Bancos centrais

Governadores de bancos centrais apoiam independência da Fed

Governadores de bancos centrais internacionais, incluindo a presidente do BCE, Christine Lagarde, manifestaram recentemente a sua solidariedade para com a Reserva Federal dos EUA e o presidente, Jerome Powell, que enfrenta uma ação judicial considerada uma tentativa de intimidação.
Energia renovável

Portugal acima da média da UE no consumo de energias renováveis

Em 2024, 25,2% do consumo final bruto de energia na União Europeia (UE) teve origem em fontes renováveis, um aumento de 0,7 pontos percentuais face a 2023. Ainda assim, este valor fica 17,3 pontos percentuais abaixo da meta definida para 2030 (42,5%), o que exigiria um crescimento médio anual de 2,9 pontos percentuais entre 2025 e 2030. Portugal posicionou‑se no primeiro terço da tabela, em sétimo lugar, com 36,3%.
Fed em tribunal

Governo dos EUA ameaça Fed com tribunais por se recusar a cortar juros

O líder da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell, anunciou que o banco central enfrenta uma ação judicial por não cortar a taxa de juro, algo exigido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.Num comunicado divulgado no domingo (dia 11 de janeiro), Jerome Powell disse que a instituiç
Taxa de juro dos novos depósitos de particulares

Juros dos depósitos a prazo mantêm-se em novembro

A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares manteve-se em novembro em cadeia em 1,37%, uma tendência observada também nos bancos da área do euro, divulgou esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, o Banco de Portugal (BdP).
Mario Centeno

É oficial: Mário Centeno é candidato a vice-presidente do BCE

O Ministério das Finanças anunciou esta sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2026, que entregou, na quinta-feira, ao presidente do Eurogrupo a candidatura do ex-governador do Banco de Portugal Mário Centeno à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE). Com o prazo das candidaturas quase a terminar, juntam-se a esta corrida outros cinco "adversários", como o finlandês Olli Rehn e candidatos de países bálticos e da Croácia, todos à procura de reforçar a representação dos Estados-membros mais recentes na instituição.
Rendimento das obrigações nos países da zona euro

Juros das obrigações sobem em Portugal - em França ainda mais

O mercado obrigacionista da zona do euro sofreu grandes mudanças em 2025. Os juros das obrigações dos países tenderam a subir, com destaque para França que deu o salto para 3,56% no final do ano passado - o maior valor registado entre os países da zona euro. Portugal também entra neste grupo, com os rendimentos das obrigações a aumentar para 3,16%. Já Itália foi o único país a registar uma queda.
Fortunas das famílias mais ricas

As famílias mais ricas de Portugal são...

As famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello e Azevedo dominaram, em 2025, o ranking das 50 mais ricas em Portugal, com patrimónios agregados avaliados em cerca de 47,7 mil milhões de euros, segundo a revista Forbes.
Fortunas das famílias mais ricas crescem em 2025

Fortunas das 7 famílias mais influentes da bolsa crescem em 2025

Em 2025, as fortunas das sete famílias mais influentes na bolsa portuguesa registaram um aumento significativo, impulsionado pelo melhor desempenho do PSI dos últimos 16 anos, que valorizou quase 30%. Com o regresso da Teixeira Duarte ao índice, os seis clãs habituais passaram a sete, e o conjunto das suas riquezas atingiu cerca de 2,38 mil milhões de euros, aproximando-se de 19 mil milhões de euros em valor total.
Depósitos a particulares

Crescimento dos depósitos de particulares mantém-se em 4,4%

No final de novembro, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 199,9 mil milhões de euros, refletindo um ligeiro aumento face ao mês anterior, sobretudo nos depósitos à ordem. Já os depósitos a prazo também registaram crescimento, mas de menor expressão.
Certificados

Certificados de aforro em papel iniciam a transição para o digital

As pessoas que ainda têm certificados de aforro em papel já podem converter os títulos para formato digital nas lojas dos CTT, garantindo o registo informatizado dos documentos relativos a investimentos mais antigos. O processo de conversão dos certificados das séries A, B e D em papel, implementado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), vai durar quase quatro anos, até 29 de novembro de 2029.
Nicolás Maduro e Donlad Trump

O que está por detrás da tensão entre EUA e Venezuela?

O início do ano de 2026 ficou marcado, a nível político-económico, pelo anúncio, por parte de Donald Trump, presidente dos EUA, da captura e detenção do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da sua mulher. Dois países, de resto, que enfrentam há anos vários litígios. O Governo português está a acompanhar a situação e pede à numerosa comunidade portuguesa no país que fique em casa. Entretanto, Delcy Rodríguez foi indicada para assumir a presidência interina da Venezuela.
Consumo energético

Energia: já se pode alterar tarifa da luz a qualquer momento

A partir desta quinta-feira, dia 1 de janeiro de 2026, os consumidores domésticos podem alterar a qualquer momento a tarifa da luz, simples, bi-horária ou tri-horária, segundo o novo Regulamento Tarifário da ERSE. Esta medida surge no seguimento da informação sobre o consumo de energia elétrica abastecido a partir da rede pública ter atingido, em 2025, o valor mais elevado de sempre no Sistema Elétrico Nacional (SEN), de acordo com dados divulgados pela Redes Energéticas Nacionais (REN).
Euros

Receita fiscal subiu 6,5% para 57.257,1 milhões até novembro de 2025

O Estado português arrecadou 57.257,1 milhões de euros em receita fiscal de janeiro a novembro, um aumento de 6,5%, de acordo com a síntese de execução orçamental, divulgada esta terça-feira, dia 30 de dezembro de 2025. O ritmo de crescimento da receita acumulada acelerou em novembro, permitindo que nos 11 primeiros meses do ano se cumprisse 90,4% da execução da receita de impostos prevista para a totalidade de 2025 (63.370,9 milhões de euros, segundo o valor projetado pelo Governo de Luís Montenegro).
Salário mínimo

Salário Mínimo Nacional: 1,5 milhões de trabalhadores recebe até 920 euros

Cerca de 1,5 milhões de trabalhadores em Portugal auferem uma remuneração-base até 920 euros por mês, o que corresponde a cerca de 35% do total de trabalhadores por conta de outrem. Apesar das atualizações salariais dos últimos anos, o Salário Mínimo Nacional (SMN) - em 2026 será precisamente 920 euros - continua a abranger pouco mais de um quinto dos trabalhadores, refletindo uma estrutura salarial ainda marcada por baixos rendimentos.
Idade da reforma 2027

Idade da reforma avança para os 66 anos e 11 meses em 2027

A idade legal de acesso à reforma vai avançar para os 66 anos e 11 meses em 2027, segundo uma portaria publicada esta segunda-feira (dia 29 de dezembro), confirmando os valores estimados com base nos dados da esperança média de vida divulgados pelo INE."A idade normal de acesso à pensão de velhice d
Salário mínimo nacional em 2026

É oficial: salário mínimo nacional vai subir para 920 euros em 2026

O diploma que fixa o aumento do salário mínimo para 920 euros em 2026 foi publicado em Diário da República esta segunda-feira, dia 29 de dezembro."Em execução do Acordo 2025-2028, que traduz a ambição do XXV Governo Constitucional e dos parceiros sociais em tornar o país mais próspero, em proporcion