Portugal já reduziu 23% de emissões de gases com efeito de estufa
Portugal registou uma redução global de 23% das emissões de gases com efeito de estufa, entre 2015 e 2023 e, mantendo-se essa trajetória até 2030, 42% dos municípios podem atingir a meta do Acordo de Paris. A partir das metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a atualização da Plataforma ODSlocal revelou uma “evolução positiva”, mas também sublinhou desafios municipais rumo às metas do final da década, avançou à Lusa a plataforma.
Nhood e bowhood desenvolvem nova geração de soluções imobiliárias
A Nhood associou-se à bowhood para desenvolver uma nova geração de soluções imobiliárias temporárias, modulares, desmontáveis e reutilizáveis, numa parceria que pretende oferecer soluções ágeis, capazes de responder à evolução dos usos e às exigências ambientais dos territórios.
Matosinhos recebe a Semana da Reabilitação Urbana do Porto em novembro
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai estrear-se num novo palco: a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, entre os dias 12 e 14 de novembro. O evento, considerado um dos maiores fóruns nacionais dedicados à habitação, construção e sustentabilidade, onde o idealista é o portal oficial, promete três dias intensos de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos.
Descarbonização do imobiliário? “Há ainda um longo caminho a percorrer”
Descarbonização. Eficiência energética. Sustentabilidade. Tecnologia. Inteligência Artificial (IA). Tudo termos que passaram a fazer parte do léxico relacionado com o setor imobiliário e da construção. Em entrevista ao idealista/news, Rui Ferreira, líder da área de negócio Electrification da ABB (multinacional com sede na Suíça) em Portugal, diz não ter dúvidas de que “há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à descarbonização do setor imobiliário”, sendo o setor da construção e a utilização de edifícios responsáveis por uma parte significativa das emissões de CO2.
Avila Spaces ganha competição de design com projeto ‘Re:Space’
O galardão máximo da ‘Next Work Environment Competition’, da revista internacional Work Design Magazine, foi entregue ao Avila Spaces, como reconhecimento do seu projeto ‘Re:Space — Rethinking Work, Reusing the World’.
Olivier Raffaelli: “Luxo é ar puro, sombra natural e conforto térmico"
O luxo na arquitetura já não é o brilho imediato que impressiona à primeira vista, mas sim aquilo que resiste, que cuida, que se integra e que deixa uma marca duradoura no planeta.
Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar
O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
Novo apoio E-Lar está a chegar – e já tem mais de 200 fornecedores
Há novidades sobre o novo programa E-Lar, que vai estar disponível às famílias que pretendam trocar eletrodomésticos a gás por outros elétricos mais eficientes.
DS Smith vende 870 hectares de floresta sustentável em Portugal
Acabam de ser vendidos 870 hectares de floresta sustentável em Portugal, certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).
"A IA não pode substituir o melhor do nosso trabalho: pensar e criar"
Vinte e cinco anos depois de Massimiliano Fuksas, outro italiano está à frente da Bienal de Arquitectura de Veneza.
MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal
A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.
E-Lar chega em setembro: um guia sobre este novo apoio às famílias
Já são conhecidos mais pormenores sobre o programa E-Lar, um novo apoio para quem quer trocar fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos com alta eficiência energética.
O futuro da arquitetura: inteligência artificial e sustentabilidade
“Tudo está a mudar. Desde os materiais à forma como projetamos edifícios e cidades. A inteligência artificial (IA), por exemplo, não substitui arquitetos, mas transforma profundamente a forma como trabalhamos”.
Luxo precisa de rapidez: “Licenças continuam morosas e dispendiosas”
A construção civil foi o ponto de partida, o início da história do Grupo Arliz fundado em Braga há mais de três décadas. Mais tarde, há cerca de cinco anos, viram a oportunidade de entrar na promoção imobiliária, desenvolvendo projetos de casas de luxo (mas não só).
Casa modular e tradicional: a manutenção é semelhante?
As casas modulares levam menos tempo a ser construídas e têm menos custos de fabricação associados quando comparadas com uma casa tradicional, mas isso tem impacto na sua durabilidade e manutenção?Casas modulares Vs casas tradicionais: a qualidade e especialização como elemento chaveCasas modulares:
Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal
A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.
Escritórios no Porto: renovado Campo Alegre atrai ocupantes
Está localizado na Rua do Campo Alegre, na zona da Boavista (Porto), e promete atrair várias empresas. Falamos de um renovado edifício de escritórios que renasce com uma nova identidade, depois de uma profunda reabilitação realizada pela MAP Engenharia e Construção. É promovido pela Osborne+Co e Adriparte e tem cerca de 15.000 metros quadrados (m2) de área bruta, distribuídos por sete pisos. Um dos ocupantes é a Deloitte.
RICS regula 1ª gestora de investimento imobiliário em Portugal
A Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) é uma entidade internacional que promove e aplica os mais altos padrões na avaliação e gestão imobiliária.
Construção: setor do betão reclama mais fiscalização e segurança
Apertar a fiscalização nas obras, construir de forma mais segura, reduzir a pegada ecológica e aumentar o peso máximo das betoneiras de 32 para 36 toneladas. Estão identificadas as prioridades – ou os desafios – inerentes ao setor do betão em Portugal. Quem o diz é Luís Goucha, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB).
Transportes de Braga compram “terreno essencial” à expansão do metrobus
Tudo está a ser feito em Braga para a dar vida ao futuro metrobus, que vem modernizar e expandir a mobilidade da cidade.
Casas mais eficientes: estas são as diretrizes da UE já publicadas
A Comissão Europeia já publicou as suas diretrizes sobre casas verdes. Estas são as orientações que os Estados-membros da União Europeia (UE) vão ter de seguir para elaborar os seus planos nacionais de renovação de edifícios até ao final de 2025.
Mais de 150 condomínios com apoios para isolar edifícios
Um total de 154 condomínios vai beneficiar de apoios financeiros do Estado para a aplicação ou substituição do isolamento térmico dos edifícios, num valor total de 7,294 milhões de euros, anunciou hoje o Governo.Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia indicou que as candidaturas apresentad
Logística na rota do ESG: “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”
A empresa alemã INBRIGHT, que aposta na reabilitação sustentável de imóveis ‘light industrial’ (industriais ligeiros) e logísticos existentes, identificando os que têm “potencial de desenvolvimento” e modernizando-os “com base em critérios ESG”, aterrou em Portugal recentemente, tendo esta sido “uma decisão estratégica e natural”, explica ao idealista/news o cofundador e sócio-gerente da INBRIGHT Portugal. Segundo Christoph Gumlich, há muitos “ativos obsoletos com enorme potencial para reabilitação sustentável” no país, o que torna “o mercado muito atrativo, tanto para utilizadores como para investidores”, até porque o mercado nacional “está no início da transformação ESG”. “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”, desabafa.
“A sustentabilidade no imobiliário já não é opcional, é estratégica”
A história da startup portuguesa Builtrix remonta a 2020, ano em que a empresa foi fundada pelo iraniano Javad Hatami. O empreendedor, por seu turno, aterrou em Portugal antes, em 2011, para estudar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. “A Builtrix disponibiliza uma plataforma na cloud que usa análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a gerirem melhor o consumo energético dos seus edifícios e, no final, a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis”, explica ao idealista/news, considerando que “a sustentabilidade no setor imobiliário já não é opcional, é estratégica”.
Futuro apagão? Portugal na rota certa para a neutralidade carbónica
Dos produtores de renováveis às empresas de combustíveis, todos no setor energético estão confiantes no caminho que está a ser feito para a neutralidade carbónica, trajeto que vai contar com o hidrogénio verde, apesar do atraso no arranque da produção.“Vamos cumprir as metas do Plano Nacional de Ene