Portugal desceu dois lugares no ranking de 2023 da ONG Repórteres Sem Fronteiras e ocupa agora a 9ª posição.
Comentários: 0
A liberdade de imprensa em Portugal e no mundo
Statista

A Organização não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou o seu mais recente Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, um relatório anual que analisa a atividade jornalística em 180 países e territórios do mundo. Portugal desceu dois lugares no ranking de 2023: ocupa agora a 9ª posição, passando de uma “situação muito boa” para o grupo de países com “uma situação satisfatória”. 

“A liberdade de imprensa é robusta em Portugal. Os jornalistas podem realizar as suas reportagens sem restrições, embora alguns possam enfrentar ameaças de grupos extremistas”, lê-se no site da RSF

Na edição deste ano, os analistas internacionais que participaram do estudo tiveram em conta cinco indicadores relacionados com a liberdade de imprensa: contexto jurídico, político, económico, sociocultural e a segurança do próprio país e/ou território. 

A liderar a lista está a Noruega, que tem a companhia no pódio da Irlanda e da Dinamarca, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Em sentido inverso encontra-se a Coreia do Norte, que está no 180º e último lugar. 

A situação da liberdade de imprensa é “muito grave” em 31 países, “difícil” em 42 e “problemática” em 55, sendo “boa” ou “razoavelmente boa” em 52.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta