A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
Quando questionado sobre o facto de Portugal se estar a tornar num mercado muito relevante para a MP, Ismael Clemente sublinha que há no país “escritórios de altíssima qualidade” e “um dos melhores centros comerciais do país [Almada Forum]”, estando também “a logística em expansão”. O responsável destaca ainda o facto de se encontrar em território nacional aquele que é o maior centro de dados da MP na Península Ibérica [está a ser construído na Plataforma Logística Lisboa Norte, na freguesia de Castanheira do Ribatejo, arredores de Lisboa].
“A grande diferença [face a Espanha] está na administração [Governo]. Em Portugal, em vez de recusarem potência elétrica, oferecem-na. O Governo português pôs 6 GW à disposição do setor, enquanto o plano espanhol atribui 3,7 GW. Esta diferença resume na perfeição porque Portugal está a captar mais indústria digital e porque Espanha corre o risco de ficar para trás”, explica Ismael Clemente.
Ainda sobre a aposta no mercado imobiliário nacional, o gestor revela que a MP está a fazer a reconversão do edifício Liberdade 201 – antiga sede do Novo Banco, localizada na Avenida da Liberdade, em Lisboa –, bem como a proceder a uma reforma integral do centro comercial Almada Forum, em Almada, margem sul de Lisboa.
No caso concreto do segmento logístico, Ismael Clemente diz que “há excesso de oferta” em Espanha, “porque, durante o ‘boom’, entrou muita gente sem experiência”. Desenvolvimento especulativo, afirma, a empresa só contempla para Portugal, “onde o equilíbrio entre oferta e procura é mais razoável”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta