Mais um evento nos céus que terá um impacto sobre a tua rotina. Conhece o eclipse solar de 17 de fevereiro e o que significa.
Comentários: 0
eclipse solar parcial
Unsplash

A 17 de fevereiro de 2026, o céu volta a surpreender. Um eclipse solar marcará o início de um novo ciclo astronómico e, para muitos, também simbólico. 

Mas afinal, o que vai realmente acontecer? Onde poderá ser visto? E que significado lhe é atribuído pela astrologia? Reunimos as principais dúvidas dos utilizadores e respondemos de forma clara.

O que significa exatamente o eclipse de 17 de fevereiro de 2026?

eclipse solar
Unsplash

Trata-se de um eclipse solar anular.  A Lua posiciona-se entre o Sol e a Terra, mas como estará um pouco mais distante do nosso planeta, não cobrirá totalmente o disco solar. O resultado é a formação de um “anel de fogo”, um círculo luminoso visível em torno da silhueta escura da Lua. Este será o primeiro eclipse solar de 2026 e ocorrerá a 28.º grau de Aquário. 

Nos dias 2 e 3 de março ocorrerá um eclipse lunar total, a 12 de agosto, terá lugar um eclipse solar total, e já entre 27 e 28 de agosto, acontecerá um eclipse lunar parcial, que poderá ser visível no continente europeu. 

Onde será visível o eclipse de 17 de fevereiro?

O fenómeno será visível na Antártida e parcialmente em algumas regiões de África e da América do Sul. Nas zonas de visibilidade parcial, apenas parte do Sol ficará encoberta. Em Portugal e na maioria da Europa, o eclipse de 17 de fevereiro não será visível. Ainda assim, o interesse mantém-se elevado devido ao simbolismo associado ao evento.

Nota que pode ser perigoso observar um eclipse solar se não forem utilizados os equipamentos adequados. Nunca se deve olhar diretamente para o sol sem proteção certificada. De referir que os óculos de sol comuns não oferecem proteção suficiente.

Qual é o significado astrológico deste eclipse?

Na astrologia, os eclipses simbolizam portais de mudança. São vistos como momentos de aceleração de processos, revelação de verdades ocultas e redirecionamento de caminhos. Este eclipse ocorre no signo de Aquário, associado à inovação, ao coletivo, à liberdade e à rutura com padrões antigos. Ao acontecer próximo do Nodo Norte da Lua, intensifica-se a ideia de propósito e evolução.

Muitos astrólogos defendem que os efeitos de um eclipse podem estender-se pelos seis meses seguintes, especialmente na área do mapa natal onde o fenómeno incide.

 

Que temas poderão ganhar maior destaque?

Aquário é um signo ligado à tecnologia, aos grupos, às amizades e às causas coletivas. Assim, questões relacionadas com inovação tecnológica, movimentos sociais e mudanças estruturais podem ganhar força no plano coletivo.

No plano individual, fala-se de libertação de padrões emocionais e mentais, especialmente para os signos da chamada “cruz fixa”: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Estes poderão sentir maior pressão para abandonar estruturas que já não fazem sentido.

Urano, planeta regente de Aquário, estará em tensão com esta Lua Nova, reforçando o potencial disruptivo do momento. 

 

Que signos sentirão mais o eclipse?

Além de Aquário, os restantes signos de ar, como Gémeos e Balança, tendem a experienciar este ciclo de forma mais fluida, embora não signifique necessariamente facilidade.

Os signos de água, como Caranguejo, Escorpião e Peixes, também poderão sentir impactos emocionais mais profundos, especialmente devido a aspetos harmoniosos que envolvem Vénus, Mercúrio e Júpiter.

 

O eclipse pode mesmo afetar a minha saúde?

homem com dores de cabeça
Unsplash

Do ponto de vista científico, não há evidências de que eclipses solares provoquem efeitos físicos diretos na saúde humana. Astrologicamente, Aquário associa-se ao sistema nervoso e à circulação, incluindo o coração. 

Por isso, recomenda-se atenção ao stress e à gestão emocional neste período. Independentemente das crenças pessoais, um eclipse pode servir como convite à reflexão. É um momento simbólico de pausa e reavaliação e para: 

  • Rever objetivos pessoais e profissionais;
  • Libertar compromissos que já não fazem sentido;
  • Cultivar relações alinhadas com os seus valores;
  • Reduzir estímulos excessivos e proteger o equilíbrio emocional;
  • Apostar na criatividade e na inovação;
  • Renovar a decoração da casa e aproveitar para reorganizar divisões, desapegar-se de objetos acumulados, introduzir plantas, apostar em tons mais leves ou em peças que tragam significado e bem-estar.

A conjunção de Vénus com o Nodo Norte sublinha a importância das relações e da beleza como caminho evolutivo. Já o trígono entre Mercúrio e Júpiter favorece conversas profundas e decisões guiadas pela sensibilidade.

O que esperar nos meses seguintes?

Os eclipses raramente trazem acontecimentos completamente inesperados e, em vez disso, funcionam como catalisadores de processos que já estavam em movimento, ainda que de forma silenciosa. 

Nos seis meses seguintes a 17 de fevereiro de 2026, será comum observar a consolidação de escolhas, rompimentos e ajustes que começaram a surgir neste período, especialmente nas áreas ligadas à autonomia pessoal, à inovação tecnológica e às amizades. Aquilo que hoje se manifesta como simples inquietação pode evoluir para transformações tangíveis e duradouras.

Mais do que antecipar acontecimentos, este eclipse funciona como um verdadeiro convite à consciência. Se há algo que pede transformação, seja uma relação, um padrão mental ou uma ambição adiada, este momento pode ser o impulso necessário para agir com clareza e coragem. Aproveita para criar um pequeno ritual do eclipse no teu quarto, aproveitando a energia simbólica do dia para iniciar uma nova etapa, neste que será também o dia do Carnaval. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta