Notícia do dia 23 de julho de 2024

Taxa de esforço na habitação

Comprar ou arrendar casa: taxa de esforço volta a subir no 2º trimestre

Em Portugal, os preços das casas e as rendas continuam a subir, embora de forma mais lenta. Mas este crescimento continua a ser superior ao do salário das famílias. É por isso que a percentagem do rendimento familiar necessária para comprar ou arrendar casa voltou a subir no último ano na maioria das capitais de distrito do país, revela a análise do idealista, editor deste boletim. Em concreto, a taxa de esforço no arrendamento aumentou 5 pontos percentuais (p.p.), passando de 77% no segundo trimestre de 2023 a 82% no segundo trimestre de 2024. Já na compra de casa, a taxa de esforço nacional aumentou 4 p.p., passando de 66% para 70% em junho deste ano.
Garantia pública no crédito habitação em Portugal

Garantia pública no crédito habitação em vigor: o que é preciso saber?

A garantia pública no crédito habitação, uma das medidas anunciadas pelo Governo para dar resposta à crise na habitação, já entrou em vigor, dia 11 de julho de 2024 – Decreto-Lei n.º 44/2024 –, tendo o Executivo ainda de criar regulação específica. Uma medida que se destina a jovens até aos 35 anos (inclusive) com domicílio fiscal em Portugal, entre outros requisitos. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta. 
Atrasos com construção de casas no PRR

PRR na habitação: municípios estão "a lutar contra o tempo"

Os municípios estão “a lutar contra o tempo” para executar os fundos europeus para construir e reabilitar habitações, missão que será “possível, nalguns casos, noutros não será”, admitiu a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Já Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, pediu ao Governo “rapidez” nos reembolsos dos projetos para a construção de habitação aprovados ao abrigo dos fundos europeus.
Roma

O mapa que mostra que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Provavelmente já ouviste a frase "todos os caminhos vão dar a Roma", usada para expressar que há várias maneiras de alcançar o mesmo objetivo. No entanto, muitos historiadores acreditam que essa expressão tem a sua origem no Milliarium Aureum, um monumento construído em 20 a.C. pelo imper
Edimburgo

Amancio Ortega negoceia compra de escritórios na Escócia por 53 milhões

Amancio Ortega, fundador da Inditex, continua a expandir o seu império imobiliário no Reino Unido através da Pontegadea. A empresa está em negociações com o fundo norte-americano Hines para adquirir o Mint Building, um edifício de escritórios localizado no centro de Edimburgo, na Escócia, por um preço estimado de 45 milhões de libras, cerca de 53 milhões de euros.
Pacto na construção

Pacto para a construção: Governo quer atrair trabalhadores estrangeiros

O Governo quer facilitar a vinda para Portugal de quadros das sucursais no estrangeiro das empresas de construção, no âmbito de um “grande pacto” que será anunciado “ainda esta semana”, disse esta segunda-feira (22 de julho de 2024) o ministro das Infraestruturas e Habitação. Segundo Miguel Pinto Luz, esta é uma das “várias medidas” que o Governo vai propor no âmbito de um pacto para a construção, necessário para executar a construção e reabilitação de casas.
Alta velocidade em Portugal

Alta velocidade: viabilizada despesa de até 2 mil milhões para 2ª PPP

O Governo autorizou despesa que poderá ir até aos dois mil milhões de euros, para a segunda Parceria Público-Privada (PPP) da linha de alta velocidade ferroviária entre Porto e Lisboa. De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira (22 de julho de 2024), o Executivo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a realizar a despesa inerente à segunda PPP da linha de alta velocidade, no montante máximo de 1,6 mil milhões de euros (exatamente 1.604.296.194,12 euros).
medidas habitação

Guia para combater a crise na habitação: as 22 medidas da Deco

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) apresentou um conjunto de 22 medidas que “promovam e dignifiquem” o setor da habitação, numa altura em que, diz, tem vindo a receber cada vez mais pedidos de ajuda por parte das famílias portuguesas relacionados com o aumento do custo de vida.