Os meses mais quentes do ano são tantas vezes sinónimo de incêndios florestais e residenciais em Portugal. Apesar de ser um assunto algo desgastante não deixa de ser urgente falarmos da prevenção.
O que fazer quando se muda de casa e se passa a ter gás natural, em vez da tradicional botija de gás? O primeiro passo é contactar uma entidade inspetora de gás e requisitar uma inspeção, até para evitar, por exemplo, riscos de incêndio. Seguem-se, depois, as inspeções periódicas, que no caso de edifícios residenciais devem ser efetuadas de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
O frio entra sem pedir licença em muitas casas em Portugal, sendo o combate à pobreza energética um desafio e, também, uma estratégia do Governo – estima-se que haja entre 1,8 e 3 milhões pessoas no país com “incapacidade ou dificuldade em aceder a vários serviços de energia aos níveis adequados”. Umas das formas de aquecer a casa passa por acender a lareira, mas há cuidados a ter em conta nestes casos, nomeadamente relacionados com a limpeza das chaminés. Isto porque o risco de haver um incêndio é real. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto.
O Natal está aí à porta e o frio parece ter vindo para ficar. Um cenário que faz com que muitas pessoas decidam acender a lareira da casa. A solução para aquecer a casa, em tempos de crise energética e de preços de energia a disparar, pode passar, precisamente, por acender a lareira. Mas atenção, há cuidados a ter e conta antes de o fazer, como por exemplo limpar a chaminé. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Com o ritmo de vida que levamos, sempre à máxima velocidade e a pensar em tudo menos no presente, é fácil esquecermo-nos de coisas simples como a lancheira em casa. Pode ser aborrecido, mas não é tão grave como deixar um ovo a estrelar na frigideira - ato que, mais do que um esquecimento, representa um perigo para toda a família, podendo mesmo despoletar um pequeno incêndio doméstico.