Comprar casa em Portugal

IVA na construção: “Descida gradual evita choque nos preços das casas”

Quem está a construir habitação em Portugal sente uma constante mudança de políticas, uma instabilidade que acaba por travar a colocação de mais casas no mercado. E as mais recentes medidas que entraram em vigor, como é o caso da isenção de IMT para jovens, vêm estimular ainda mais a procura de casas, o que acaba por dar gás à subida de preços. E desengane-se quem acredita que a descida do IVA na construção para 6% vai trazer casas mais baratas no imediato. Esta visão de quem está no terreno é partilhada por Mariana Arrochella Lobo, Partner e CEO da ARC Homes Portugal, em entrevista ao idealista/news. “A descida do IVA na construção tem de ser gradual, para que evitar que haja concorrência entre produtos e choques nos preços das casas”, defende a responsável da promotora imobiliária nacional, de origem espanhola, que começou a desenvolver negócios no país há cerca de três anos e tem mais de 140 casas em construção no Porto (e novos projetos à espreita).
Mais oferta de casas com IVA a 6%

Construção com IVA a 6% trará mais casas e a preços mais baixos

Os aplausos ecoaram na fileira da construção e do imobiliário assim que o Governo de Montenegro anunciou que ia descer o IVA na construção nova de 23% para 6%. Esta é mesmo a medida do pacote Construir Portugal que terá “maior impacto” na resolução da crise de acesso à habitação em Portugal, concordam vários especialistas ouvidos pelo idealista/news. Isto porque acreditam que ao baixar a carga fiscal na construção será possível construir mais casas, tanto para comprar como para arrendar, e até a preços mais acessíveis e compatíveis com os salários das famílias.

Como aquecer a casa? Recuperadores e caldeiras baixam IVA para 6%

O frio está a chegar a Portugal, num momento em que a crise energética está instalada no espaço europeu. Foi a pensar nisso que o Governo aprovou no Orçamento de Estado 2023 (OE2023) a redução do IVA de 23% para 6% em vários equipamentos para aquecer a casa. O IVA está, portanto, reduzido na compra de recuperadores de calor, salamandras ou caldeiras a biomassa.
mais de duas mil casas foram devolvidas à banca em apenas três meses

espanha baixa iva na compra de casas novas

de acordo com o jornal espanhol "cinco dias", em conselho de ministros extraordinário, o governo de madrid aprovou ontem medidas anti-crise através das quais espera arrecadar quase 5.000 milhões de euros mais para os cofres do estado.