Notícia do dia 6 de janeiro de 2023

Onde comprar casa

Melhores cidades para viver em Portugal: onde comprar ou arrendar casa?

Encontrar a casa ideal para viver é uma verdadeira aventura para as famílias. Desde logo, são vários os fatores que têm de ser colocados em cima da mesa, como a localização, o orçamento, as poupanças disponíveis, a mobilidade e a proximidade entre família e amigos. A verdade é que uma das primeiras decisões que se tem de tomar tem que ver com a localização. Portanto, quer estejas a pensar em comprar ou arrendar casa, deves definir qual é o melhor lugar para viver, já que a localização da tua futura habitação poderá influenciar a tua qualidade de vida, bem como o custo da casa.
Jardim de inverno: dicas para qualquer divisão

Jardim de inverno: dicas para qualquer divisão

Um jardim de inverno consiste basicamente num jardim interior, torna os espaços mais acolhedores, relaxantes e visualmente mais bonitos. Um jardim de inverno, pode ser feito em qualquer divisão, desde que tenha luz natural, da sala até à casa de banho. É ótimo também para decorar zonas/divisões que poderiam ficar desaproveitadas.

A casa que Pelé vendeu nos Hamptons por quase 3 milhões

A lenda do futebol mundial deixou-nos no final de 2022. A sua vida profissional esteve ligada ao Santos FC e ao New York Cosmos, de onde nasceu o seu amor pelos Hamptons. As suas filhas vivem na cidade americana, mas há alguns anos ele conseguiu vender a propriedade na costa de Nova Iorque por 2,85 milhões de dólares para se concentrar na sua luta contra o cancro no Brasil, onde viveu no Guarujá, na costa do estado de São Paulo.
Casas à venda com desconto

Comprar ou arrendar: mais de 1.000 imóveis com descontos até 65%

Comprar e arrendar casa está cada vez mais caro em Portugal. Durante 2022, os preços das habitações não pararam de subir. E, agora, as famílias têm de lidar com custos do crédito habitação mais elevados, por via da subida dos juros. Com este contexto como pano de fundo, a Remax voltou a lançar a sua campanha de baixa de preços, onde é possível encontrar 1.252 imóveis, de norte a sul do país e ilhas, com descontos nos preços que oscilam entre os 5% e os 65%. Destes, contam-se mais de 500 casas no mercado com desconto. A iniciativa decorre até 28 de fevereiro.
centros comerciais

Finangeste compra dona do Fórum Barreiro ao Millennium bcp

A Finangeste, em parceria com investidores nacionais, adquiriu 100% das ações da sociedade Multi 24, S.A., até agora detida pelo Millennium bcp. A sociedade é proprietária do centro comercial Fórum Barreiro sendo este o seu único ativo. O negócio foi fechado na última sexta-feira de 2022, não tendo sido tornado público o valor da transação.
crédito habitação Madeira

Madeira: publicado programa de apoio às famílias com crédito habitação

O programa de apoio a fundo perdido às famílias madeirenses com crédito habitação, dotado de um milhão de euros, foi publicado em Diário da República. Designado "Reequilibrar", o programa “destina-se a apoiar os agregados familiares que se encontrem em situação de dificuldade financeira para assegurar o cumprimento do pagamento do crédito habitação para aquisição, construção, reabilitação ou beneficiação da sua residência própria permanente, em consequência do aumento da taxa de juro indexada”, lê-se no diploma.
imobiliário

Reabilitação e investimento estrangeiro vão marcar imobiliário em 2023

Apesar do contexto geopolítico e macroeconómico, 2022 apresentou-se como um ano dinâmico (e de recordes) para o mercado imobiliário. E para o novo ano que acaba de arrancar, as perspetivas são otimistas. Segundo os especialistas da UCI Portugal, a reabilitação e a continuidade do investimento estrangeiro são duas das tendências que vão marcar o mercado em 2023.
Guerra é a Palavra do Ano 2022

A Palavra do Ano 2022 é…

“Guerra” é a Palavra do Ano 2022. “A invasão da Ucrânia pela Rússia deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial”, lê-se no site da iniciativa, organizada pela Porto Editora. A verdade é que “guerra” foi, de longe, a palavra mais votada, tendo recolhido mais de metade (54%) dos votos. A completar o pódio encontram-se as palavras “inflação” e “urgências”, com 18,8% e 6,6% de votos, respetivamente. 
propriedades

Balcão Único do Prédio: um milhão de propriedades identificadas

O Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma de registo e cadastro do território, atingiu “um milhão de propriedades identificadas” até ao final de 2022, com a participação de mais de 162 mil proprietários de prédios rústicos e mistos. Em comunicado, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) revelou que “os municípios de Proença-a-Nova, Bragança, Viseu, Sertã e Tondela estão entre os que mais contribuíram para este resultado”.
Prestação da casa mais cara

Prestação da casa vai subir em 54% dos créditos até fevereiro de 2023

A maioria das famílias possui crédito habitação de taxa variável no nosso país. E, por isso, têm de estar atentas ao momento em que a prestação da casa é atualizada com a nova taxa Euribor. Segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), 54% dos mutuários com contratos de crédito habitação indexados à Euribor a 3,6 e 12 meses vão ver a sua prestação da casa atualizada até fevereiro de 2023. Os empréstimos habitação mais recentes são os que vão sentir um maior agravamento da prestação da casa.
Construção de casas em Portugal

Construção de casas vai crescer entre 1,5% e 4,5% em 2023

A construção enfrentou uma panóplia de constrangimentos ao longo de 2022. Os preços dos materiais continuaram a subir e a mão de obra ficou mais cara. Mas, mesmo assim, o setor deu provas de resiliência: a construção de habitações aumentou 3,7% em 2022, segundo estima a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). E para 2023 tudo indica que a produção da construção de habitações vai continuar a crescer entre 1,5% e 4,5%, prevê ainda a associação.
Pagar IMI em 2023

IMI tem taxa mínima em 59% dos municípios em 2023

Os municípios portugueses já divulgaram a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2023. A grande maioria decidiu manter o imposto. Contam-se 50 autarquias que vão reduzir esta taxa. E apenas duas avançaram com um aumento do IMI em 2023 (Tábua e Matosinhos). A boa notícia é que cerca de 59% dos 308 municípios vão cobrar a taxa mínima de IMI às famílias (0,3%) este ano.
Shopping Cidade do Porto

Domingos Névoa compra Shopping Cidade do Porto por 28 milhões

O Grupo Domingos Névoa comprou o Shopping Cidade do Porto à Teixeira Duarte, proprietária e gestora do centro comercial portuense, numa operação orçada em 28 milhões de euros. É o terceiro investimento do género do grupo empresarial bracarense no espaço de um ano, depois da compra do Braga Retail Center e do Mira Maia Shopping, no final de 2021, onde foram aplicados mais de 20 milhões de euros. Juntam-se aos ativos em carteira situados em Beja e Darque (Viana do Castelo).
Taxa de infação a recuar na Zona Euro

Taxa de inflação na Zona Euro abranda para 9,2% em dezembro

A taxa de inflação parece estar a baixar na Zona Euro, depois de vários meses a subir. Em dezembro de 2022, a taxa de inflação anual terá sido de 9,2%, o que representa uma diminuição face à registada em novembro (10,1%), outubro (10,6%) e setembro (9,9%). Este é, de resto, o segundo mês consecutivo de abrandamentos. Em Portugal, a taxa de inflação anual continua, no entanto, acima da média da Zona Euro (9,8%). Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (6 de janeiro de 2023) pelo Eurostat. 
construir casas novas

Casas novas: custos de construção sobem 11,7% em novembro

Construir uma casa nova continua a ser cada vez mais caro. Em novembro, e apesar de terem desacelerado, os custos de construção de habitação nova aumentaram 11,7% em termos homólogos - menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior. Em causa estão dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).