensal por trabalhador aumentou 2,7%, para 1.276 euros, e a componente regular aumentou 2,6%, para 1.038 euros, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), salientando que, “em termos reais, as variações foram 2,4% e 2,2%, respetivamente”. 

Notícia sobre:

IRS: há novas tabelas de retenção na fonte – faz as tuas simulações

Já são conhecidas as tabelas de retenção na fonte para efeitos de IRS para 2020, que indicam o valor dos salários ou pensões a partir do qual se começa a descontar já a partir deste mês. De referir que os trabalhadores dependentes e pensionistas com rendimentos até 659 euros mensais vão ficar isentos de retenção na fonte, um valor que sobe 0,7% em linha com o aumento de outras prestações sociais como as pensões mais baixas.

Notícia sobre:

O salário mínimo líquido em Portugal e no mundo em 2020 – e o que mudou (ou não) face a 2019

O Salário Mínimo Nacional (SMN) subiu de 600 para 635 euros no primeiro dia de 2020, uma medida que deverá aranger 720 mil trabalhadores. Mas quanto é que um trabalhador português ganha, após descontos, em termos líquidos? São 565 euros, mais 5,8% que os 534 euros em vigor em 2019.

Notícia sobre:

Salário mínimo nacional atualizado já está em vigor: subiu para 635 euros

Ano novo, vida nova. O salário mínimo nacional subiu de 600 para 635 euros no primeiro dia de 2020, traduzindo-se num aumento líquido de 31,13 euros por mês e sem surtir efeitos a nível do IRS – quem o recebe vai continuar isento deste imposto.

Notícia sobre:
Photo by Juliane Liebermann on Unsplash

Sabes como o IRS do OE2020 vai afetar o teu salário? Calcula aqui...

A proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) já chegou à Assembleia da República. Apresentamos-te, em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC), um conjunto de simulações para efeitos de cálculo de IRS que podem ajudar a perceber como as medidas previstas pelo Governo vão afetar o teu salário, consoante a tua situação pessoal e o nível de rendimentos. 

Notícia sobre:

Trabalhadores do Porto ganham (bem) menos que os de Lisboa – com as mesmas funções

Um trabalhador no Porto ganha em média menos 9,6% – salário médio bruto anual – que um em Lisboa que tenha a mesma função e experiência profissional. Tendo como referência um patamar de experiência profissional entre seis a dez anos, são, em média, menos 4.820 euros brutos anuais de salário.

Notícia sobre:

Aumento do salário mínimo pode deixar até 100.000 pessoas no desemprego

As novas subidas do salário mínimo "sem medidas significativas de aumento da produtividade" podem provocar entre 50 mil e 100 mil novos desempregados. O aviso é do Fórum para a Competitividade, que alerta ainda para uma possível “degradação das contas externas”.

Notícia sobre: