As poeiras do deserto do Saara são um fenómeno cada vez mais frequente em Portugal, tanto no continente como na Madeira. Quando chegam, o céu ganha um tom mais opaco, por vezes amarelado, e o ar torna-se mais pesado.
Em 2022, a Arábia Saudita anunciou um dos seus projetos mais ambiciosos até hoje: a construção de uma grande estância de esqui no árido deserto do Médio Oriente. Batizada como Trojena, faz parte do megaprojeto Neom, a aposta pessoal do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para transformar o país numa potência mundial. Trojena está localizada nas montanhas da província de Tabuk, será palco dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029.
As tendas beduínas são fundamentais para a vida dos povos nómadas do deserto.
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez viajamos até ao México para conhecer o hotel Paradero Todos Santos, um alojamento que é um verdadeiro projeto de paisagismo de alto design com várias suites de luxo.
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto.
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez mostramos-te um projeto que ainda não saiu do papel, mas que aguça a curiosidade, não fosse o seu formato peculiar e curioso.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez mergulhamos naquela que poderia ser a 'mansão' dos Flintstones: uma impressionante casa que foi construída sobre a rocha avermelhada que caracteriza o deserto do Arizona, nos EUA.
Todas as quartas-feiras abrimos as portas de um hotel com encanto.
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. Desta vez surpreendemos-te com um alojamento localizado no deserto de Uluru-Kata Tjuta, no coração da Austrália. Dormir no Longitude 131˚ promete ser uma experiência única.
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. Desta vez vamos até ao deserto de Tucson, no Arizona (EUA), que é conhecido pela quantidade de catos que rodeiam as suas colinas, para conhecer uma mansão com grandes janelas e espaços abertos. É, na verdade, uma casa recheada de arte. E não, não é o tipo de construção ou o design que a tornam interessante. O que a distingue são os pormenores e coleção de arte que as paredes e divisões albergam.
Deserto e dinheiro são coisas que não combinam. A provar esta afirmação estão as fotografias do deserto localizado nos arredores do Dubai (Emirados Árabes Unidos) tiradas por Irenaeus Herok. As imagens do fotógrafo polaco que vive na Austrália mostram como a areia é capaz de engolir milhões e milhões de euros investidos em infraestruturas, nomeadamente estradas, e como é inglório o esforço do homem em ganhar terreno ao deserto.
No deserto de Joshua Tree, na Califórnia (EUA), o artista e escultor norte-americano Andrea Zettler criou um “parque de campismo” com 12 tendas para viver a aventura de “estar perdido no deserto”. Podes sentir que estás noutro planeta, praticamente solitário, e desfrutar de noites estreladas, ou sofrer com o calor “duro” destas terras áridas. Mas tem calma, porque o The Wagon Station Encampment só está aberto duas semanas por ano, para evitar males maiores...
Em algum momento da década de 90, um grupo de investidores pensou que construir um faraónico empreendimento com cinco hotéis de luxo para turistas em pleno deserto do Egito, na península de Sinai, seria boa ideia. Aparentemente, não tiveram em conta os problemas legais para obter as autorizações necessárias, o elevado investimento ou a perda de turistas devido ao terrorismo islâmico. O resultado está à vista: o resort nunca chegou a ver a luz do dia e as estruturas ficaram abandonadas durante anos.
Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Esta semana fazemos as malas e viajamos até às dunas do Este de Marrocos para conhecer o Auberge Café du Sud, um oásis em forma de hotel com uma impressionante piscina que parece uma miragem provocada pelo calor do deserto do Sara.
Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Esta semana apanhamos o avião e rumamos até ao deserto do Thar, também conhecido como o grande deserto indiano, para conhecer o hotel Mihir Garh, apelidado de forte de sol.
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Desta vez viajamos até ao deserto de Mojave, na Califórnia (EUA), um território com 124.000 km2 com temperaturas que no verão chegam a rondar os 60 graus e no qual apenas sobrevivem arbustos e cobras.
todas as semanas apresentamos um hotel com encanto. desta vez fazemos uma viagem até marrakech, no sudoeste de marrocos, para conhecer o hotel anayela, que se encontra situado no coração da medina da cidade.
todas as semanas apresentamos uma nova casa de sonho. desta vez fazemos as malas e rumamos a san josé del cabo, no méxico, para conhecer uma mansão com vista privilegiada para o mar, para o deserto e para as montanhas da região.
o hotel explora, em larache, no chile, está situado em pleno deserto de atacama e é considerado um dos melhores hotéis do mundo.
Recebe os nossos artigos mais recentes no seu endereço eletrónico Subscrever