
Mais terrenos com nova lei dos solos? Fará “baixar preços das casas”
O Governo deu luz verde ao diploma que flexibiliza a lei dos solos, que visa, em última análise, permitir a construção de casas em terrenos onde atualmente não é possível, classificados como rústicos. A disponibilização dos mesmos estará a cargo das câmaras municipais e o Executivo pretende, com esta medida, aumentar a oferta de habitação para a classe média, sendo que 70% das casas construídas terão de ter “preços moderados”. Para Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial, não há dúvidas: “Aumentar a oferta de terrenos de construção vai baixar preços das casas”.

Viver em Lamego: oferta de habitação nova é escassa
A crise do subprime, que afetou Portugal sobretudo entre 2008 e 2012, deixou marcas profundas em Lamego e na região envolvente, onde parte significativa das empresas de construção e de promoção imobiliária acabaram por fechar.

MatosinhosHabit desenvolve inovador estudo de mercado em parceria com o idealista
Em parceria com o portal idealista, a MatosinhosHabit vai desenvolver um estudo de mercado imobiliário residencial inovador e pioneiro em Portugal. O objetivo é analisar o concelho de Matosinhos sob o ponto de vista habitacional, dando a conhecer a realidade atual, através de uma visão global do setor, da evolução da oferta e da procura, do mercado de venda e de arrendamento.

Portugueses ainda preferem comprar casa
Os portugueses estão a optar cada vez mais por arrendar casa em vez de comprar, mas continuam a preferir ser proprietários e não inquilinos. De referir ainda que a venda de casas usadas é dominante no mercado, com a oferta a ser muito superior face aos imóveis novos. Segundo o SOL, o mercado imobiliário manteve a estabilidade nos últimos meses do ano passado, sendo que a compra de casa continua a ser a opção para a maioria dos portugueses.