saúde mental

“Precrastinação”: o risco de querer fazer tudo (demasiado) depressa

Há quem "adore" procrastinar – adiar ou prolongar uma tarefa, compromissos ou atividade – e quem, pelo contrário, sofra da síndrome oposta: o da “precrastinação”. Trata-se de pessoas que levam muito a sério o ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” e vivem obcecadas em riscar da lista de tarefas as coisas que têm para fazer. Mas será que o querer fazer tudo demasiado depressa comporta riscos? A verdade é que a máxima eficiência também tem um lado negativo.
pressão psicológica

Dicas para lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Trabalhar num ambiente tóxico pode ser verdadeiramente desafiador. Sejam colegas, chefes, sócios, clientes, etc.., há pessoas que adotam uma postura negativa nas relações laborais, sendo capazes de contaminar tudo à sua volta, ou porque são mal-intencionadas e pessimistas ou manipuladoras e conflituosas. Não deixar-se contaminar por esta maneira de estar pode ser difícil, mas há estratégias que podem ajudar a lidar com pessoas tóxicas.
ansiedade

Como enfrentar a ansiedade e tristeza de domingo à noite?

As tardes e noites de domingo à noite, antes do regresso ao trabalho, são sinónimo de ansiedade e stress para muitas pessoas. Apesar de se querer aproveitar o dia, e o fim de semana, tirando partido do merecido tempo de lazer, surgem pensamentos negativos que causam grande desconforto – e tudo porque a segunda-feira está à vista. Mas há formas de minimizar o impacto destes sentimentos. Sabe como.