Países Baixos ganham novo projeto com mais de mil camas para estudantes
O setor de alojamento para estudantes na Europa continua em expansão.



Estas casas de betão moldam-se para se integrar na paisagem mexicana
Às quintas-feiras levamos-te a descobrir casas de sonho e hoje viajamos até Valle de Bravo, no México, para conhecer Las Rocas, um conjunto de quatro habitações que se integram de forma harmoniosa na paisagem natural. O projeto, assinado pelo arquiteto mexicano Ignacio Urquiza e pela designer de interiores Ana Paula de Alba, respeita o relevo rochoso e a vegetação endémica, criando casas únicas que se relacionam com o ambiente sem o alterar.
Setor da construção na Europa com tendência de crescimento até 2028
O setor da construção civil na Europa estabilizou e apresenta sinais de recuperação nas principais economias, prevendo-se um crescimento mais sólido entre 2026 e 2028, além de um renascimento de novos projetos de construção residencial e um maior crescimento na construção de edifícios de escritórios.
Dezembro encantado: os 12 destinos para visitares nas férias de Natal
Em Portugal, o mês de dezembro é sinónimo de aconchego, luzes brilhantes e paisagens que convidam a abrandar o ritmo.
Casas à venda até 200 mil euros? Oferta cai 73% em cinco anos
O acesso à habitação em Portugal está a tornar-se cada vez mais complicado à medida que os preços das casas sobem muito mais rápido do que os salários. Afinal, há cada vez menos casas no mercado que as famílias podem pagar sem ultrapassar os seus limites de esforço. Prova disso é que a oferta de casas à venda até 200.000 euros caiu 73% no país nos últimos cinco anos, tal como revelam os dados do idealista, editor desta newsletter. Em contrapartida, estão a aparecer no mercado habitações cada vez mais caras, que custam mais de meio milhão de euros.
Mais-valias na venda da casa sem dedução de juros: porquê?
A venda de um imóvel com lucro é, para o Fisco, considerada uma mais-valia – e, como tal, sujeita a tributação. E a esse ganho podem ser deduzidas várias despesas, como impostos e custos com obras.
Urbanos tem novo armazém em Castanheira do Ribatejo – são 10.000 m2
A Logicor, uma das principais empresas europeias a operar no setor da logística, como proprietária, promotora e gestora de ativos, arrendou um armazém ao operador logístico Urbanos. Trata-se de um ativo localizado em Castanheira do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, com um total de 10.000 metros quadrados (m2) de área coberta.
Rendimento familiar em Portugal aumenta lentamente em vinte anos
Portugal mantém-se num patamar intermédio na União Europeia quando se olha para o crescimento do rendimento disponível per capita das famílias entre 2004 e 2024, enquanto países como Roménia (134%), Lituânia (95%) e Polónia (91%) registaram aumentos impressionantes. Espanha destacou-se negativamente, com apenas 11% de aumento em 20 anos, ficando apenas à frente da Grécia (-5%) e da Itália (-4%). Portugal não chega a esses extremos, mas o seu crescimento também se manteve moderado
"Portugal é, de certa forma, uma mini-Merlin"
A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
Casa de infância de Trump em Nova Iorque à venda por quase 2 milhões
No exclusivo bairro de Jamaica Estates, em Queens (Nova Iorque), encontra-se a casa onde Donald Trump passou os primeiros anos da sua vida. Esta habitação, de estilo Tudor e construída pelo próprio pai do atual presidente dos Estados Unidos, foi agora colocada à venda por 2,3 milhões de dólares (quase dois milhões de euros ao câmbio atual), segundo o The Wall Street Journal.
Estas são as cidades mais caras para comprar casa na América Latina
O preço da habitação nas principais cidades da América Latina continua a subir, segundo um relatório da Escola de Negócios da Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires. O preço médio na região aumentou 6,2%, tomando o dólar norte-americano como referência. Entre os valores mais elevados destacam-se Montevidéu (3.209 dólares/m2), seguida da Cidade do México (2.909 dólares/m2), Monterrey (2.877 dólares/m2), Guadalajara (2.717 dólares/m2) e Buenos Aires (2.622 dólares/m2), valores que, ao câmbio atual, variam entre 2.275 e 2.790 euros por metro quadrado.
Berlim aprova prolongamento do controlo das rendas até 2029
O Senado de Berlim decidiu prolongar por mais quatro anos a lei de controlo das rendas em toda a cidade. Segundo anunciou esta segunda-feira, dia 24 de novembro de 2025, a Chancelaria do Senado, a nova prorrogação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026 e manter-se-á até 31 de dezembro de 2029, alinhando-se com a extensão aprovada pelo parlamento federal da Alemanha (Bundestag) da lei federal alemã que visa limitar os aumentos das rendas em áreas com mercados de habitação sobreaquecidos (Mietpreisbremse).
A "crise" do mercado de luxo em Londres: preços com 50% de desconto
Um apartamento num dos novos lugares mais luxuosos de Londres foi vendido por cerca de 25 milhões de libras (28,3 milhões de euros), representando um desconto superior a 50% em relação ao preço inicial no início do ano. A identidade do comprador, que adquiriu esta propriedade em The Glebe, um edifício novo no exclusivo bairro de Chelsea pertencente à Orion Capital Managers, não foi divulgada. Este caso é mais um exemplo da crise que afeta o mercado residencial ‘premium’ no Reino Unido, impulsionada pelos novos impostos sobre estrangeiros residentes que pagavam impostos noutros países e pela perda de benefícios fiscais.
Como vender bem (e rapidamente) uma casa recorrendo à psicologia?
Apresentar uma casa da melhor forma não é apenas uma questão estética, mas também de perceção. A análise das dinâmicas psicológicas pode revelar a importância de saber interpretar as emoções e expectativas de quem procura um novo espaço para viver. Aplicar estratégias baseadas na psicologia durante uma negociação de venda ajuda a valorizar os pontos fortes do imóvel e cria o ambiente ideal para uma decisão positiva.
Aproveita a Black Friday para decorar a tua casa com estas promoções
A Black Friday 2025 transforma-se, todos os anos, num dos momentos mais esperados por quem quer renovar a casa sem gastar demasiado dinheiro.
Hong Kong prepara-se para receber um ícone urbano inovador
Hong Kong prepara-se para receber um novo ícone urbano. O grupo imobiliário Land Development anunciou o arranque do Central Yards, um projeto de uso misto avaliado em 63 mil milhões de dólares de Hong Kong (702 milhões de euros à taxa de câmbio atual). A peça central do design será o chamado ‘landscraper’, uma estrutura horizontal com 400 metros de comprimento, situada numa parcela de 4,8 hectares frente à costa de Hong Kong. Este edifício acolherá escritórios de última geração, lojas inovadoras e um centro cultural vibrante, criando um destino dinâmico e atrativo.
Amancio Ortega compra edifícios de escritórios no Canadá por 680 milhões
O fundador e principal acionista da Inditex, Amancio Ortega, continua a expandir os seus investimentos imobiliários através do seu braço de investimento Pontegadea. A sua mais recente aquisição foi um edifício de escritórios no centro de Vancouver, pelo valor de 1.100 milhões de dólares canadianos (680 milhões de euros), tornando-se uma das maiores operações realizadas no Canadá. Trata-se do complexo ‘The Post’, composto por duas torres de 22 e 19 pisos, cujo principal inquilino é a Amazon, estando também ocupadas por empresas como a Starbucks. Esta é a quinta compra de Ortega no mercado canadiano.
OE2026 aprovado na votação final global com abstenção do PS
A proposta de lei de Orçamento do Estado para 2026 foi esta quinta-feira, dia 27 de novembro, aprovada em votação final global com votos a favor dos dois partidos que apoiam o Governo, PSD e CDS-PP, e com a abstenção do PS.
'Stock' de crédito habitação acelera em outubro pelo 22º mês seguido
O ‘stock’ de empréstimos para habitação acelerou em outubro pelo 22º mês consecutivo, com um aumento homólogo de 9,4% para 109.100 milhões de euros, divulgou esta quinta-feira (27 de novembro de 2025) o Banco de Portugal (BdP).
Portugal, um país de proprietários: 74% das pessoas vive em casa própria
Três quartos dos portugueses (74%) viviam em casa própria em 2024, na maioria moradias (51%) com uma média de 1,7 assoalhadas por habitante e ocupadas por 2,4 pessoas, segundo dados divulgados esta quinta-feira (27 de novembro de 2025) pelo Eurostat.
Câmara de Lisboa aprova proposta para regular Alojamento Local
A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira, dia 27 de novembro de 2025, a proposta da liderança PSD/CDS-PP/IL para alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL), viabilizada com o apoio do Chega, para que o rácio de contenção absoluta seja reduzido de 20% para 10%.
Organização e limpeza da casa: as melhores compras para a Black Friday
Quando ouvimos falar de Black Friday, a primeira imagem que nos surge é a de filas intermináveis de tecnologia, roupa, decoração e utensílios domésticos.
Hyatt aposta em Portugal com dois hotéis em Lisboa e outro no Algarve
O turismo em Portugal continua em alta, esperando-se atingir um novo recorde de visitantes este ano.
Imobiliário e construção recorrem à “via verde” para reforçar mão de obra
A contratação de trabalhadores estrangeiros ganhou um novo impulso no setor da construção e do imobiliário através da “via verde” para migração laboral regulada. Em pouco mais de sete meses, 1.305 imigrantes receberam visto ao abrigo deste regime especial, um mecanismo que está a tornar-se crucial numa altura em que as empresas enfrentam falta estrutural de mão de obra.
Mercado de escritórios estabiliza em Lisboa e valoriza no Porto
O mercado de escritórios no terceiro trimestre de 2025 apresentou sinais de estabilidade e crescimento moderado em Lisboa, enquanto o Porto acelerou no que respeita a preços de venda.Estes são os dados mais recentes do Iberia Property Market Report Q3 2025, estudo da MVGM sobre as tendências do