Notícia do dia 23 de junho de 2014

Porto: turismo estimula reabilitação no centro histórico

Porto: turismo estimula reabilitação no centro histórico

Nos primeiros três meses deste ano, cerca de metade dos fogos licenciados para reabilitação no município do Porto são integrados em projetos de alojamento coletivo, normalmente destinados ao setor turístico, como por exemplo os hostels. Neste período foram licenciados para reabilitação sete empreendimentos deste tipo, que incluíam 28 fogos, todos localizados no coração da zona histórica da cidade.
Cinema King vendido em leilão por 1,2 milhões de euros

Cinema King vendido em leilão por 1,2 milhões de euros

O edifício onde funcionava o antigo cinema King, em Lisboa, foi vendido em leilão – realizado na sexta-feira – por um milhão e 205 mil euros. Uma advogada, em representação de um cliente cuja identidade não foi revelada, arrematou o edifício, após uma acérrima disputa com o proprietário do Hotel Lutécia, edifico anexo ao antigo cinema.
Combustíveis mais caros a partir de hoje

Combustíveis mais caros a partir de hoje

Os combustíveis rodoviários voltam a ficar mais caros a partir de hoje (dia 23), depois de uma primeira subida na semana passada, e devem continuar a aumentar nos próximos meses. Esta nova vaga de subidas surge depois de não ter havido grandes oscilações no último ano.
Rumores do dia

Rumores do dia

Portugal é o terceiro país da UE onde há mais receios de erros médicos: Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) onde há um maior receio de erros e incidentes nos cuidados de saúde. Mais de sete em cada dez portugueses (75%) temem estes incidentes enquanto a média dos 28 estados-membros é de 53%. Apesar do medo, apenas 14% dos inquiridos portugueses dizem ter experimentado algum problema deste género ou responderam ter tido conhecimento da ocorrência de erros médicos com familiares. A média europeia neste caso é de 27%.
Crédito à habitação: banca baixa spreads para 2,8%

Crédito à habitação: banca baixa spreads para 2,8%

Boas notícias para quem quer pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Depois de três anos de subidas, os bancos estão a baixar os spreads (taxa de juro que se adiciona à taxa Euribor e que, na prática, representa a margem de lucro dos bancos) praticados no crédito à habitação, colocando a média nos 2,8%. Desde janeiro, 12 dos principais bancos a operar em Portugal já desceram os spreads.

Finanças têm por cobrar 13,5 mil milhões em dívidas fiscais

O Fisco tinha para cobrar uma dívida total de 13,5 mil milhões de euros em março deste ano. Trata-se de um montante – representa cerca de 8,2% do PIB – que tem vindo a cair desde 2012 e que se situa agora em valores inferiores aos verificados em 2002. O valor em falta atingiu os 14,2 mil milhões de euros no final de 2013 e três meses depois estava nos 13,5 mil milhões, uma quebra de 4,8% em três meses.

Empresa de golfe de complexo de luxo em Óbidos é declarada insolvente

O Golfe Bom Sucesso - Exploração de Equipamentos Desportivos, SA, empresa de um complexo mais vasto, o Bom Sucesso Architecture Resort, Leisure & Golf, está situado na margem sul da lagoa de Óbidos e foi declarado insolvente pelo Tribunal das Caldas da Rainha, que nomeou um administrador para gerir a massa falida.