
A taxa de poupança das famílias em Portugal aumentou 1,4 pontos percentuais (p.p.) no primeiro trimestre do ano face ao anterior, para 8,0% do rendimento disponível. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (24 de junho de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“A taxa de poupança das Famílias atingiu 8,0%, o que representa um incremento de 1,4 p.p. relativamente ao trimestre anterior. Este desempenho foi consequência do aumento de 2,6% do Rendimento Disponível Bruto (1,4% no trimestre anterior), superior ao crescimento de 1,1% do consumo privado”, lê-se na nota.
O gabinete nacional de estatísticas recorda que as variáveis em causa estão em termos nominais, o que, no caso do consumo privado, significa que a sua evolução é marcada pelo crescimento dos preços. Em termos reais, o consumo privado aumentou 0,3% no ano acabado no primeiro trimestre de 2024, indica.
Tendo por base os mesmos dados, o Rendimento Disponível Bruto (RDB) nominal ‘per capita’ das famílias atingiu 17,7 mil euros entre janeiro e março deste ano, tendo-se verificado um aumento de 2,5% face aos três meses anteriores, ou seja, aos últimos do ano passado. Já as remunerações ‘per capita’ atingiram 12,5 mil euros, mais 2,1% do que no trimestre anterior.
De referir ainda que, no período em análise, a capacidade de financiamento das famílias situou-se em 2,2% do PIB, tendo o valor aumentado 1,0 p.p. face ao trimestre anterior. Tal acontece em resultado de um aumento de 24,6% da poupança das famílias.
Em termos reais, o RDB ajustado ‘per capita’ das famílias cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2024 (0,5% no trimestre anterior).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta