Crise imobiliária na China agrava-se com queda na venda de casas
A crise imobiliária na China prolongou-se para 2026, com nova queda acentuada nas vendas de casas novas e sinais de crescente pressão sobre os promotores mais endividados, segundo os dados do setor mais recentesDe acordo com a consultora China Real Estate Information Corporation (CRIC
Preços das casas novas na China estão a cair há 31 meses consecutivos
Os preços das habitações novas na China caíram pelo trigésimo primeiro mês consecutivo em dezembro, no contexto de uma prolongada crise imobiliária, que voltou a agravar-se no final de 2025, apesar das medidas de estímulo anunciadas pelas autoridades.
Preços das casas novas na China recuam pelo 30.º mês consecutivo
Os preços das casas novas na China caíram em novembro pelo trigésimo mês consecutivo, sinalizando o agravamento da crise no setor imobiliário, apesar das múltiplas rondas de estímulos anunciadas pelas autoridades nos últimos anos. De acordo com cálculos feitos com base nos dados esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025 divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE), os preços nas 70 principais cidades caíram 0,39% face ao mês anterior, após uma queda de 0,45% em outubro.
Comprar uma casa nova na China? Preços caem há 29 meses consecutivos
Os preços das habitações novas na China caíram em outubro pelo 29º mês consecutivo, a um ritmo semelhante ao dos meses anteriores, num contexto de crise prolongada do setor, apesar de medidas anunciadas por Pequim, foi divulgado esta sexta-feira (14 de novembro de 2025).
Casas novas na China: preços caem pelo 28º mês consecutivo
Os preços da habitação nova na China caíram em setembro pelo 28º mês consecutivo, agravando o ritmo de descida face aos meses anteriores, apesar das repetidas tentativas do Governo para travar a prolongada crise no setor imobiliário.
China mantém taxa de juro em 3% pelo quinto mês consecutivo
O banco central da China manteve a taxa de juro de referência para empréstimos a um ano em 3%, pelo quinto mês consecutivo, em linha com as previsões dos analistas e apesar do recente corte da Reserva Federal norte-americana.
Country Garden fecha acordo mas queda de preços imobiliários persiste
A gigante imobiliária chinesa Country Garden chegou, na semana passada, a um acordo com um grupo de credores bancários que detêm quase metade da sua dívida fora do país, um passo crucial para o seu plano de reestruturação. O movimento surge num contexto em que a crise do setor imobiliário continua a abalar a economia chinesa.
Crise imobiliária na China: Hong Kong retira Evergrande da bolsa
A gigante imobiliária chinesa China Evergrande anunciou, esta terça-feira dia 12 de agosto de 2025, que será excluída da bolsa de Hong Kong no próximo dia 25 de agosto, com o dia 22 marcado como último dia de negociação. A Evergrande recebeu, no dia 8 de agosto, uma carta do operador da bolsa informando-a de que, por não cumprir nenhum dos requisitos para retomar a cotação e após permanecer suspensa depois de 28 de julho, o Comité de Cotação decidiu cancelar o seu ‘status’ de acordo com uma norma do mercado.
Banco central da China mantém juros em 3% após redução em maio
O Banco Popular da China (banco central) vai manter a sua taxa de juro de referência em 3%, após tê-la reduzido em maio, anunciou esta segunda-feira (dia 21 de julho) a instituição, atendendo assim às expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.Na atualização mensal divulgada no seu por
China reduz juro de referência para mínimo histórico de 3%
O banco central da China anunciou esta terça-feira, dia 20 de maio, que vai reduzir a taxa de juro de referência (LPR, na sigla em inglês) a um ano em 0,1 pontos percentuais, para um mínimo histórico de 3%.O anúncio é o mais recente esforço das autoridades para impulsionar o crescimento, afetado pel
Banco da China mantém taxa de juro de referência em 3,1%
O Banco Popular da China (banco central) anunciou esta quarta-feira, dia 20 de novembro, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,1%, após o corte de outubro, indo ao encontro das expectativas dos analistas.Na atualização mensal, a instituição indicou que a taxa de juro de referência a um an
Banco da China baixa duas taxas de juro para estimular economia
O banco central da China anunciou esta segunda-feira, dia 21 de outubro, a descida de duas taxas de juro de referência, prosseguindo os esforços para estimular a segunda maior economia mundial, abalada pela crise no imobiliário e falta de confiança dos consumidores.
Banco da China volta a descer juros para estimular imobiliário
O Banco Popular da China baixou esta quarta-feira, dia 25 de setembro, a taxa de juro de referência para 2%.
Banco da China volta manter juro de referência em 3,45% pelo 11º mês
O Banco Popular da China (banco central) anunciou esta quinta-feira, dia 20 de junho, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45% pelo décimo primeiro mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas de que não haveria alterações.
Apoio ao setor imobiliário da China "aliviará pressões a curto prazo"
As últimas medidas anunciadas pelas autoridades chinesas para reanimar o setor imobiliário devem "aliviar alguma pressão a curto prazo" para as construtoras e bancos, segundo um relatório publicado pela agência de notação financeira Moody's.
Casas novas na China: valor de venda vai cair até 20% este ano
A agência de notação financeira Fitch previu esta quinta-feira, dia 6 de junho, que o valor das transações de imóveis novos na China vai diminuir entre 15 e 20% este ano, apesar das medidas anunciadas em maio pelo Governo chinês.
A Fitch disse acreditar que a venda de casas novas pode cair para 8,3
Imobiliário na China precisa de 254 mil milhões para enfrentar crise
O mercado imobiliário na China está a enfrentar uma crise sem precedentes, tendo o próprio Governo tomado medidas para atenuar as dificuldades das empresas e famílias. Mas será que chega? Segundo a Goldman Sachs, a China precisa de injetar cerca de 2 biliões de yuans (perto de 254 mil milhões de euros) no imobiliário, de forma a absorver cerca de 10% da oferta de casas e, assim, estabilizar preços (que estão a cair).
China mantém taxa de referência em 3,45% pelo 10.º mês consecutivo
O banco central da China anunciou esta segunda-feira, dia 20 de maio, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45% pelo décimo mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.
Casas novas na China: preço volta a cair pelo 10º mês consecutivo
Os preços das casas novas na China caíram pelo décimo mês consecutivo, em março, indicam os dados oficiais divulgados esta terça-feira (dia 16 de abril), sugerindo que a longa crise no setor imobiliário do país ainda não chegou ao fim.
China mantém juros de referência em 3,45% pelo 9.º mês seguido
O banco central da China anunciou esta segunda-feira, dia 22 de abril, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45% pelo nono mês consecutivo, correspondendo às expectativas dos analistas, que não esperavam qualquer alteração.
Preço das casas novas na China cai pelo nono mês consecutivo
Os preços das casas novas na China caíram em fevereiro pelo nono mês consecutivo, de acordo com dados oficiais divulgados, indicando que o mercado continua a não responder às medidas de estímulo do governo.
Banco central da China desce juros no crédito habitação para mínimo
O banco central da China anunciou esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, uma redução de 0,25 pontos percentuais, de 4,2% para 3,95%, na taxa de juro para empréstimos a cinco anos ou mais, referência para o crédito à habitação.
O Banco do Povo da China (PBC, na sigla em inglês) impôs o maior corte d
Crise imobiliária na China: tribunal ordena liquidação da Evergrande
A liquidação da Evergrande, ordenada esta segunda-feira (dia 29 de janeuro) por um tribunal de Hong Kong, ilustra a crise prolongada no imobiliário chinês, principal veículo de investimento para as classes abastadas do país, à medida que Pequim tenta eliminar o “crescimento fictício”.
Banco Central da China mantém taxa de juros de referência em 3,45%
O Banco do Povo da China (banco central) anunciou esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45%, pelo sexto mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.
Crise imobiliária na China afeta riqueza da classe média
Na China, as quebras nos mercados imobiliário e de ações estão a “acabar” com a riqueza das famílias. E enquanto a segunda maior economia do mundo luta para recuperar o ímpeto após anos de confinamento por causa da Covid-19, há também a crescente ameaça do desemprego, revela a Bloomberg.