Comentários: 0
Sansha, a cidade mais recente e pequena da China (e cobiçada por vários países vizinhos)

Bem-vindos à cidade mais recente e mais pequena da China, segundo declarou o governo do país. Chama-se Sansha e está na Ilha de Yongxing (a ilha de madeira), que faz parte das Ilhas Paracel e estão em disputa internacional por vários países: Filipinas, Taiwan e Vietnam.

Mas para que não haja dúvidas, o governo chinês decidiu adiantar-se e construiu o edifício do município e subiu a bandeira do país. E emitiu um comunicado para deixar claro que os 13 km2 à volta foram parte da China.

Esta ilha só tem cerca de 1.400 habitantes, descendentes dos seus antigos habitantes pescadores, mas a ideia é ir aumentando a população pouco a pouco, com cidadãos e militares do continente.

Viver ali não é muito agradável, com uma temperatura média de 30 graus e uma elevada humidade. Não há água doce disponível, se não a que é transportada desde o continente, que está situado a 340 kms mais a norte, na província de Hainan.

A ilha está no meio de arquipélago chamado ilhas Paracel, cerca das quais há suspeita de haver grandes jazigos de petróleo e gás
Assim, a tomada de Sancha faz parte da estratégia territorial do governo chinês de expandir-se no mar meridional da China, gostem ou não os seus vizinhos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas