Notícia do dia 21 de maio de 2014

Construção de centros comerciais abranda em Portugal

Construção de centros comerciais abranda em Portugal

A oferta de centros comerciais em Portugal “tem vindo a corrigir, adaptando-se à nova realidade deste setor, cujo potencial de crescimento é cada vez mais reduzido”. Esta é a conclusão do estudo “Global Shopping Centre Development”, publicado pela C&W. Segundo a consultora, em 2013 não abriram centros comerciais no país e até final deste ano apenas está prevista a abertura de um (Alegro Setúbal) e a expansão de outro (Forum Algarve).

Empresa que controla BES em "situação financeira grave"

A auditoria do Banco de Portugal (BdP) ao Espírito Santo International "identificou irregularidades nas contas" da "holding" de controlo do Grupo Espírito Santo, que apresenta "uma situação financeira grave". O BES admite que pode incorrer num risco reputacional devido à situação da ESI, "apesar de não ser responsável" pelas fragilidades.
Champions 2014: espanhóis esgotam hóteis do Alentejo à Guarda

Champions 2014: espanhóis esgotam hóteis do Alentejo à Guarda

Depois dos hotéis de Lisboa terem ficado preenchidos, os adeptos espanhóis que vão assistir à final da Liga dos Campeões no próximo sábado, 24 de maio, procuram opções no Alentejo e no centro do país. Um estudo diz que só Lisboa vai ter um retorno de 46 milhões de euros.
Mundi Travel assegura que não está insolvente como diz a DECO

Mundi Travel assegura que não está insolvente como diz a DECO

A Mundi Travel rejeita as acusações da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO de que a empresa está em processo de insolvência. Ontem, a DECO alertou os eventuais clientes da Mundi Travel - que detém uma loja em Lisboa - de que o operador turístico a estaria em insolvência e emitiu um comunicado em que esclarecia os procedimentos a adotar para que os clientes possam reclamar os créditos.
Inquilinos querem prazo alargado para provar carência económica

Inquilinos querem prazo alargado para provar carência económica

A nova lei das rendas estipula que os inquilinos que invocaram carência económica tenham de comprovar esta sua situação a cada 12 meses. Em muitos casos, este prazo termina antes das finanças emitirem as novas declarações do RABC. Nesse sentido, os inquilinos querem ter um prazo maior – entre 30 a 60 dias após a emissão da liquidação do IRS – para pedirem a declaração de RABC.
Rumores do dia

Rumores do dia

Desemprego continuará alto no pós-Troika: Apesar da ligeira retoma económica vivida em Portugal, as taxas de desemprego continuarão altas, devido, sobretudo, ao desemprego estrutural, já que a maioria dos desempregados não tem as qualificações necessárias aos novos empregos que se estão a criar. No pós-Troika, 90% do desemprego é para ficar, escrever o Jornal de Negócios, referindo que em 2014 haverá mais 103 mil pessoas classificadas como desempregados estruturais que em 2010. (Jornal de Negócios)
Casas para turistas vão ser investigadas às escondidas neste verão

Casas para turistas vão ser investigadas às escondidas neste verão

Os proprietários de casas para alojamento turístico de curta duração que não declaram a atividade ao Fisco que se preparem. Nos próximos meses de verão, a Autoridade Tributária vai avançar com uma forte campanha de investigação, que será realizada com “inspetores tributários não identificados”, avançou o Ministério das Finanças ao idealista News Portugal.