Crédito da casa

Seguro de vida no crédito habitação: é obrigatório contratar?

A compra de uma casa é muitas vezes uma decisão que as famílias tomam para a vida, nomeadamente quando têm de pedir um empréstimo ao banco para o conseguirem fazer. Mas esse pode ser um processo com vários passos a dar. Um deles está relacionado com o seguro de vida, que “em grande parte das situações é uma condição obrigatória para a aprovação do respetivo crédito”, recorda da Deco. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
PCP e Chega querem usar lucros dos bancos para baixar crédito da casa

PCP e Chega querem baixar crédito habitação usando lucros dos bancos

As prestações do crédito habitação dispararam nos últimos meses para muitos portugueses, na sequência da subida galopante das taxas Euribor. O Governo mostra-se atento ao tema e permite que as famílias em dificuldades possam pedir junto dos bancos o acesso à bonificação dos juros nos empréstimos. Sabe-se agora que PCP e Chega estão em sintonia num tema: ambos os partidos querem usar os lucros conseguidos pelos bancos para baixar os encargos com os empréstimos da casa. Também o BE quer aumentar a contribuição sobre o setor bancário. A concessão e crédito habitação estará em debate esta quinta-feira (18 de maio de 2023) na Assembleia da República (AR).
Mediação imobiliária, partilha e liderança discutidos em Famalicão

Imobiliário está "sempre a mudar" – como sair vencedor? Guru responde

“O mercado imobiliário sempre foi um ciclo. Está em constante mudança e haverá vencedores e perdedores. Os vencedores sabem como enquadrar as coisas de uma forma positiva, que foca os seus profissionais imobiliários em como tirar partido das forças do mercado”. A garantia é dada por Vinnie Tracey, presidente da Realty One Group (EUA), ao idealista/news. Vinnie Tracey é um dos nove storytellers que sobe esta terça-feira (24 de janeiro de 2023) ao palco da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, para participar na primeira edição da Business Conference. 
Desafios da mediação imobiliária: a visão de quem anda no terreno

Desafios da mediação imobiliária: a visão de quem anda no terreno

Primeiro foi a pandemia da Covid-19 e agora é a guerra na Ucrânia, que está a contribuir para fazer disparar a inflação – já está nos 8,7% em Portugal – e para acelerar a anunciada subida das taxas de juro. Pelo meio, aumentam também os custos de construção e, claro, o poder de compra dos portugueses é esmagado, à boleia da subida dos preços. Que impacto terão estes e outros fatores no setor imobiliário, nomeadamente na mediação imobiliária? E o que se pode esperar do futuro? Incerteza é palavra de ordem, mas resiliência também. Contamos tudo com a ajuda de profissionais do setor. ”Do lado” da promoção imobiliária, conforme escrevemos, a confiança mantém-se, apesar de haver (muitos) desafios.
Remax teve o melhor trimestre de sempre

Negócio da Remax em alta: já transacionou 92% do total de imóveis de 2020

O negócio da compra, venda e arrendamento de casas está a correr de feição à imobiliária Remax, que continua a crescer, mesmo em tempos de pandemia, tendo registado o melhor trimestre de sempre – entre julho e setembro de 2021, registou um total de volume de negócios na ordem dos 1,72 mil milhões de euros, relativos a 20.471 transações. E mais: até setembro, ou seja, nos primeiros nove meses do ano, transacionou já 92% do total de imóveis do ano anterior. Destaque ainda para o facto de os portugueses representarem a maioria (81,2%) dos investidores, à semelhança do que aconteceu em ciclos anteriores.