Provavelmente já ouviste a frase "todos os caminhos vão dar a Roma", usada para expressar que há várias maneiras de alcançar o mesmo objetivo.
No entanto, muitos historiadores acreditam que essa expressão tem a sua origem no Milliarium Aureum, um monumento construído em 20 a.C. pelo imperador Augusto no Fórum Romano, que marcou o ponto de partida de todas as estradas do Império Romano.
Esta frase tem um significado mais profundo quando consideramos que, no seu auge, Roma foi o epicentro do poder mundial e todas as principais rotas levaram a esta cidade. Na verdade, muitas das estradas modernas seguem o traçado das antigas estradas romanas.
O utilizador do Twitter@NaoCasanova partilhou um projeto que reflete essa ideia: em 2018, investigadores do Moovel Lab definiram 486.713 pontos de partida numa área de 26,5 milhões de km2, e um algoritmo calculou as rotas mais curtas desses pontos para Roma.
O resultado é um mapa que mostra uma rede de estradas e rodovias que abrange 26.503.452 quilómetros quadrados, ilustrando 486.713 rotas possíveis para Roma.
Os criadores deste mapa, Benedikt Groß, Philipp Schmitt e Raphael Reimann, publicaram-no no seu site Roads to Rome, onde é possível procurar a rota para Roma a partir de qualquer ponto de partida escolhido.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta