
Trabalhar num ambiente tóxico pode ser verdadeiramente desafiador. Sejam colegas, chefes, sócios, clientes, etc.., há pessoas que adotam uma postura negativa nas relações laborais, sendo capazes de contaminar tudo à sua volta, ou porque são mal-intencionadas e pessimistas ou manipuladoras e conflituosas. Não deixar-se contaminar por esta maneira de estar pode ser difícil, mas há estratégias que podem ajudar a lidar com pessoas tóxicas.
Antes de mais, é importante identificar um colega tóxico, isto é, perceber se o tipo de comportamento é frequente connosco e com os outros, se é permanente ou temporário. E se efetivamente se trata de uma pessoa tóxica, ou apenas de uma pessoa difícil.
Outras dicas importantes:
- Estabelecer limites pessoais;
- Saber comunicar esses limites de forma cordial;
- Definir o que é ou não aceitável;
- Explicar o que te fez sentir mal e pedir que não se repita;
- Evitar julgamentos precipitados;
- Não gastar energia desnecessária a tentar entender o comportamento dessas pessoas;
- Não deixar que as ofensas se apoderem de ti;
- Tentar dialogar de forma construtiva e evitar alimentar discussões;
- Praticar o autocontrolo;
- Não confundir assertividade com agressividade;
- Tentar desabafar com pessoas próximas e de confiança;
- Ter consciência que os julgamentos alheios e pessoas tóxicas não definem quem tu és;
- Procurar estar rodeado de pessoas otimistas e com boa energia.
Se for impossível lidar, de todo, com colegas tóxicos, deves reportar essa dificuldade à empresa, nomeadamente ao departamento de recursos humanos para que juntos possam perceber como devem agir ou que mudanças podem ser feitas para ultrapassar o problema. Pedir ajuda profissional, a um psicólogo ou terapeuta, também é sempre uma boa alternativa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta