Notícia do dia 2 de julho de 2025

Renda das casas em Portugal

Rendas das casas em Portugal voltam a perder ritmo de subida em junho

No início de 2025, sentiu-se um arrefecimento do arrendamento habitacional em Portugal. Mas os preços não deixaram de subir, até porque continua a haver um desequilíbrio entre a procura e oferta neste mercado. O que se sentiu em junho foi, uma vez mais, um abrandamento do crescimento das rendas. É isso mesmo que revela o índice de preços do idealista, editor deste boletim: os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 3,5% em junho face ao mesmo mês do ano anterior, suavizando o aumento anual face a maio (+4,4%). Assim, arrendar casa passou a ter um custo mediano de 16,7 euros por metro quadrado (euros/m2) no final de junho.
Lisboa

AML aprova permuta para habitação acessível na Baixa e na Graça

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, no dia 1 de julho de 2025, a permuta de um terreno camarário em Benfica, onde será construído um centro intergeracional, por dois edifícios privados localizados na Baixa e na Graça, que serão para habitação acessível e centro intergeracional, respetivamente.

Mais casas e mais construção? Problema “não se resolve rapidamente”

Aumentar a oferta de casas no mercado, construindo novas e reabilitando as que estão devolutas ou sem uso. Aceitar que a tecnologia e sobretudo a Inteligência Artificial (IA) vieram para ficar no segmento da mediação imobiliária. Fazer pactos de longa duração a nível governamental, para que as medidas subsistam com o passar dos anos sem haver alterações legislativas. Perceber que são precisas mais casas para dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação –, mas ter a noção de que não se vão construir as casas necessárias de um dia para o outro. Estas foram algumas das ideias deixadas pelos oradores que subiram ao palco do auditório da Fundação Champalimaud durante a 3ª edição da Convenção APEMIP Imocionate, que decorreu dia 1 de julho de 2025 - o idealista foi um dos patrocinadores do evento.
Vistos para estrangeiros em Itália

Itália vai emitir quase 500.000 vistos de trabalho para não-europeus

O Governo ultraconservador italiano aprovou a emissão de quase 500.000 novos vistos de trabalho para cidadãos não-europeus, uma medida considerada hoje insuficiente para resolver o problema da falta de mão de obra no país.Um decreto adotado pelo Conselho de Ministros na segunda-feira à noite prevê a
Christine Lagarde

BCE anuncia meta de inflação atingida em 2% na Zona Euro

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) considerou, no dia 1 de julho de 2025, que a meta do banco central foi atingida, depois de terem sido conhecidos dados que indicam que a taxa de inflação na Zona Euro deverá ter sido de 2% em junho."Estamos a 2%, é a meta que temos tido e é a projeção que