Sabias que as fases da lua podem influenciar a qualidade do teu sono? Descobre o que dizem os estudos científicos sobre o tema.
Comentários: 0
Como a lua afecta o sono
Freepik

O stress, a ansiedade, a má alimentação e a rotina agitada são fatores comuns que prejudicam o sono. Mas há quem diga que, durante a lua cheia, dormir se torna ainda mais difícil. 

Será mito ou realidade? A ciência tem algumas respostas surpreendentes.

A lua cheia interfere mesmo no sono?

Embora continue a ser um tema de debate e de algum ceticismo, nos últimos anos foram realizados estudos que mostram que as variações da gravidade lunar ao longo do ciclo podem, de facto, influenciar os nossos ritmos biológicos:

  • Um estudo recente da National Geographic Latinoamérica concluiu que a lua cheia pode influenciar o descanso e o estado de ânimo de algumas pessoas. Ao acompanhar cada paciente ao longo do tempo, detetaram-se padrões cíclicos e observou-se que tanto indivíduos com transtornos mentais como aqueles sem qualquer diagnóstico apresentavam mais dificuldade em adormecer e maior agitação durante esta fase lunar;
  • Na Universidade de Basileia, na Suíça, 33 voluntários foram monitorizados sem saberem o motivo. O resultado mostrou que, nos dias próximos da lua cheia, os participantes demoravam em média mais 5 minutos a adormecer e registavam uma redução até 30% no sono profundo. Além disso, os níveis de melatonina (hormona que regula o sono) eram mais baixos durante este período;
  • Por sua vez, uma investigação da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina), em colaboração com as universidades de Washington e Yale, analisou padrões de sono em diferentes contextos. Descobriram que, nas noites anteriores à lua cheia (entre 3 a 5 dias antes do plenilúnio), as pessoas iam para a cama cerca de 30 minutos mais tarde e dormiam aproximadamente 50 minutos menos do que o habitual. O mais surpreendente foi verificar que este padrão se repetia em todos os ambientes, tanto em zonas urbanas com eletricidade como em comunidades onde a única fonte de luz noturna era a lua.

Porque é que custa mais dormir durante a lua cheia?

Uma das razões pelas quais a lua cheia pode provocar insónias é o aumento da luminosidade noturna nesta fase, que pode interferir na produção de melatonina, a hormona responsável por regular o ciclo do sono. Com mais luz ambiente, mesmo natural, o corpo pode interpretar que ainda não é hora de dormir, o que favorece a dificuldade em adormecer.

Além do aspeto fisiológico, existe também um componente psicológico: o simples facto de sabermos que é noite de lua cheia pode levar-nos, de forma inconsciente, a antecipar um mau descanso e a reforçar essa ideia. Esta expectativa gera mais inquietação e dificuldade em conciliar o sono.

Efeitos da lua cheia nas pessoas: mais do que insónias?

Como demonstram os estudos, a lua cheia pode influenciar o sono, provocando:

  • Maior dificuldade em descansar e, consequentemente, mais fadiga e cansaço durante o dia;
  • Alterações no estado de espírito, especialmente em pessoas com perturbações do foro psicológico, como o transtorno bipolar;
  • Outro ponto frequentemente referido é a semelhança entre o ciclo lunar e o ciclo menstrual: o primeiro tem cerca de 29,5 dias e o segundo, em média, 29 dias. Contudo, não existem provas científicas sólidas que confirmem esta ligação.

Como dormir melhor durante a lua cheia?

Apesar de a lua cheia poder influenciar ligeiramente o descanso, com uma boa higiene do sono é possível dormir bem:

  • Manter uma rotina regular de sono: deitar-se e levantar-se sempre a horas semelhantes, mesmo ao fim de semana;
  • Evitar estimulantes à noite: reduzir cafeína, álcool e optar por jantares leves;
  • Limitar a exposição à luz e aos ecrãs: desligar dispositivos pelo menos uma hora antes de dormir, para não inibir a melatonina;
  • Reservar a cama apenas para dormir: evitar estudar, trabalhar ou ver séries nela;
  • Praticar técnicas de relaxamento: meditação e exercícios de respiração ajudam a diminuir a ansiedade em noites de lua cheia.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta