Notícia do dia 2 de janeiro de 2023

China

Mulher mais rica da China ganha 610 milhões com a venda de imobiliária

Yang Huiyan é a mulher mais rica da China, com uma fortuna estimada em 12.100 milhões de dólares (11.361 milhões de euros) graças ao setor da construção, segundo a Bloomberg. E acaba de fechar a venda de 7% da empresa de serviços imobiliários Country Garden Services Holdings por 649 milhões de dólares (610 milhões de euros), dos quais mantém uma participação de 36,1%. O principal negócio da empresária é a promoção e construção de habitação.
Sustentabilidade está a chegar em força ao imobiliário

“Edifícios que apostam em critérios ESG são mais apetecíveis”

Muito se tem falado, nos últimos tempos, de sustentabilidade e de eficiência energética, bem como da sua importância rumo ao objetivo comum de reduzir a pegada ecológica e ambiental e de contribuir de forma incisiva para transição energética e para a descarbonização. Será que o setor imobiliário, nomeadamente na área da construção, está mais atento a estes temas? De uma coisa Nuno Fideles, Associate Architect, BREEAM AP & Sustainability Consultant da Savills Portugal, diz, em entrevista ao idealista/news, não ter dúvidas: “Edifícios que apostam em critérios ESG (Environmental, Social e Governance) são claramente mais apetecíveis no mercado”. 
mudanças

Dicas para organizar uma mudança de casa sem stress

Uma mudança de casa pode ser uma experiência muito gratificante e assustadora. Virar a casa de cabeça para baixo, levantar o fundo do armário para tirar o pó de objetos esquecidos, passar horas e horas a arrumar roupas... Prepara-te para organizar uma mudança da forma mais eficiente com este guia passo a passo. 

Decorar a casa em 2023: 5 ideias para triunfar

Ano novo, casa nova. Nada melhor para receber 2023 de braços abertos do que uma nova decoração para a casa. Querem-se espaços confortáveis, neutros e aconchegantes, privilegiando-se a luz natural, o mobiliário com curvas e ainda os materiais naturais. A Engel & Volkers apresenta 5 tendências de decoração para o próximo ano. 
Porto

Há uma torre de 13 pisos construída no Porto sem uso à vista

A obras de uma torre de 13 pisos que está a ser construída nas imediações do Estado do Dragão, em Campanhã, no Porto estão quase concluídas. Mas ainda não se sabe ao certo qual será o seu uso. Esteve para ser um hospital privado do Grupo Trofa Saúde, mas a empresa desistiu dos planos. Agora, o novo proprietário, a empresa Predi5, quer lá construir um hotel, mas o Plano Diretor Municipal (PDM) não permite.
Certificados de aforro em alta

Certificados de Aforro em alta: taxa de juro já ultrapassa os 3%

Os Certificados de Aforro voltaram, pela primeira vez em mais de dez anos, a remunerar os aforradores com taxas de juro acima dos 3%. A taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro em janeiro será de 3,016%, sendo necessário recuar até 2009 para encontrar uma remuneração semelhante destes títulos de dívida do Estado desenhados para os pequenos aforradores.
Arrendamento Acessivel

Porta 65 e Arrendamento Acessível com novas regras – o que vai mudar

Na reta final do ano, o Governo aprovou um decreto-lei que introduz alterações ao programa Porta 65 Jovem e ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA). O objetivo passa por “aperfeiçoar estes instrumentos, desburocratizar e simplificar os seus procedimentos”, para tentar aumentar o leque de candidatos que podem beneficiar destes apoios à habitação. O idealista/news preparou um guia resumo com as principais mudanças.
Imobiliário em alta em Portugal em tempos de guerra

“Virão tempos de mudança” no imobiliário – com "boas oportunidades”

O ano de 2022 fica marcado pelo escalar de uma guerra na Ucrânia, que fez disparar a taxa de inflação e “obrigou” o Banco Central Europeu (BCE) a subir a taxa de juro diretora. O imobiliário sentiu, também, o impacto destes fatores, tendo dado provas, no entanto, da sua força. O que esperar, então, do ano de 2023 para o setor? “Acreditamos que em 2023 virão tempos de mudança e adaptação necessária, onde certamente também existirão boas oportunidades”, adianta, em comunicado, Pedro Rutkowski, CEO da Worx. 
Inflação na zona euro

2023: BCE vai voltar a subir juros, mas menos

Um novo ano começa cheio de desafios macroeconómicos. A inflação na Zona Euro fixou-se nos 10,1% em novembro. E a política monetária está mais apertada, depois do BCE ter subido os juros diretores em 250 pontos base em 2022. E assim vai continuar em 2023: a presidente do regulador europeu admite continuar a subir os juros para conter a inflação que, além de ser impulsionada pela guerra na Ucrânia, também é alimentada pelas políticas orçamentais dos países. Se assim não fosse, “seria pior para todos”, frisou Christine Lagarde. Mas a subida dos juros deverá ser mais contida, antecipam analistas.
Descontos imobiliários da Clikalia em Portugal

Ano Novo, Casa Nova! A tua futura casa com descontos nunca vistos

Especialistas no setor imobiliário e conscientes da situação atual do país, empresas como a Clikalia pretendem dar resposta às necessidades do mercado. A iBuyer número um da Europa e do México oferece, de 3 a 15 de janeiro de 2023, descontos num total de 120.000 euros em nove imóveis em Lisboa.