
NIF: nomeação de representante fiscal deixa de ser obrigatória
O Número de Identificação Fiscal (NIF) faz parte do dia a dia dos portugueses, sendo usado, por exemplo, para pedir faturas. Mas será que todos os consumidores têm de ter NIF? E quem vive no estrangeiro e investe em Portugal, nomeadamente no setor imobiliário, como tem de proceder? Tem de ter NIF, ou pode nomear um representante fiscal? Respondemos a estas e outras perguntas com a ajuda de especialistas juristas.

As vantagens de pedir fatura com número de contribuinte
Ainda há quem não tenha o hábito de associar o Número de Identificação Fiscal (NIF) às compras que faz no dia a dia, para que o Estado não controle aquilo que ganha e aquilo que gasta – na verdade, esta é a única forma que o Estado tem de combater a evasão fiscal, daí ser tão importante pedir fatura com o número de contribuinte. Mas também há vantagens para os consumidores. Mostramos-te quais são.

Faturas com número de contribuinte sobem 45% num ano
Há cada vez mais consumidores a pedir fatura com Número de Identificação Fiscal (NIF). Segundo dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o número de faturas emitidas aumentou 45% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado, para os 46 milhões.

envio de facturas ao fisco triplicou em três dias
em três dias, o número de facturas que os restaurantes enviaram para a autoridade tributária e aduaneira (at) triplicou, passando de 3,09 milhões para 9,11 milhões.
sem número de contribuinte despesas de filhos ficam fora de irs
as famílias têm de pedir até final de março o número de identificação fiscal (nif) dos filhos ou outros dependentes a cargo para poderem deduzir despesas relacionadas com os mesmos na declaração de irs de 2010.