
Em que países a confiança nas notícias é maior e menor?
Todos os anos, o Reuters Institute for the Study of Journalism publica um relatório sobre o consumo de notícias digitais. A última edição, baseada em inquéritos a mais de 93 mil pessoas em 46 países, documenta como a confiança geral nas notícias diminuiu dois pontos percentuais (p.p.) no ano passado. Cerca de quatro em cada dez pessoas diz confiar na maioria das notícias em grande parte do tempo. Entre os países inquiridos, a Finlândia continua a ser o país com o nível de confiança mais elevado (69%). Já a Grécia encontra-se na cauda da tabela (19%).

Em que países há mais (e menos) liberdade de imprensa
A Organização não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou o seu mais recente Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, um relatório anual que analisa a atividade jornalística em 180 países e territórios do mundo. Portugal desceu dois lugares no ranking de 2023: ocupa agora a 9ª posição, passando de uma “situação muito boa” para o grupo de países com “uma situação satisfatória”.

Radiografia do dia: Investimento feito pela imprensa dos EUA em publicidade desde 1950
É inegável que os meios de comunicação não estão a passar por um bom momento, sobretudo no que diz respeito à imprensa. A crise fez com que o investimento em publicidade fosse diminuindo com os anos nos EUA, tendo atingido, em 2012, níveis anteriores a 1950.

o que se diz “lá fora” e na blogosfera sobre as autárquicas
a imprensa estrangeira online não “esqueceu” as eleições autárquicas realizadas em portugal este domingo, sublinhando a “pesada derrota” do psd. um facto, de resto, salientado pelo presidente do partido e primeiro-ministro pedro passos coelho.

radiografia do dia: consumo de meios de comunicação tradicionais vs digitais em vários países
o gráfico em cima revela qual é o consumo médio de meios de comunicação tradicionais (imprensa, rádio e televisão) quando comparado com os meios de comunicação digitais (computador e telemóveis) em vários países