Arrumar os objetos por divisões ou embalar primeiro o essencial... Tudo conta para uma mudança de casa bem-sucedida.
Comentários: 0
mudanças
Freepik

Uma mudança de casa pode ser uma experiência muito gratificante e assustadora. Virar a casa de cabeça para baixo, levantar o fundo do armário para tirar o pó de objetos esquecidos, passar horas e horas a arrumar roupas... Prepara-te para organizar uma mudança da forma mais eficiente com este guia passo a passo. 

Como organizar uma mudança

O mais aconselhável é planear a mudança algumas semanas antes, fazer uma contagem das coisas que vamos mover e estimar as caixas que precisaremos para guardar tudo. Existem muitas empresas online que vendem caixas, no entanto, outra opção a considerar é pedir a uma empresa próxima que pretenda reciclá-las e não se importar em doá-las. 

Depois de reunires todas as caixas e fitas necessárias, podes começar a fazer as malas. Para maior eficácia, separa os itens mais frágeis e importantes dos demais e marca essas embalagens com um sinal especial. 

mudanças de casa
Foto de cottonbro studio no Pexels

Outra boa dica é  rotular as caixas com o nome do conteúdo, evitando perder ou esquecer alguma coisa durante a mudança. Também vai ajudar-te quando chegares à nova casa, pois poderás colocar as coisas de acordo com a tua ordem de prioridade. 

Primeiros passos para organizar uma mudança

A primeira coisa a fazer é guardar os itens essenciais, as coisas mais importantes e as que usamos diariamente. Ao embalar primeiro os objetos mais necessários, evitaremos esquecê-los ou não encontrá-los mais tarde. O melhor é que vão todos juntos na mesma embalagem.

Depois de embalado o essencial, podemos passar para os objetos mais volumosos para que fiquem no fundo e não incomodem na hora de continuar a empacotar e juntar caixas. Se deixarmos objetos grandes para o final, eles podem acabar por nos atrapalhar ou podemos ficar sem espaço para colocar itens menores.

Como fazer uma mudança passo a passo?

Ao organizar uma mudança, é recomendável fazê-la com pelo menos um mês de antecedência, pois terás que solicitar turnos no trabalho ou férias, combinar o dia com a empresa de transporte etc..

Um ótimo truque para facilitar a mudança é começares a desfazeres-te de coisas que não usas mais. Se não usas um objeto há pelo menos dois anos, é uma ótima oportunidade para te desfazeres dele e, assim, evitar acumular coisas desnecessárias na nova casa, deixando espaço para outras novas. 

Terminada a primeira etapa, é hora de decidir se contratas uma empresa de mudanças ou fazes tu mesmo. Alugar uma carrinha pode parecer uma ótima ideia e muito mais barato do que uma empresa especializada, porém, se não estiveres habituado a mover móveis, isso pode custar caro e alongar a mudança muito mais horas do que havíamos estimado. 

mudar de casa
Foto de cottonbro studio no Pexels

Nesta altura, deves avaliar a quantidade de móveis que tens para transportar, o peso, a ajuda que tens e, sobretudo, o orçamento. A opção profissional é sem dúvida a mais rápida e a que te dá as melhores garantias. Se finalmente decidires fazê-lo sozinho, deves avaliar o preço do aluguer de uma carrinha, pôr gasolina, proteger os móveis e avaliar o tempo e esforço investidos.  

Truques para organizar bem uma mudança

Se decidiste contratar uma empresa de mudanças ou fazê-lo tu mesmo, chegou a hora de fazer as malas. Contamos-te alguns truques:

  • Desmontar divisão a divisão: se tentarmos cobrir toda a casa pode ser difícil. É melhor ir passo a passo e de menos para mais. No final, sem perceber, terás embalado a casa toda. 
  • Localizar objetos importantes e valiosos, assim quando desempacotares e começares a colocá-los terás tudo bem localizado.
  • Escreva o conteúdo nas caixas: se tens muitos móveis ou acessórios, vais acabar por esquecer exatamente o que tem cada uma das embalagens. Ao nomeá-las, terás oportunidade de colocar os objetos de acordo com a sua ordem de prioridade. 
  • Organizar uma caixa com um "kit de primeira noite": as mudanças costumam ser longas e cansativas e muito provavelmente quando chegares à tua nova casa vais querer deitar-te e descansar. Por isso, recomendamos que desfaças primeiro esta caixa onde encontrarás tudo o que precisas para passar a primeira noite: mantas, pijamas, escovas de dentes, etc.
  • Limpar as coisas antes de embalá-las: assim evitarás ter que fazer isso quando chegares e acumular sujidade.
mudanças
Foto de cottonbro studio no Pexels

Quanto tempo demora a organizar uma mudança?

O tempo que levamos para organizar uma mudança depende de alguns fatores, como o tamanho da casa, a quantidade de objetos que guardamos ou a ajuda que temos. Normalmente, uma casa com sala, cozinha, casa de banho e dois quartos costuma demorar de quatro a cinco horas de organização.

Por outro lado, o transporte de uma casa para outra, se nós mesmos a fizermos, pode levar alguns dias. Porém, se contratarmos uma empresa de mudanças profissional, geralmente não leva mais de três horas, dependendo da distância entre uma casa e outra.

Estrear a nova casa

No final desta árdua tarefa é que vêm todas as coisas boas de mudar de casa: novos vizinhos, lugares para descobrir na vizinhança e muitas oportunidades de mudar a vida para melhor.  

A mudança é uma oportunidade de arrumar e reencontrar memórias antigas, descartar coisas de que não precisamos mais. Mudar também nos trará sensações de bem-estar que só podemos alcançar com esta experiência.

Desempacotar os móveis e colocá-los num novo local faz vê-los de maneira diferente e podemos percebê-los como novos. Também teremos a oportunidade de mudar o nosso estilo de decoração. Sem dúvida, mudar de casa é um grande impulso para pensar em outras mudanças nas nossas vidas e estabelecer novos objetivos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta