Arte contemporânea

Primeira trienal de arte contemporânea do Vaticano com mão portuguesa

O Vaticano, através do Dicastério para a Cultura e a Educação, anunciou que vai organizar uma trienal de arte contemporânea, cuja primeira edição está prevista para 2026. A iniciativa, que envolve diversas universidades católicas, terá como tema “Exercícios de Empatia” e será organizada em simultâneo em cerca de dez cidades, procurando dialogar com as cenas artísticas locais e reforçar a ligação da Igreja à arte contemporânea.
Bienal de Veneza 2025

Uma viagem à descoberta da Bienal de Arquitetura de Veneza 2025

Depois de ter começado oficialmente a 10 de maio de 2025, a Bienal de Arquitetura de Veneza 2025 prolonga-se até 23 de novembro. Serão cinco meses em que a Lagoa de Veneza acolhe 66 participações nacionais e uma exposição principal com um tema comum: a necessidade de a arquitetura aproveitar todas as formas de inteligência existentes para enfrentar os desafios das alterações climáticas.

Pré-fabricada e futurista: assim é a nova casa de Norman Foster

'Essential Homes' é o mais recente projeto do famoso arquiteto Norman Foster, apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza. Trata-se de uma casa pré-fabricada direcionada para o futuro e que promete cobrir todas as necessidades básicas. Trata-se de um protótipo de habitação sustentável que combina inovação arquitetónica e consciência ambiental.
Demas Nwoko

Arquiteto Demas Nwoko recebe Leão de Ouro na Bienal de Veneza

O arquiteto e artista nigeriano Demas Nwoko vai ser distinguido com o Leão de Ouro de carreira pela Bienal de Arquitetura de Veneza, que será entregue a 20 de maio, na abertura da exposição internacional, em Itália. Demas Nwoko nasceu em 1935 em Idumuje-Ugboko, no sul da Nigéria, filho de um Obi (g
Bienal de Veneza

Bienal de Veneza 2023 terá como tema "O Laboratório do Futuro"

A Bienal de Arquitetura de Veneza, que decorrerá de 20 de maio a 26 de novembro de 2023 naquela cidade italiana, vai ter como título e tema “O Laboratório do Futuro”, segundo o anúncio feito pela organização.“As novas tecnologias aparecem e desaparecem continuamente, dando-nos vislumbres não fi
Bienal de Veneza: Portugal vai ter uma casa maior para se mostrar

Bienal de Veneza: Portugal vai ter uma casa maior para se mostrar

O 2º piso do Palácio Franchetti, nas margens do Grande Canal de Veneza (Itália), será a nova morada de Portugal na Bienal de Veneza. Com mais 500 metros quadrados (m2) de área expositiva, a partir de 2022, este será o espaço fixo para as exposições de arte contemporânea e arquitetura que constituam a representação oficial portuguesa nas bienais. O contrato foi tornado público na semana passada, no âmbito da inauguração oficial do Pavilhão de Portugal da 17.ª Bienal de Arquitetura.