Notícia do dia 13 de agosto de 2014

Comporta Dunes incluída no bad bank e em risco de perder fundos comunitários

Comporta Dunes incluída no bad bank e em risco de perder fundos comunitários

No dia 4 de agosto, imediatamente a seguir a nascer o Novo Banco e o banco mau do BES, os promotores do Comporta Dunes, do Grupo Espírito Santo (GES), apressaram-se a pedir um adiantamento de fundos comunitários para pagar o investimento inicial do projeto hotel e spa da Herdade da Comporta, no valor de 47,7 milhões de euros. Mas a AICEP decidiu não avançar já com o pagamento.

Senhorios impedidos de subir rendas em 2105

Os proprietários estão proibidos de subir o valor das rendas em 2015. Isto porque, o Índice de Preços no Consumidor, excluindo a habitação, registou uma queda média de 0,26% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Só mesmo os inquilinos com rendas antigas, a quem os proprietários ainda não tenham aplicado a atualização extraordinária, correm o risco de pagar mais pela renda. Nestes casos, o aumento baseia-se nos rendimentos dos inquilinos (com limites máximos) e não na variação de preços.
Rumores do dia

Rumores do dia

Cavaco Silva já pode apreciar Regime Extraordinário do crédito à habitação: O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deverá promulgar em breve a alteração ao Regime Extraordinário para o crédito à habitação para famílias em situação económica muito difícil.O diploma, que foi aprovado por unan

Sabias que afinal o risco do BES para Portugal é maior do que o Governo tem dito?

A exposição do Estado português ao BES é, afinal, maior e mais crítica do que aquilo que tem vindo a ser dito pelo Governo. Além do empréstimo ao Fundo de Resolução e do crédito de emergência do Banco de Portugal ao BES, o Estado garantiu três emissões de dívida do BES no valor de 3.500 milhões de euros e a sua exposição já terá ascendido a 10.000 milhões de euros no pico da crise.
Radiografia do dia: Por detrás do colapso dos Espírito Santo

Radiografia do dia: Por detrás do colapso dos Espírito Santo

Durante cerca de 150 anos, o clã dos Espírito Santo construíram um império com interesses desde a banca europeia, condomínios em Miami a uma mina de diamantes em Angola. O patriarca, Ricardo Salgado, era conhecido como "o dono disto tudo". Agora tudo se desmoronou e os reguladores acreditam que os suíços tivera um papel central na queda do conglomerado, escreve o Wall Street Journal.