Notícia do dia 25 de junho de 2024

mini casas

Uma minicasa sobre rodas personalizável por menos de 70 mil euros

As minicasas ganharam popularidade nos últimos anos, oferecendo uma solução de habitação inovadora e sustentável para quem procura uma vida mais simples e económica. Também se destinam a quem procura mudar de casa com facilidade, oferecendo uma mobilidade flexível que não se encontra nas habitações tradicionais. Esta caraterística é especialmente atractiva para quem gosta de viajar ou precisa de se deslocar frequentemente por motivos profissionais ou pessoais.
Casas caras à venda em Portugal

As casas mais caras à venda em Portugal: preço subiu 6,5% num ano

No mercado habitacional português, há casas à venda por valores compatíveis com os salários das famílias (embora a oferta seja escassa). E há também aquelas habitações que se encontram entre as mais caras de todas, que só as famílias mais endinheiradas têm poder de compra para as adquirir. A análise mais recente do idealista - editor desta newsletter - revela que as casas à venda que apresentam os preços mais elevados do mercado (10% do total da oferta) estão a ficar ainda mais caras, já que o preço subiu 6,5% em abril de 2024 face ao mesmo mês do ano anterior. A subida do preço destas habitações mais exclusivas do país foi equivalente à registada pelo mercado como um todo, cujo aumento se fixou em 6,4% neste período
Gastos com as férias

Férias em tempos de crise: dicas e cuidados a ter ao recorrer ao crédito

O calor “aperta” e as férias estão aí a porta para muitas famílias. Mas os últimos tempos têm sido marcados por perda de poder de compra, devido à alta taxa de inflação e ao aumento dos encargos com a casa, por exemplo, o que levou muitas pessoas a ter de recorrer a poupanças. Agora que o merecido período de descanso está a chegar há que “fazer contas à vida”. Será que recorrer ao crédito é uma boa opção? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Taxa de poupança das famílias em Portugal

Taxa de poupança das famílias sobe para 8% no primeiro trimestre

A taxa de poupança das famílias em Portugal aumentou 1,4 pontos percentuais (p.p.) no primeiro trimestre do ano face ao anterior, para 8,0% do rendimento disponível. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (24 de junho de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
euro digital

Euro digital: BCE prepara nova moeda com alta privacidade

O Banco Central Europeu (BCE) avançou nos últimos meses na preparação de um euro digital com altos padrões de privacidade, que permita pagamentos digitais 'offline'. O organismo publicou esta segunda-feira, dia 24 de junho, o primeiro relatório sobre os progressos realizados na fase de preparação d
Entregar IRS 2024

IRS 2024: prazo para entregar declaração termina este domingo

O prazo para a entrega da declaração anual do IRS entrou na última semana, com os dados disponíveis no Portal das Finanças a indicarem que, até segunda-feira (dia 24 de junho), foram submetidas 5.644.378 declarações. Por comparação com as declarações entregues em 2023, aqueles 5,64 milhões correspo
Palacete da família Espírito Santo em Cascais

Palacete da família Espírito Santo em Cascais vendido por 14 milhões

O palacete da família Espírito Santo em Cascais, perto da Boca do Inferno, foi vendido a uma empresa americana por quase 14 milhões de euros. O Palácio Rosa, como é conhecido, já tinha estado no mercado, primeiro por 20 milhões de euros e depois por 16 milhões, mas só agora o negócio se consumou. E por um valor mais baixo.
Ocupação de escritórios em Portugal

Ocupação de escritórios em Lisboa e Porto já supera todo o ano de 2023

O segmento de escritórios, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, que levou muitas empresas e pessoas a optar pelo teletrabalho ou pelo regime híbrido, está a dar sinais de recuperação este ano. Pelo menos em Lisboa e no Porto. Na capital, foram ocupados 119.000 metros quadrados (m2) apenas nos primeiros cinco meses do ano. Trata-se de um volume de absorção 6% superior face ao registado em todo o ano passado (112.500 m2). No Porto, foram ocupados 27.500 m2, mais 36% que no período homólogo. Em causa estão dados que constam no recente relatório mensal Office Flashpoint da JLL.