Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Oculus, um hotel-casulo que se transforma ao longo do dia para enfrentar o clima extremo do deserto

O projeto, que ainda não saiu do papel, foi desenhado pelo Aidia Studio para ser um hotel em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

No deserto
Vista exterior do complexo / Aidia Studio
Autor: Redação

Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez mostramos-te um projeto que ainda não saiu do papel, mas que aguça a curiosidade, não fosse o seu formato peculiar e curioso. Parece um casulo e foi pensado para enfrentar o clima extremo do deserto: o calor insuportável que se faz sentir durante o dia, e que constrasta com o frio gélido, à noite. Chama-se Oculos.

Criado para ser um hotel em Abu Dhabi, o complexo projeto pelo Aidia Studio imita a anatomia dos organismos que sobrevivem no deserto, capazes de se ‘auto-escurecerem’ para reduzirem a temperatura interna e, com isso, serem capazes de sobreviver às temperaturas extremas dos climas desérticos. A adaptação está no centro de tudo.

“Ao projetar um casulo habitável para o deserto, criamos uma forma que se transforma em diferentes configurações dependendo da hora do dia, do clima e das necessidades dos hóspedes”, pode ler-se no comunicado do estúdio de arquitetura. Na prática, o Oculos tem um sistema que se contrai e retrai conforme o necessário, uma espécie de “pele retrátil”.

“O Oculus oferece uma espaçosa suíte em plano aberto voltada para as planícies de cascalho, o habitat da vida selvagem, e é propositalmente posicionado para ampliar a visão da galáxia que se estende de leste a oeste no céu”, lê-se ainda no documento.